ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
NRF 2022: a força da loja física, sustentabilidade e tecnologia

NRF 2022: a força da loja física, sustentabilidade e tecnologia

17 jan 2022

Importantes assuntos globais do varejo estão sendo discutidos na NRF 2022: Retail’s Big Show, em Nova York/EUA e a ABIESV está muito bem representada no evento por membros de sua diretoria.

Entre a imensa lista de palestrantes da feira está Brian Cornell, CEO da Target, uma das maiores redes de supermercados dos EUA, que falou sobre a estratégia bem-sucedida que leva a empresa a crescer e se consolidar. “Uma forte crença na força e atratividade da loja física que ajudou na pandemia como hubs de entrega e despacho das vendas online. Há 3 anos quando falei aqui sobre o grande investimento nas lojas fui recebido friamente”.

Segundo Cornell, alguns dos maiores desafios que o varejo norte-americano teve que lidar neste último ano foram: a gestão da cadeia de suplementos e a questão de como contratar e reter funcionários em um cenário onde muitos tinham que ser afastados, e, também, diante da oferta de ajuda emergencial do governo que desincentivava pessoas a trabalharem.

O executivo, também, passa alguns insights:

. ouvir, aprender e ser adaptativo

. invista em segurança primeiro para o seu time e depois para criar um ambiente seguro para seu cliente

. a cultura da empresa é o seu diferencial.

Muito otimismo

Já segundo Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer, associada da ABIESV, que está na feira em NY, o primeiro dia da NRF destacou resultados otimistas do mercado americano nas últimas 20 semanas. O varejo americano hoje tem um milhão de lojas físicas, batendo o recorde da década. Camila também diz que muitos dos painéis foram focados no consumidor e na maneira como as marcas irão se relacionar. “Os padrões de consumo é que estão definindo o que é normal no varejo. É o consumidor que decide por conveniência, interação, velocidade, preço…”. Conforme a NRF as tendências mais fortes do momento são:

– Comprar online e retirar na loja
– Pagamento sem contato
– Scan & Go
– Conveniência
– Entrega flexível
– Digital

Em seus posts nas redes sociais, Camila contou um pouco sobre a palestra do CEO da IBM, Arvind Krishna, que também coincide com um dos temas discutidos no Report Novo Renascimento by Vimer, que traz a reflexão: “A sustentabilidade está deixando de ser uma ‘caixinha’ do checklist de discurso de marketing. Estamos começando a ter conversas sérias sobre impacto ambiental. E sim as pessoas estão mais dispostas a pagar mais por soluções de impacto”. E completa: “Para quem ainda tem dúvida sobre a relação entre tecnologia e sustentabilidade: a IBM, por exemplo, está investindo em Inteligência Artificial para atingir objetivos agressivos de energia limpa”.

Gigante da China

No primeiro dia de NRF uma das falas mais expressivas foram de Christina Fontana, diretora de Parcerias Estratégicas do Alibaba, em palestra conduzida por Hilary Milnes, editora-executiva da Vogue Business, e que contou com a presença de Rodrigo Bazan, CEO da marca de moda Thom Browne.

A apresentação mostra que para o consumidor chinês, da mesma forma que em outros países, o preço do produto não é o mais importante. Tem sido mais valorizadas questões como sustentabilidade e conveniência. Outro valor tem sido dado, também, ao comércio local chinês.

Christina Milnes também falou sobre o mercado de artigos de luxo na China. Até 2025 a China deve responder por 50% das compras mundiais de luxo, isso tem feito com que as marcas tenham se adaptado para explorar esse mercado. “Nesse caso o mais importante é informar sobre o valor da marca, seu DNA e sua história. E isso tudo aos consumidores certos, claro”. A executiva ressalta que tem várias tecnologias para efetuar isso com sucesso, como a do live streaming, usada por muitas lojas mesmo quando estavam fechadas para chegar no seu consumidor.

Ela também enaltece o online para se alcançar mais consumidores. A Alibaba é um marketplace de quase 22 anos, cujo objetivo é ajudar os parceiros a serem bem-sucedidos online. A empresa desenvolve tecnologias que ajudam as marcas a engajar seus consumidores.

Legenda da foto: CEO da IBM, Arvind Krishna

Crédito da foto de abertura: divulgação NRF