ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Novas lojas — multimídia e artística– da Nike e Uniqlo, em Paris

Novas lojas — multimídia e artística– da Nike e Uniqlo, em Paris

08 out 2021
  • Por PhD. Sylvia Demetresco

Setembro sempre é um mês cheio de novidades em Paris, principalmente neste momento.

Duas lojas emblemáticas abriram espaços renovados e interessantes: Nike na Avenue Champs Elysée e Uniqlo na rue de Rivoli.

Enquanto a Nike parte para uma loja totalmente multimidias, a Uniqlo faz uma loja artística.

A Nike propõe uma loja imersiva e totalmente digital com 4 andares em 2500m².

Loja multimídia da Nike, na Avenue Champs Elysée

 

Ao entrar, a marca expõe seu projeto em grande estilo: “A Nike existe em torno de uma ideia simples: permitir que os atletas atinjam seus objetivos oferecendo-lhes o melhor. Essa missão nos ajuda a pensar em novas tecnologias […]. Ela redefine o jogo e molda as lendas. Por isso, todos os dias, criamos e imaginamos o futuro do esporte”.

A marca quer “conectar consumidores em todo o mundo à mesma comunidade atlética”, “servir as mulheres com os produtos e serviços mais inovadores”, “oferecer mais oportunidades para as crianças serem ativas” e “pensar da melhor experiência de consumo possível”. Propostas tentadoras.

De repente, além de poder comprar uma ampla gama de produtos no local – a loja tem o “maior sortimento de tênis da Europa” – é possível encomendar online todos os produtos Nike existentes no mundo. É possível personalizar qualquer item da área “Nike By You”. A Nike imaginou um espaço “Bra Fit” para que cada mulher encontre o sutiã perfeito para o seu corpo, “graças ao estudo avançado das formas do corpo e mais particularmente dos seios”. Por fim, para as crianças uma área de experimentação de calçados com jogos interativos e a promessa de “o maior sortimento de produtos infantis da França”.

Já a nova loja da Uniqlo (fundada em 1984, por Tadashi Yanai, agora do grupo Fast Retailing), no edifício histórico da Samaritaine, com 2500 m² em 4 andares, visa reencantar o bairro da rue de Rivoli e fazer vibrar a fibra artística de seus visitantes. Neste edifício artdeco*, as paredes são suporte para obras de arte ultra contemporâneas, com o objetivo de constituir “pontes criativas entre França e Japão”. Como, por exemplo, a montagem de uma instalação livremente inspirada no Louvre (parceira da marca há quatro anos), da autoria do artista Kosuke Kawamura, ou a presença de elencos dos Ateliers d’art, do museu nacional do Grand Palais.

No prédio se espalham espaços para homens, mulheres e crianças da família Uniqlo, desenhados no espírito da marca o LifeWear (roupas para viver). Em homenagem ao Museu do Louvre, o designer gráfico japonês Kosuké Kawamura, para a inauguração da UNIQLO RIVOLI, montou uma instalação monumental, pelas paredes das escadarias, inspirada no Museu do Louvre! Outro mural denominado “Urban Brilliance”, assinado pelo coletivo Kyoto-Paris, realizado em fibras de papel Washi e fragmentos de camisetas do programa de coleta de roupas usadas da Uniqlo, também está exposto.

Pela primeira vez na França, a marca dedicou um canto completo às suas coleções UT*, que contam com parcerias criativas com artistas, em um espaço com espírito neorretrô, com teto espelhado e telhas de aço inoxidável, para apresentar todo o grafismo da cultura pop contemporânea,  estampada nas camisetas.

A loja artística da Uniqlo, na rue de Rivoli

 

* Sylvia Demetresco, especialista em Visual Merchandising, integrante do Comitê de VM da ABIESV, com experiência acadêmica internacional, leciona VM na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrina.

*artdeco – O termo é de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura.

*UT: UNIQLO T-Shirt

 

Legenda da foto de abertura: loja multimídia da Nike, na Avenue Champs Elysée