ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Os bastidores do trabalho da Casas Bahia Marginal Tietê em palestra em evento da ABIESV

Os bastidores do trabalho da Casas Bahia Marginal Tietê em palestra em evento da ABIESV

03 jun 2022

Um projeto cujo desenvolvimento levou dois anos, que incluiu planejamento, sete meses de obra e 45 dias de montagem da loja; envolveu 50 áreas, entre elas Comercial, Marketing, TI, Recursos Humanos e Expansão; e 400 colabores (100 diretos e 300 indiretos). Esses são alguns dos bastidores da criação da Megaloja Casas Bahia Marginal Tietê. “Foi extremamente desafiador e satisfatório pela complexidade que ele trazia, mas com entregas muito importantes para a companhia e o consumidor”, afirma Gislaine Datorre, que trabalha na empresa Via S/A há 21 anos, três deles como gerente de Visual Merchandising. Ela será uma das palestrantes do 35º Backstage do Varejo, realizado dia 22 de junho, das 8h00 às 12h30, na FAAP Business Hub.

A Casas Bahia Marginal Tietê tem 9 mil m2 de loja e 14 marcas parceiras. É um ecossistema completo de tendências de varejo com uma infinidade de experiências imersivas. “No começo tínhamos uma página em branco que precisávamos escrever, então, chamamos nossos parceiros do escritório de arquitetura de negócios Kawahara & Takano Retailing e demos início a construção deste Mega Projeto”, conta Gislaine. Foram várias reuniões de briefing com todas as áreas da companhia e muitas informações para encaixar no projeto. “Tínhamos acompanhamento semanal para que as áreas pudessem trazer os status de cada atividade e colocamos em prática a construção desta megaloja”.

Gislaine conta que entre obra e montagem foram vários os desafios: custo, questões legais com órgãos públicos, material para montagem da loja (na época da pandemia e tinham itens em falta no mercado), além do curto prazo (inauguração programada para antes da Black Friday 2021). “Mas, no final deu tudo certo e colocamos de pé esta loja encantadora”.

Divulgação Casas Bahia

Reposicionamento da marca – Gislaine conta que o projeto surgiu porque era preciso reposicionar a marca da Casas Bahia neste mercado de São Paulo. “A ideia foi fazer uma loja democrática, acolhedora, com várias experiências, que fizessem o consumidor permanecer nela por mais tempo, que construísse uma memória afetiva, além de ativar fortemente a nossa parte relacional com o cliente, já que, hoje, a maioria do varejo é transacional. Como tirar um cliente de casa que tem a internet à disposição? E entre os pontos importantes de destaque estava também conquistar um público mais jovem. Daí foram surgindo ideias dentro da construção de um ecossistema, onde além de comprar, o consumidor pudesse se divertir, tomar um café, fazer o cabelo, degustar um bom vinho e muito mais”.

O resultado foi favorável, pois hoje 10 mil pessoas passam por essa unidade, semanalmente. “Os clientes ficam encantados, elogiam, os filhos curtem nossa pista de bike, o espaço kids e ouvir o contador de histórias. Isso para nós é extremamente satisfatório”. A loja tem marketing olfativo, playlist com músicas bem selecionadas, os produtos têm QR Code conectados à página do site, com mais informações sobre os itens, e o consumidor tem produtos expostos para degustação.

O espaço tem cerca de 300 funcionários com celular de atendimento e máquinas de pagamento. O consumidor tem informações por meio de painéis de LED e outros e pode levar o produto na hora ou pedir para ser entregue em domicílio. Também é possível fazer a compra pela internet e retirar no balcão da loja ou no drive-thru.

O VM tem um pilar de Trade Marketing, que cuida das ativações da loja. Isso inclui uma programação bem atraente para os consumidores todo final de semana e um mais robusto por mês. A indústria é grande parceira e ajuda com esses eventos, como o Campeonato Gamer, que atrai muitos jovens e crianças; a culinária na cozinha experimental e o salão de beleza, entre outros. “A arquibancada fica lotada de expectadores. Nisso, estamos trabalhando a memória afetiva do cliente”.

Para Gislaine, essa nova unidade da Casas Bahia vem ao encontro do que o consumidor deseja hoje. “Ele quer mais do que só comprar por comprar e se você oferece mais que só vender fideliza o cliente. O consumidor procura facilidade, comodidade, diferenciação do comum, agilidade, conforto e bom atendimento, visto que ele tem tudo ao alcance das mãos se quiser comprar na internet. Se vai na loja temos que oferecer tudo isso”.

Transformação da rede – A unidade da Marginal Tietê transformou a Casas Bahia como um todo. “Foi através desta loja que construímos um novo conceito de loja para novos mercados, onde estamos em forte expansão como Norte e Nordeste. Inclusive, em julho, inauguraremos loja em Manaus já com esse modelo da unidade da Marginal Tietê, só que mais compacto e com pacote de experiências menores. Nas lojas mais antigas estamos fazendo pequenas reformas focadas em comunicação visual e ajuste de fachada e mobiliários”.

Segundo a executiva, a inovação nesta loja e em outras da companhia é um desafio diário porque sobretudo na unidade da Marginal Tietê é preciso evoluir com as tecnologias existentes e trazer experiências novas. “No parque de lojas mais antigo, o desafio é fazer mais com menos, devido ao volume de investimento. Mas estamos trabalhando forte para dar uma cara nova para todas as lojas da rede”.

O que tem mais na Casas Bahia da Marginal Tietê:

. Loja Lab para testar e implementar na rede soluções tecnológicas que acelerem a transformação digital;

. Loja Hub, que integra soluções logísticas;

. Store in Store, lojas especializadas que compõem uma solução completa de lifestyle;

. Tramontina, loja de utilidades domésticas;

. Soneda Perfumaria com salão de beleza e acessórios, onde é possível testar produtos adquiridos, sem custo extra;

. Wine, com 300 rótulos de vinhos e degustações de tábuas de frios;

. Treesco, biofilia, vegetações preservadas para decorar e humanizar espaços residenciais e corporativos;

. além das tecnologias da Samsung, LG, Brastemp e Philco e Mondial, que deixam disponíveis seus produtos para experimentação;

. três túneis de LED imersivos instagramáveis;

. área de teste de Colchões, com painel de LED;

. salas acústicas para testar Home Theaters, com poltronas confortáveis;

. espaço Kids, com escorregador gigante e, ainda, como atração um robô de 1,60 que interage com os clientes;

. e entre os demais ambientes: Cozinha Gourmet para cursos e eventos; Coworking e Auditório; Mobilidade Urbana, com bikes e patinetes elétricos; Móveis, com ambientes decorados; estúdios para gravação de Live Streaming; e lojas de moda casa, com itens de cama, mesa e banho.

O 35º Backstage do Varejo também terá palestras de Minoru Kamachi, Diretor Soneda Perfumaria – 35 lojas Estado de São Paulo, com o tema ‘Soneda a evolução da perfumaria para um ecossistema de beleza’; e a mesa-redonda “Atacado transforma o Visual Merchandising”, com as integrantes do Comitê de VM da ABIESV, Lilian Salmim e Márcia Pino, que contarão sobre seus trabalhos, respectivamente, nas lojas de atacado Yoyo Fashion (moda feminina, no Brás/SP) e Perfect Way (indústria de confecção feminina com três unidades em Maringá/PR); e mediação de Sonia Paloschi, diretora de VM da ABIESV.

35º Backstage do Varejo

Visual Merchandising – Estratégia para Alavancar as Vendas

Dia 22 de junho, das 8h00 às 12h30

FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienópolis).

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Foto de abertura: Divulgação Casas Bahia