ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Varejo Sensorial é o tema do Talk da ABIESV

Varejo Sensorial é o tema do Talk da ABIESV

07 ago 2020

Com um tema atual e de extrema importância sobretudo nesse momento de reabertura do comércio, ‘Varejo Sensorial’, a ABIESV realiza seu próximo Talk, dia 12 de agosto, quarta-feira, às 10h00.

A equipe do Talk será de arquitetos e visual merchandisers: Juliana Neves, arquiteta titular da Kube Arquitetura, diretora da ABIESV Regional RJ, professora da IED/PUC-Rio e mestre em design pela PUC-RJ, com pesquisa em Design e Emoção e ênfase em Design para todos os sentidos; Márcia Pino,  podcaster, visual merchandiser especialista em varejo de moda. 29 anos de experiência, atuando no seu próprio estúdio especializado em projetos, consultorias e mentorias de VM; e Endrigo Pontes, sócio-fundador da Vitrail, empresa especializada em VM; expert em neuromarketing, professor e palestrante.

A mediação do evento ficará sob a responsabilidade de Ará Candio, especialista em visual merchandising há mais de 20 anos, sócio-fundador da empresa VIU – Visual Identidade Única, especializada em projetos de cenografias de vitrinas, retail design e consultorias de VM.

Segundo Candio, será uma conversa entre visual merchandisers e arquitetos sobre a parceria no trabalho e a importância de se criar conexões sensoriais no projeto. “No caso da arquitetura essa conexão é feita por meio das definições de piso, revestimento de parede, iluminação, que estão entre os materiais que ajudam a criar os sentidos do consumidor. Já no VM é através da implantação dos 5 sentidos, para valorização do produto, como aroma, música, cor do produto e paladar. É assim que definimos como despertar a atenção do consumidor, por meio dos sentidos, que ajudam na venda de produtos e estética da loja”, explica o especialista, que também é professor do curso livre VM Arte e Técnica no Centro Universitário Belas Artes.

Endrigo Pontes explica que para vender é preciso trabalhar com a parte emocional do consumidor. “Por meio dos sentidos estimulamos o processo emocional do cliente. Os sentidos são os canais de entrada dessas conexões ou dessa percepção que o cliente tem do espaço, ou seja, os sentidos servem para estimular o processo emocional na hora da compra.  Acreditamos que um processo emocional positivo faz com que o consumidor compre mais”, conclui.

“Uma jornada com estímulos, percepções e sensações que o consumidor experimenta no PDV, sob a narrativa do VM e da arquitetura”, explica Márcia Pino.

Todas as marcas buscam ser amadas pelos seus consumidores, diz Juliana Neves, “esse engajamento emocional acontece de uma maneira muito mais intensa no ponto de venda físico. E é claro que essa experiência positiva, que gera este engajamento emocional, passa por uma série de coisas, que vai desde um bom atendimento, uma boa loja até uma boa experiência em loja, algo que seja transformador”, explica a especialista.

Segundo Juliana, esse envolvimento do cliente final com a marca, através do PDV, é totalmente ligado a sensorialidade do espaço. “Então, podemos dizer que a arquitetura sensorial dentro da loja, é essencial para conectar emocionalmente as pessoas às marcas”.

Acompanhe o Talk ‘Varejo Sensorial’ pelas redes sociais da ABIESV: Facebook e Youtube.

Crédito da foto: Freepik