ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Metaverso no varejo: 50 anos da cultura Smiley

Metaverso no varejo: 50 anos da cultura Smiley

08 abr 2022

No Brasil, dois dos shoppings da JHSF, em São Paulo, abraçaram a campanha que celebra 50 anos da cultura Smiley. Diante da evolução da era da informação e triunfo da desinformação, que foi pauta central no SXSW em 2022, relembramos da mensagem que motivou a criação do Smiley pelo jornalista francês Franklin Loufrani: espalhar boas notícias.

Tido como um ícone fortíssimo de design, o Smiley transitou pela história de forma inteligente e incorporou a inovação, sendo até hoje facilmente reconhecido pelas novas gerações em função do papel que ganhou em 1996, quando entrou para o mundo digital para representar emoções virtualmente – sim estamos falando dos emoticons! 😄

Toda essa viagem no tempo só se fez possível pela existência de um propósito: tornar o mundo um lugar mais feliz e gentil. Por ele, desde 2017 a Smiley Movement atua em urgências sociais e ambientais, se tornando uma das principais empresas de licenciamento do mundo!

Com o grande poder de narrativas por trás dos licenciamentos, entre diversas ativações que envolvem marcas, produtos, arte e cultura para a celebração do Smiley em dimensões on e offline, as lojas – palco de socialização e diálogo – não poderiam estar de fora. A Galeries Lafayette – que vem se destacando muito pela força contemporânea – está na lista de colaboradores criativos da mensagem “Take the Time to Smile”, incluindo também pop-ups em localizações inéditas como Pequim e Xangai.

“Achei incrível ver shoppings no Brasil abraçando esse projeto global, com intervenção artística do Andre Saraiva e curadoria da Sarah Andelman – que foi diretora criativa da Collete, loja que é um marco na história do varejo. A instalação que está ativa na vitrine do Shops Jardins, em função da campanha, é muito do que acredito quando falo sobre o papel de mídia do varejo”, afirma Camila Salek, sócia-fundadora da Vimer Retail Experience. “Curti demais e estou louca para compartilhar projetos nossos nessa vibe, vem coisa boa por aí: o metaverso está aqui e agora!” – completa Salek.

Por Vimer Retail Experience

Foto de abertura, crédito: Divulgação