ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Mais parceiros se unem à Abiesv para ajudar o varejista na reabertura do comércio

Mais parceiros se unem à Abiesv para ajudar o varejista na reabertura do comércio

05 jun 2020

Além de uma cartilha completa com orientações de boas práticas, o projeto traz check list digitalizado e um Selo de qualidade ao lojista

A ACIC- Associação Comercial e Indústria de Campinas (SP) e CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte (CE) são os novos aliados da ABIESV no projeto ‘Loja + Segura’, que  ajuda o varejista na reabertura do comércio. A iniciativa já tem, desde seu lançamento, a parceria tecnológica da startup InfoGo, e os apoios da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo – IDV.

Como funciona: ao entrar no portal http://www.lojamaissegura.com.br/, o varejista tem, de forma clara e exequível, todas as medidas que devem ser tomadas com relação aos funcionários da loja, aos gestores (inclusive referentes a serviços terceirizados e entregadores), aos casos de pessoas suspeitas de infecção pelo Covid-19, além de providências no ambiente. Um guia de orientações a serem tomadas seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde – OMS e as melhores práticas adotadas nos mercados nacionais e internacionais, que reabriram o seu comércio.

Após ler e fazer as adaptações necessárias em seu PDV, o lojista deverá preencher os formulários do cadastro inicial e depois o check list diário, uma boa forma de controlar tudo por meio de checagens periódicas digitais, que comprovarão a adoção das medidas de proteção e darão o direito ao estabelecimento de usar o Selo ‘Loja + Segura’.  Além de um roteiro completo de higiene, o Loja + Segura pretende ser um selo de qualidade e compromisso do estabelecimento com as práticas mais modernas de limpeza e cuidados com o cliente.

Os clientes também poderão conferir que a loja é segura ao ver o selo, bastando escanear o QR Code e checar todas as medidas tomadas, comprovando que a loja seguiu as recomendações. “O consumidor tem um papel importante nesse processo, porque o sistema o permite denunciar o estabelecimento, caso o lojista esteja descumprindo os compromissos que assumiu”, afirma Andrade. “Nós da Abiesv, que reunimos as empresas e profissionais que realizam os projetos mais relevantes do varejo físico, estamos comprometidos em colaborar ao máximo com as lojas que já abriram em algumas cidades do País e as que vão abrir para que estejam realmente preparadas para um retorno com segurança”, conclui.

“A ACIC apoia todas as medidas que visam amparar os empresários, no atual cenário, a atender às normas sanitárias e que trazem orientações que os ajudem na superação deste momento. Auxiliar os lojistas a seguir o protocolo de ações de maneira super prática, conforme as diretivas da Organização Mundial de Saúde, é muito oportuno, pois se trata de regras as quais a grande maioria não estava acostumada. A iniciativa do guia Loja+Segura, é muito bem-vinda para que os varejistas possam reabrir o seu estabelecimento com toda a segurança, tanto para seus colaboradores como para os seus clientes”, afirma Adriana Flosi, presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).  

A Abiesv também criou o Movimento ‘Apoie o Pequeno’ (www.apoieopequeno.com.br), loja virtual gratuita para o pequeno empresário. Leia reportagem: http://portaldovarejo.com.br/iniciativa-da-abiesv-e-conaje-em-parceria-com-a-vtex-cria-programa-emergencial-apoie-o-pequeno/