ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
O Manequim como elemento de comunicação

O Manequim como elemento de comunicação

18 fev 2021

“Escolher os manequins é um dos momentos mais importantes para o lojista e que, raramente, é pensado”

“Pesquisas confirmam que o manequim vestido é o segundo maior fator de venda dentro da loja”

Você sabe qual a importância do manequim na sua loja? A Visual Merchandiser Marcia Pino, especialista em Moda, Comunicação e Produto, e, também, podcaster, além de membro do Comitê de VM da ABIESV, dá boas dicas aos que querem saber mais a respeito do assunto. As tendências do segmento, critérios de escolha do manequim para o seu PDV e quais são os melhores para o e-commerce — estão entre as informações da entrevista com a especialista.

1- Fale a respeito do manequim, hoje, como elemento de comunicação?

Escolher os manequins é um dos momentos mais importantes para o lojista e que raramente é pensado. Quando falo em manequim como ferramenta ou elemento de comunicação, falo da importância de se analisar na hora da compra outros atributos além da cor e da pose. É preciso ter em mente que o manequim deve refletir a imagem e o estilo da loja, e que quando temos isso alinhado a comunicação com o público é direta.

2.O que existe atualmente de tipos de manequins no mercado? São de todas as cores, tamanhos, poses…?

No mundo há uma infinidade de tipos de manequins. No Brasil, empresas incríveis que estão de olho no varejo, trabalham para que, cada vez, mais possamos ter manequins bem comunicadores. Hoje temos cores, poses, corpos, atitudes, enfim podemos customizar o manequim para que tenha os mesmos atributos da marca. Não precisamos ser reféns de manequim branco, o único que encontramos à pronta-entrega. Inclusive, entender que manequim à pronta-entrega não comunica só a sua marca e sim a de todos que como você deixou o manequim por último.

Cores e atitudes

3.E neste universo o que há de mais moderno em termos de manequins? Tendências apresentadas nas últimas feiras internacionais – como Euroshop?

Na última Euroshop 2020, pude conferir de perto as novidades, e entender o tamanho da importância do VM para impulsionar as vendas. Um pavilhão inteiro focado no poder visual, onde os estandes de manequins eram os protagonistas e a diversidade dos manequins as estrelas. Diversidade inclusive é a palavra, diversidade de corpos, de cores, de tribos, de acabamentos, de misturas, manequins biodegradáveis, recicláveis e até ultra-realistas.

4.Os manequins são de fato responsáveis por alavancar boa parte das vendas?

Sim pesquisas confirmam que o manequim vestido é o segundo maior fator de venda dentro da loja, se a mensagem dele estiver correta pode sim ser uma ferramenta que nos ajuda a vender.

5.Quais os critérios para seleção de manequins em um PDV?

Primeiro a marca, pensando na imagem que a loja precisa comunicar. Depois o público, é para ele a mensagem do manequim vestido, por exemplo a loja é PLUS SIZE, e o manequim que está na vitrina é 36, não vai existir identificação do público com a apresentação e quando isso acontece também não se tem venda. E por fim, e não menos importante, a apresentação do produto, o manequim precisa ser condizente com o seu produto, não existe produto bom que salve manequim ruim. O produto precisa estar sempre valorizado e para ele não basta ser bonito, tem que parecer bonito. Quando se leva em conta esses quesitos na hora da compra temos retorno da comunicação do manequim com o público.

6.Quando é ideal usar cabeças ou meio corpo de manequins?

Não existe receita de bolo, vai depender do projeto da loja e das necessidades da apresentação do produto.

Manequim reciclável

7.Quais as diferenças na escolha do manequim para a loja no e-commerce?

Para a loja física podemos ter manequins com cores e com cabeça. Já no e-commerce, os manequins podem ser sem cabeça, mais discretos e brancos onde o grande foco seja apenas o produto. Vamos ficar de olho que já existe manequim específico inclusive para e-commerce, onde as partes todas se separam nos dando a oportunidade de focar na parte que nos interessa para o produto.

8.Existem manequins de vários valores. Quais são as variantes de preços? E quais as diferenças de qualidade?

O manequim pode custar de 100 reais a 5000 mil reais. E a diferença de preço está na qualidade do produto, no design e até no valor agregado do manequim. Não dá para comparar manequim de outra forma, não tem milagre, o manequim de 100 reais já chega quebrado na sua loja, o manequim de 700,00 quebra em dois dias e por aí vai. Temos hoje manequins de 1.500 reais com design, bom acabamento e qualidade no mercado e temos manequins de 2.500 reais que são o sonho de muitos lojistas.

9.E aquele varejista que tem um orçamento apertado, como comprar bons manequins para sua loja?

A minha dica é invista em um display que apresente bem o seu produto, e, se a verba está curta, invista em um bom busto. O busto é um display de excelente custo-benefício, porque apresenta seu produto com categoria e custa metade de um manequim. Vale o investimento.

Bustos

Foto da abertura: Clube Morena Rosa

Fotos de Márcia Pino