ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Os três passos para um bom VM

Os três passos para um bom VM

04 set 2020

*Por Ayrton Carvalho Mello Junior

A minha vivência de 28 anos de Vitrinismo e Visual Merchandising – VM no varejo, me dá a possibilidade de apresentar-lhes a verdadeira fórmula de sucesso do VM.

Recebemos uma imensidão de posts e mensagens que prometem soluções mágicas, mirabolantes, estratégicas e simples para todas as questões que surgem no mercado dos lojistas.

Diria que existem 3 passos básicos e complementares para um VM ideal:

O 1º é a FORMAÇÃO E O CONHECIMENTO: Este se adquire com estudo PERMANENTE E CONTÍNUO, afinal de contas, tanto o mercado, quanto o cliente estão em constante mutação e transformação.

O 2º é a EXPERIÊNCIA: Só se adquire com bagagem, com VIVÊNCIA de campo, no chão de loja, ou pelo menos, atuando de certa forma em situações reais e não somente em hipóteses impossíveis. Não há experiência ou expertise com 1 ou 2 cursos de VM por aí.

E o 3º é a VERDADE E O CARÁTER: Atuar com esses valores, reforçam nossas atitudes, nos tornam profissionais reconhecidos e sobretudo nos trazem CREDIBILIDADE. Vivemos em um mundo onde apropriar-se de conteúdo alheio e publicar como sendo seu, tornou-se tão comum quanto a quantidade de magos e gênios que surgem ao menor touch em nossos celulares.

Gostaria de sugerir aos lojistas que busquem profissionais que preencham esses requisitos, que questionem, que peçam currículos, portfólios, enfim, que se certifiquem de que os profissionais que se apresentam, entregarão o projeto que prometem.

E entendam que a busca por um bom profissional, não deve ser balizada por valores e sim por expertise.

Esta me parece ser a ÚNICA e verdadeira fórmula do sucesso do VM.

O mercado precisa de bons profissionais, valores e atitudes, que servirão de exemplo para o desenvolvimento e fortalecimento da área.

Nesse caminho, o surgimento do COMITÊ DE VM da ABIESV, visa:

  1. preencher essa lacuna;
  2. tornar-se um ponto de referência e apoio para todos os VMs de diferentes níveis e categorias;
  3. espaço onde o lojista pode, com certeza, encontrar os profissionais que possam trazer as soluções ideais para suas demandas;
  4. Boas ações e boas práticas geram bons resultados.

Ayrton Carvalho Mello Junior  – foi docente do Senac por 10 anos,atua tambem com consultorias..tendo entre seus clientes a Original Hering  (Marau/RS), Gregory (Porto Alegre/ RS), WStore  (Carazinho/RS), Izanubia (Canoas e N.Hamburgo/ RS) e Chris evert (Porto alegre/RS), entre outras.

Crédito da foto de abertura: FERLIN- Marau-RS