ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Natal está aí…já se preparou para atrair mais e mais clientes?

Natal está aí…já se preparou para atrair mais e mais clientes?

27 nov 2020

Organizar bem a loja, decorar a vitrina e o interior do PDV, preparar o giro de estoque, treinar a equipe de colaboradores, trabalhar a comunicação, divulgar a marca e seus produtos nas mídias sociais – estes são alguns dos tópicos abordados nas dezenas de dicas que se pode conferir nesta reportagem, vindas de especialistas, integrantes do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV. Acompanhe e aproveite as Boas Vendas nas Festas.

Planeje tudo bem antes

“Como deixar a loja e seus produtos mais atraentes? O Natal é a data mais importante do varejo, por isso tudo deve ser programado e planejado sempre com muita antecedência. Se você costuma deixar para tomar decisões em cima da hora, saiba que essa estratégia não gera resultados”, afirma Lilian Salmim, visual merchandiser, diretora criativa do seu estúdio LS Visual Merchandising. Segundo a especialista, que atua na área há 20 anos, houve uma mudança no comportamento de consumo em função da pandemia, por isso é importante ter organização para minimizar erros. “Algumas estratégias podem impulsionar as vendas agora, mesmo em meio a pandemia, não importa o segmento que atue”, completa Lilian, que também é especialista em cenografia, e projeta lojas e outros segmentos, com designers exclusivos, aplicando técnicas de VM. Seguem as dicas:

  • Abasteça a loja, é importante ter dados mensais de produtos mais vendidos, é neles que você precisa investir, e sempre ter reposição no estoque.
  • Organização do ponto de venda, é o momento de encantar, a loja precisa estar convidativa, é importante expor com estratégia.
  • Sugestões de presentes sempre funcionam, “os kits” são ações que podem ser planejadas junto ao marketing, use sinalizações, as pessoas buscam oportunidades.
  • O ponto de venda pode ser referência para as mídias sociais, e vice-versa, use a favor e divulgue.
  • Os clientes gostam de ter o relacionamento com a marca, e isso acontece presencial, por isso não esqueça de recebe-lo bem, um cafezinho, boa música, loja bonita e organizada, vitrina impecável, seu espaço precisa estar agradável e receptível.

Foco em seus públicos-alvo

“Período do Natal se aproximando e investir na sua loja é fundamental para garantir o sucesso das vendas. Levando em consideração o momento de pandemia mundial em que estamos vivendo, ressignificar e focar em estratégias específicas para o seu público-alvo é o ponto de partida”, diz Sarah Barbosa, designer de interior, também com formação em design de moda, que atua na área de Visual Merchandising e Retail Design há 10 anos, passando por grandes marcas do varejo de moda e calçados, como: Espaço Fashion, Mara Mac, Forever 21 e Arezzo. Aqui vão cinco dicas práticas:

  • Defina o seu mix de produtos. Independentemente do segmento em que atue, o período de festas é ideal para investir em presentes criativos e para aumentar o seu ticket médio em vendas. Para ser mais assertivo é imprescindível que conheça o seu público-alvo e suas personas (representação fictícia do cliente ideal de um negócio). Dessa forma, sua loja estará sempre pronta para se comunicar de maneira adequada com seus potenciais clientes.
  • Estoque sempre alto. Garanta com seus fornecedores que todos os seus produtos serão entregues a tempo. Invista em um estoque cheio e organizado para atender toda a demanda de vendas do período de festas e não se esqueça do canal on-line, para aumentar ainda mais o seu faturamento.
  • Prepare a sua equipe de vendas. Treine, alinhe e engaje seus funcionários para atender seus clientes com entusiasmo e muito conhecimento dos produtos comercializados em loja. Informação vira argumento de venda!
  • Não esqueça das embalagens de presente e sacolas. Quer se destacar dos demais? Organize uma papelaria especial para o momento festivo. Sacolas personalizadas, embalagens especiais, cores que fujam da paleta tradicional Natalina. Borrifar aroma da loja nas sacolas são só algumas técnicas que podem ser utilizadas para divulgar o seu PDV e se destacar entre os concorrentes.
  • Planeje a sua comunicação. Aproveite as redes sociais para se comunicar com o seu cliente. Crie ações de divulgação do seu produto para Instagram, WhatsApp, e-mail marketing e Facebook. O visual não pode ficar de lado, para isso contrate profissionais que deem suporte na ambientação da sua vitrina e loja, reutilizar e ressignificar são as palavras do momento no âmbito do Retail Design. Não é preciso investir muito para encantar em um Natal onde todos estão buscando empatia, conforto, segurança e saúde!

  • Arezzo, projeto Sarah Barbosa

Tudo para uma Vitrina especial

“Que a vitrina de Natal tem que ser especial, ninguém duvida… Ela traz consigo os sentimentos de união, família, festa e presentes. Fazer a vitrina de Natal é, antes de mais nada, um dos eventos mais especiais para o Varejo, por que tende a lembrar o consumidor que ele precisa comprar presentes. Por isso estejam preparados.”, aconselha Márcia Dias Pino, especialista em varejo e moda e proprietária do estúdio Mah Pino.

  • Planeje suas compras — dedique-se ao que você precisa vender, quero dizer não atire para todos os lados. Foque no que é importante.
  • Cuidado com o excesso — seja de decoração, seja de produto, não queira chamar a atenção pelo motivo errado com sua vitrina, afinal estamos em um momento que correr riscos pode custar caro, ou custar vendas.
  • Traga para sua vitrina o sentimento do Natal — Pode ser uma árvore, uma guirlanda, as tradicionais bolinhas ou adesivos. O importante é trazer o espírito Natalino para essa comunicação. Independentemente da decoração escolhida, o primeiro passo é a edição dos produtos. Escolha o produto protagonista da sua vitrina, lembre-se nada de produto no chão e atenção redobrada com a limpeza. Ter bons manequins e displays são um diferencial, e atente-se para a iluminação.
  • Tem muita verba para investir? Crie um super cenário. Abuse de elementos aéreos, e iluminação, uma vitrina assim faz as pessoas se aproximarem. Não esqueça que seu produto precisa brilhar mais.
  • Está sem verba? Se no momento está sem verba para grandes investimento, vamos de adesivo, eles também deixam a vitrina charmosa, e o mais importante cumprem a missão de passar uma mensagem boa ao consumidor.
  • Quer um Natal tradicional? Vamos de bolas. As tradicionais guirlandas também fazem sucesso, e as árvores, inclusive estilizadas ou feitas à mão.

Não importa a decoração. O importante é como você vai passar a mensagem. É a comunicação com seu público-alvo. Boa vitrina, boas vendas e boas festas.

Boutique Bárbara Camargo – projeto do estúdio Mah Pino

Olhar em 2021

Segundo Endrigo Pontes, sócio-fundador da Vitrail, empresa especializada em VM; e expert em neuromarketing, todas as dicas e sugestões indicadas são válidas e necessárias, agora temos que começar a olhar para 2021 com todos os aprendizados de 2020. “Quais foram as mudanças exigidas este ano que irão nortear o planejamento do próximo semestre? Caros lojistas, onde é que sua marca quer estar em 2021? Pensem e planejem sobre isso”, sugere Pontes, que também é professor e palestrante.

  • O planejamento deve contemplar não só investimentos por área e cronograma, como também a marca vai se inserir no novo comportamento de consumo, com novos canais de vendas, diferente estilo de vida e que exige produtos mais adequados a isso.
  • Há alguns movimentos que já vem sendo apresentados por algumas marcas em especial de moda, como: upcicling (reutilização criativa), customização, aluguel de itens, venda de itens usados, co-brand (um acordo que associa um único produto ou serviço a mais de um nome de marca), e uma moda mais inclusiva e usual não só no design mas na apresentação das campanhas de marketing. A tendência da moda está se baseando mais em comportamento, conforto e estilo próprio do que na modelagem ou cor do momento.
  • Não podemos esquecer que a loja deve estar preparada para todas estas mudanças. Deve-se refletir o conceito e propósito da marca e o visual merchandising é o grande aliado.

Foto de abertura: Mara Mac (Natal) – projeto Sarah Barbosa