ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Nos três primeiros dias, NRF já sinaliza  o que vai acontecer com varejo e consumo em 2021

Nos três primeiros dias, NRF já sinaliza o que vai acontecer com varejo e consumo em 2021

16 jan 2021

Aqui alguns destaques da NRF 2021: Big Show do Varejo, o maior e mais tradicional evento mundial para o setor de varejo, que teve início dia 12/1 e vai até 21/12, na visão Ricardo Guinâncio, diretor de inovação da ABIESV, e CEO da consultoria O Negócio do Varejo, que está promovendo eventos online nos finais de tarde, às 18h00, nos mesmos dias em que a NRF acontece. Primeiramente, Guinâncio destaca um recado muito claro de todas as autoridades americanas, banqueiros e grandes empresários, do momento que os EUA vem passando, “de turbulência política e que causou uma separação muito grande na sociedade americana, um chamamento para que todos estejam unidos, esqueçam as diferenças e recuperem a economia americana em todos os setores, não apenas no varejo e consumo. São palavras de esperança, de confiança, de natureza positiva”, conta o consultor.

Entre tudo que viu, chamou a atenção de Guinâncio a conversa que a Condoleezza Rice, cientista política e diplomata estadunidense, que foi a 66ª Secretária de Estado dos EUA, teve com o CEO da NRF, Matthew R. Shay. “Condoleezza (que é do partido republicano, que acabou de perder a eleição) enaltece a importância de que todos estejam muito próximos uns dos outros enquanto sociedade e mostrou em palavras a força da sociedade e do varejo americanos. Encontramos os mesmos pontos frisados, a mesma análise, na palestra do diretor-presidente do JP Morgan Chase, Jamie Dimon”.

Em relação as tendências e as possíveis inovações e falas dos demais palestrantes, Guinâncio diz que o papel da tecnologia foi muito ressaltado. “Não como uma solução final, mas como um meio de se obter uma solução, no seu papel como ajudante do varejo físico nesse momento de transformação, de dificuldade por conta do isolamento e distanciamento social”.

O consultor ressalta, também, a presença maciça do digital e da omnicanalidade, na NRF. “Que já vem sendo falado há mais de 10 anos, mas claro que fica para quase todos que o papel do digital linkando o online com offline, fazendo acontecer essa realidade do varejo omnicanalidade é fundamental. E durante a pandemia o digital acelerou os seus processos em 5 a 10 anos. Empresas tiveram que tomar decisões muito rápidas, para se posicionar no mercado e não deixar os consumidores longe de soluções, de produtos e serviços. Destaco o digital como pano de fundo junto com a tecnologia permeando as soluções para o novo varejo”, explica.

As tendencias de consumidor no centro de tudo, da humanização, a experiência do consumidor, tudo isso que também vem sendo muito falado nos últimos anos, foi reforçado por várias palestras, onde Guinâncio evidencia as sempre positivas palavras de Andrea Bell, diretora da WGSN Insight, que demonstrou sinais de tendencias futuras, e que vale a pena assistir. “Ressalto, ainda, a palestra da Gouveia de Souza, que mostra com números bem consolidados um estudo coletando informações de 17 países que sinaliza o que vem pela frente no varejo”. Entre os demais destaques, o especialista aponta para o case da Wayfair, primeira palestra da quarta-feira (14); e destaque para a apresentação da ShopShops, junto com The Estée Lauder Companies. falando sobre o live stream.

“A impressão que fica nessa primeira etapa, nos primeiros três dias, é um grande esquenta para o que acontecerá no varejo e consumo e para o que vem para a segunda parte da NRF, que acontece em junho, presencialmente”, completa.

Por fim, Guinâncio convida a todos para participar do evento pós-NRF do O Negócio do Varejo, nos dias 19, 21 e 22, com palestras e comentários diários, “tudo o que vemos e observamos nesse evento”.

Apresentações e debates sobre NRF

O Negócio do Varejo, em parceria com o Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing – SP, com apoio da ABIESV, desenvolveu o programa exclusivo O RENASCIMENTO DO VAREJO  para que todos possam acompanhar o que há de relevante na NRF 21.

Ricardo Guinâncio e Ricardo Pastore, professor e coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM-SP, assistem as principais palestras, coletam os insights mais relevantes, as novas tendências e inovações, com um olhar voltado para a realidade brasileira. Logo após, ao final de cada dia do evento, sempre às 18h, eles conduzem debates (WRAP-UP’s) com resumos diários ao lado de especialistas convidados. Marcos Andrade, presidente da ABIESV está nas rodadas de debate. Inscrições: https://linktr.ee/onegociodovarejo (use o código promocional da ABIESV: RVarejo2PromoABIESV). Insta: @onegociodovarejo.