ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

O novo perfil das lojas físicas, tendências internacionais e troca de experiências diante da crise foram os destaques do Backstage do Varejo

19 out 2016

Na 20ª edição do evento, palestrantes e debatedores apresentaram novidades em tecnologia e modelos de crescimento

 

Uma nova onda em iluminação está chegando ao varejo: depois da LED, agora é a vez da iluminação digital, customizada, disse Ronald Gelten, responsável pelo programa de marketing e inovação estratégica do segmento de varejo da Philips. “A iluminação está se tornando o sistema nervoso central do varejo”, afirmou Gelten durante palestra no 20º Backstage do Varejo “Iluminação e Store Design”, promovido pela Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo, nesta terça-feira (18/10), em São Paulo. Gelten também falou sobre as próximas tendências do varejo detectadas no exterior, decorrentes, principalmente, da nova jornada de compra das pessoas, que começa com busca de informações pela web e termina da loja física.

Pela primeira vez no Brasil e diante de um público estimado em 150 profissionais da cadeia do varejo, Ronald Gelten chamou a atenção ao afirmar que, em 2020, as pessoas conectadas serão o grupo com maior poder de compra do milênio. Em recente levantamento realizado pela Philips, apesar de 82% desse público pesquisar suas preferências na internet, a compra é efetivada na loja física: “Eles querem estar inspirados para entrar na loja e comprar. Nesse sentido, o conceito de loja física está mudando” diz. A inovação em iluminação segue esse caminho.

Já é possível, por exemplo, percorrer os corredores de um supermercado recebendo informações em tempo real sobre características dos produtos, promoções e sua localização pelo celular, orientado pelos pontos de luz. Segundo, ainda, a pesquisa da Philips no varejo de moda, 60% das decisões tomadas pelo cliente se dá no provador. Diante disso, uma nova tecnologia está em implantação no mercado: definir a luz do provador conforme a ocasião de uso da roupa, como noite ou dia, em ambiente fechado ou aberto etc. A luz das vitrines também já pode ter intensidade dinâmica e ser alterada por tablete remotamente, pelo próprio vitrinista. Como lidar com tudo isso? “É estar aberto ao futuro”, responde Gelten.

Troca de experiências –

Representantes de grandes empresas varejistas apresentaram ao público presente ao Backstage como estão fazendo para crescer em um momento de crise econômica e de mudança de comportamento do consumidor. Rodrigo Fernandes da Cruz, diretor de Operações do Grupo Petz, mostrou em sua palestra que um dos grandes segredos para ter sucesso no varejo é estar presente no PDV, conversando com o cliente. Com lojas desenhadas dentro de um novo conceito, o desafio agora, diz ele, é aumentar o nível de conhecimento e informação sobre o mercado pet entre os que trabalham no setor.

No caso da L’occitane Brasil, a crise fez repensar muita coisa, disse Andrea Belavenuto, em debate no Backstage: “a estratégia de crescimento e o olhar para inovação e tecnologia”. O Rei do Mate, marca com 336 lojas no país e em 19 estados, todas franquias, tem enfrentado as crises de uma outra forma.: a expansão dos pontos de vendas em outros canais, como aeroportos, hospitais, laboratórios, rodoviárias e investir em novidades e tendências dentro de seu mix, disse Adriana Lima, representante da empresa. Victor Giansante, da Boali, do setor de alimentação saudável, aposta na organização forte da marca nas redes sociais e em fazer com que suas lojas transmitam um ambiente saudável ao consumidor.

 

Fonte: Imprensa ABIESV