ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Mobiliário adequado ajuda no resultado do varejo

Mobiliário adequado ajuda no resultado do varejo

30 set 2021

“Os mobiliários traduzem muito o conceito das marcas, afinal é uma das formas da rede se comunicar com seus clientes, explorando seus atributos visuais e sensoriais como um todo, das cores e design dos móveis”, afirma Wilson Alves, CEO da Immergut Mobiliário, empreendedor visionário que criou a empresa em 1992, quando era marceneiro. Hoje, a Immergut é uma das maiores indústrias nacionais do mercado mobiliário, que já montou mais de 3.000 lojas em todo o Brasil.

Na entrevista, concedida ao Portal do Varejo, Alves conta, entre outras coisas, quais foram as mudanças do mercado mobiliário pós-pandemia: “antes o uso habitual era da cor branca nos móveis, tanto em pinturas na metalúrgica quanto nos acabamentos da marcenaria, atualmente as escolhas envolvem os acabamentos madeirados”.

Wilson Alves, CEO da Immergut, com o “Prêmio Top Of Business” (2005). Foto: Divulgação Immergut

 

  1. O que existe hoje de mais moderno no mundo no setor de mobiliário, que tenha chegado ao Brasil e está sendo usado pelo varejo? W.A. — A nova rotina das pessoas e, consequentemente, do mercado com todos os aprendizados em função do Covid-19, exigiram do varejo uma leva de adaptações. No setor mobiliário podemos destacar o autoatendimento e móveis mais abertos para otimizar a limpeza. O novo comportamento das redes prevê a implementação frequente do estilo de móveis industriais com tubo e madeirado. Quanto aos totens de autoatendimento apresentaram crescimento expressivo para todos os segmentos do varejo, desde lojas de departamento, designer de interiores, academia, restaurantes e afins.

 

  1. Os pequenos e médios varejistas, não apenas os grandes, também se preocupam em ter projetos exclusivos e de alta qualidade em seu mobiliário? W. A. — É de fato uma preocupação recorrente, mas cada loja ou rede possui características próprias. Os mobiliários traduzem muito sobre o conceito das marcas, afinal é uma das formas da rede se comunicar com seus clientes, explorando seus atributos visuais e sensoriais como um todo. Das cores e design dos móveis, até a forma com a qual os clientes têm acesso aos produtos. A nossa entrega atende as especificidades desde das pequenas lojas de ruas até das grandes redes e franquias.

 

  1. Quais segmentos do varejo mais demandam por serviços de mobiliário? E tem algum segmento que se destaca neste sentido atualmente? W. A. — As lojas de departamentos e designer de interiores apresentam uma grande procura e, acompanhando as exigências desses perfis, nossa estrutura de fábrica dispõe de setores de marcenaria, metalúrgica e pintura eletrostática – onde diariamente somos solicitados como excelente escolha para os que buscam soluções para a sua loja independentemente do segmento.

 

  1. Algo mudou com relação aos pedidos por tipos de móveis pós-pandemia? Exemplo, talvez, os clientes hoje prefiram móveis de cores mais claras para dar uma aparência mais clean ao ambiente? W. A. — Sim, inicialmente tivemos uma queda de atendimento, em especial das grandes redes de academias, considerando o primeiro semestre da pandemia, em função da suspensão das atividades do comércio. Em contrapartida, o mercado de atendimento para as redes teve um comportamento diferente: o uso habitual era da cor branca nos móveis, tanto em pinturas na metalúrgica quanto nos acabamentos da marcenaria. Atualmente as escolhas envolvem os acabamentos madeirados. E com base nos nossos clientes, podemos observar essa tendência nas redes de varejo que estão substituindo os mobiliários para as cores quentes com a intenção de promover aconchego e conforto aos seus clientes.

 

  1. Esse é um setor que tem que manter a equipe treinada para execução e instalação de projetos. Como fazer isso de forma planejada e eficiente? W.A. — Nosso time de montagem tem capacitação para oferecer constante qualidade e pontualidade nos serviços dos mobiliários. Além de manter a limpeza adequada e segurança no ato de instalação. Oferecemos suporte, orientações, acompanhamentos frequentes para nossos líderes, que são constantemente qualificados. Assim o resultado final é sempre pelo bem-estar e saúde dos nossos colaboradores e clientes.

 

  1. Referente a matéria-prima para esse setor e, também, tecnologia de ponta, algo a comentar? Em termos, por exemplo, de pintura há alguma inovação? W.A. – Priorizamos a qualidade das matérias-primas que fornecemos aos nossos clientes, por isso temos uma rede de fornecedores selecionados em todo território nacional, o que nos permite manter sempre o comprometimento de entregas e durabilidade dos nossos mobiliários. Podemos considerar como viés de inovação, o corte a laser, que foi uma solução extremamente benéfica ao varejo, uma vez que conseguimos produzir peças sob medida e exclusivas, com um novo nível de agilidade. Além é claro do setor de embalagem, que possui tecnologia e processos ágeis para otimização de tempo e cautela com os mobiliários através dos maquinários.

 

  1. Os projetos solicitados, são entregas pela Immergut com qual prazo? W. A. – Esse é o nosso diferencial, pois nossa média de entrega está entre 20 a 30 dias, um excelente prazo nesse ramo de negócio, considerando as proporções de tamanho da loja.

 

  1. Poderia nos contar um case recente de projeto bem-sucedido e que alavancou as vendas na loja após sua execução? W. A.– Nosso último “Case de Sucesso” em Parceria com a Rede Tok&Stok, produzimos o novo conceito das unidades Studio, a rede otimizou os tamanhos das lojas, para acelerar as vendas e crescimentos na rede, onde houve excelente aceitação do público. Com as novas Lojas Studio, a rede renovou o design dos mobiliários e cores e nós fabricantes estamos bem otimistas para essa nova fase. A ação também gera desafio para toda equipe de produção e montagem. Os mobiliários possuem design que promovem compras mais dinâmicas e interativas aos seus clientes finais. Novas experiências estão sendo geradas, através dos mobiliários executados.

Loja da Rede Tok&Stok, mobiliário Immergut. Foto: Divulgação

 

  1. Quantos itens são oferecidos de mobiliário pela Immergut e cite alguns deles? W.A — A Immergut é uma indústria especializada na fabricação personalizada de equipamentos e mobiliário para lojas. Nossa entrega envolve desde acessórios como pegboard até grandes e complexos mobiliários que estão em alta no mercado como: grandes expositores os totens para autoatendimento e toda necessidade em mobiliário que a loja apresentar. Somos referência para o mercado em execução de projetos de marcenaria e metalúrgica, contando inclusive com uma estrutura toda dedicada à pintura eletrostática. Atualmentetemos parceria com diversos escritórios de arquitetura, designer e engenharia, assim desenvolvemos juntos o mobiliário para lojas e instalações comerciais.

Immergut — O nome vem da tradução literal do alemão que significa SEMPRE BOM. Ao longo desses anos, a empresa participou de grandes eventos e feiras e ganhou prêmios, nas áreas de empreendedorismo / qualidade / varejo. O sistema de trabalho da Immergut tem segue a missão: confiança, transparência e agilidade. A empresa oferece material de alta qualidade, maquinários de última geração e equipe própria para entrega e montagem – responsável pelo suporte completo – desde o orçamento até o pós-venda. Tem sede em Vargem Grande Paulista (SP) e fábrica própria, com 4.500 m² de área operacional, para marcenaria, metalúrgica, pintura eletrostática e líquida. A Immergut também dispõe de frota própria de veículos para realizar suas entregas.

Foto de abertura: Rede Tok&Stok, mobiliário Immergut

Conheça um pouco mais sobre a Immergut: