ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Muitas experiências marcam essa nova era do varejo

Muitas experiências marcam essa nova era do varejo

12 fev 2021

Matéria parte 2 da apresentação que Juliana Neves, diretora da ABIESV Rio de Janeiro e sócia da Kube Arquitetura, fez no recente seminário da Azov Consultoria e Educação (RJ), pós-NRF 2021 (Leia a parte 1: http://portaldovarejo.com.br/o-que-existe-de-mais-atual-no-mundo-do-varejo-pos-pandemia/).

Integrar venda de produtos, serviços e experiências está entre as dicas sobre o varejo atual mais enaltecidas pela arquiteta Juliana Neves, que ressalta mais alguns aspectos importantes: a loja como palco da experiência da marca, Retailtainment = Retail + Entertainment; e a loja física como a vitrine da marca para que a venda online cresça, mostrando a importância da integração da loja física + e-commerce. “Nesse contexto, é fundamental entender a estratégia da empresa para entregar a arquitetura, que junto com o Visual Merchandising têm um importante papel de tangibilizar valores no ponto de venda”, diz Juliana, que também é professora da IED Rio/PUC-Rio e palestrante do Sebrae.

À semelhança da reportagem parte 1, a especialista conta sobre cases de lojas inovadoras pelo mundo, onde se observa a indústria vindo para o varejo físico (Box by Posti), a marca e-commerce criando loja física para mostrar os conteúdos de seus clientes (Powered by Shopline), o crescente número de marcas com estúdio de live stream (Beautycounter), a marca que arrebenta ao criar a loja cada mais flexível, modular e autoportante (Off-White) e um case nacional que explora bem o online ao vivo (Dengo Chocolates).

Box by Posti — Box é um espaço dedicado aos clientes da marca de logística e e-commerce Posti, tanto consumidores quanto varejistas online. “Com ele, podemos observar a indústria vindo para o varejo físico”, diz a arquiteta. A Posti abriu a Box, em Keskuskatu, em Helsinque/Filândia, espaço físico de comércio eletrônico que atende clientes, que podem retirar a sua caixa de encomenda. “O bacana é que o cliente pode experimentar neste local as suas compras online, pois tem um provador, onde é possível abrir a caixa, com material disponível para isso. Ao mesmo tempo, os clientes podem deixar todo o material de embalagem na Box para ser reciclado ou reutilizado por outros clientes. Na entrada da loja tem uma curadoria de produtos de marcas que utilizam os serviços da Posti e um showroom desses produtos para pedir online. A Box by Posti (https://box.posti.com/en/how-and-why-box-by-posti-was-created) também atende varejistas que podem trazer suas lojas online para um ambiente físico.

Powered by Shopline – Outro case inovador apresentado pela especialista foi a Shopline, plataforma e-commerce semelhante a Amazon, que abriu por seis meses uma pop store, em Shangai/Japão. “Um grande estúdio de filmagem de geração de conteúdo para as marcas que usam a plataforma Shopline. A marca agenda um horário nesse PDV e escolhe um dos cenários, que lá estão à disposição, para construir uma história e bombar nas redes sociais e nas vendas digitais. A loja está sendo vista como uma vitrine do online. E claro, também, é possível comprar online e retirar nessa loja física”, conta a arquiteta.

Beautycounter – Juliana, também, começa a observar muitas marcas focadas para o novo Millennium, como a Beautycounter, empresa americana que vende produtos cosméticos e de cuidados com a pele. “Ela realiza workshops para ensinar a usar produtos e serviços e tem, ainda, um pequeno estúdio de live stream para que a venda ocorra diretamente lá dentro. Imagine você na loja experimentando um produto e ser convidada a participar daquela venda online ao vivo, com alguém te maquiando. Incrível. E vamos ver cada vez mais isso”.

Off-White – marca de prêt-à-porter, que criou uma flagship stores em Miami/EUA. Já inova na fachada ao mostrar um par de mãos estendidas para cima e acima de um “X” laranja brilhante, que sobrepõe a palavra ‘LOJA’, indicando que esta não é simplesmente uma loja e sim centro de distribuição moderno, que oferece aos visitantes um espaço para engajamento com a marca.  Um espaço flexível, com parede móvel do chão ao teto, que pode hospedar uma variedade de funções. Todos os móveis da loja possuem rodízios, para facilitar o rearranjo. Flexibilidade é a chave. “Com estantes deslizantes por trás de uma escada azul e toda uma fachada que vai para trás, dando uma série de possibilidades de configuração. Pode ser uma exibição de arte pública, mini passarelas e uma loja. É a melhor forma de espaço flexível modular e autoportante, que temos visto com frequência”.

Fachada da flagship stores Off-White

Dengo Chocolates — case final, nacional, que a arquiteta menciona. A marca criou a loja ao vivo Dengo, uma nova experiência de compras https://aovivo.dengo.com.br/Loja, onde se pode tirar dúvidas direto com especialistas. “Uma pessoa de fato atende atrás das câmeras”, conta Juliana. “E agora estão com uma dark store, uma reprodução da loja física de verdade, montada como uma espécie de estúdio”, conclui.  O bom disso também é que a encomenda da loja é enviada em tempo real.

Segundo a especialista também notá-se no momento um novo pilar aparecendo com força: os 3Ps do desenvolvimento sustentável: Pessoas, Planeta e Profit (lucro). “Empresas com estratégias que contemplem esses três Ps sobreviverão. Devem ditar muito sustentabilidade, reciclagem, investir no planeta, fazer bem para as pessoas. Algo a não se perder de vista, nesse momento”, conclui.

 

Crédito da Foto: Imagem de Kasjan Farbisz, por Pixabay