ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Loja que toca música comercial precisa pagar ECAD

17 jun 2016

Ele é proprietário da Villa Música, o novo associado da ABIESV, que produz músicas para lojistas e acaba de fazer uma coletânea de 12 vídeos no canal do Youtube sobre o seu trabalho, Acesse aqui:

http://bit.ly/1Kzkjhf

Fale sobre a sua empresa. Quando criou, objetivos, clientes, e metas.

Sou maestro, produtor musical e músico há mais de 30 anos. O Villa Música nasceu de uma necessidade particular. A Habitare Casa desejava ter na loja músicas exclusivas, projeto de sonorização surround e lançar CDs com essas músicas. Nina da Rocha Pereira, proprietária da Habitare Casa, me deixou a vontade para desenvolver esse projeto. Logo vi que as soluções que o mercado oferecia eram muito simples. Eles fazem seleções de músicas que já existem. Então, pesquisei sobre Branding Music, Musicoterapia, Neuromarketing e Psicoacústica. Comecei a criar músicas pensando em como o cliente pode ficar mais tempo na loja e consequentemente comprar mais. Estudando esses conceitos desenvolvi um processo de criação que trabalha no sentido de diminuir os elementos nas músicas que podem causar algum tipo de rejeição no ambiente comercial. E as pesquisas nunca acabam… meu estúdio de gravação virou um laboratório de produção de música ambiente exclusiva para lojas.

Por que a música se tornou importante para os lojistas? Em que medida eles podem se beneficiar deste trabalho?

No marketing das sensações, o lojista se preocupa com arquitetura, iluminação, cheiro, V.M, temperatura e a música surge como a cereja do bolo, nessa profusão de sensações. Talvez a música ruim seja um dos principais fatores dos clientes ficarem menos tempo na loja. Mas o que é música ruim?  É difícil dizer que uma música bonita pode causar rejeição na loja, mas isso acontece se essa música traz ao cliente uma recordação ruim como a música que ele ouvia com a ex-namorada. Por isso, nossas músicas são inéditas – não trazem lembranças. Só isso já é uma inovação surpreendente.

Qual é o efeito prático da música no PDV? Há algum estudo que comprove os efeitos?

Há vários estudos na área da Psicologia e Musicoterapia que dizem que nossa mente identifica primeiramente a melodias nas músicas. As melodias, na música popular, vêm na maioria das vezes acompanhada de letras e voz. O problema é que algumas letras podem trazer mensagens de gosto duvidoso ou poesias pobres. Outros exemplos de músicas que causam rejeição são músicas relacionadas a estilos muito específicos como religiosos, músicas de saxofone que lembram cerimonias de casamentos, músicas musak que lembram filmes antigos, musicas New Age que dão sono… Estudos na área da Psicoacústica dizem que pessoas se irritam facilmente com determinadas frequencias do som que podem até causar crises de sinusite no caso de excesso de frequencias médias. Nossa solução para esse caso é manter a gravação, mixagem e masterização de todas as nossas músicas num mesmo estúdio. Nesse caso, eliminamos problemas sonoros de diferenças de sons entre as músicas.

Existem músicas para cada loja, ou músicas para cada cliente? Uma música para lojas de roupas jovens são diferentes de lojas de cama e mesa?

No Villa Música, criamos um player que distribui as músicas de forma harmônica durante todo o dia. As músicas são as mesmas para todas as lojas. Às vezes, fazemos uma pequena mudança no algoritimo do nosso player e colocamos algumas músicas mais rápidas numa loja de moda jovem. Existe uma pesquisa que diz que, quando pais ou avós vão a lojas de moda jovem, acabam gastando mais do que quando os jovens vão sozinhos. Exemplo: quando o jovem recebe 100 reais ele vai à loja e compra um Jeans, o objeto de desejo. Quando os pais vão fazer as compras eles compram o Jeans, mais os artigos de necessidade como cuecas, meias, camisas, etc. Ou seja, devemos ter na loja jovem um estilo de música que não desagrade os mais velhos. Lembrando também que os jovens levam sua própria trilha sonora nos seus smartphones. Mas qualquer loja que desejar ter músicas em um estilo diferente nós as produzimos.

O que diz a legislação sobre o uso indevido de música em PDV sem autorização dos artistas?

A lei dos direitos autorais diz que toda loja que tocar música comercial precisa pagar ECAD. É lei. O Villa Música isenta os lojistas do pagamento ao ECAD porque todas as músicas são de nossa autoria. Nós criamos as músicas! São muitos profissionais envolvidos nessas produções e muitas horas de trabalho.
Qualquer outra empresa de Music Branding no Brasil simplesmente baixa musicas da internet. Ninguém produz uma música sem quer.

Você acaba de lançar 12 vídeos no canal You tube sobre o seu trabalho. Em essência, o que estes vídeos demonstram?

Mesmo antes de ser aceito como sócio da ABIESV, eu já participava dos backstages e sempre tive contato com muitos lojistas. Nas conversas com lojistas percebi que o único diferencial que os lojistas viam no Villa Música era a isenção ao ECAD. Nesses vídeos, eu apresento do ponto de vista da ciência e do marketing uma visão mais ampla da importância da música ambiente no PDV. Quem sabe, num futuro próximo, os lojistas percebam que além da nossa música fazer o cliente gastar mais e fazer com que os funcionários fiquem mais atentos, ainda contribua para que a experiência de compra do seu cliente seja primorosa.