ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Incremento nas vendas do varejo no Carnaval

Incremento nas vendas do varejo no Carnaval

09 fev 2020

As expectativas de entidades em algumas regiões brasileiras

Boas notícias para 2020, quando se considera uma alta de 5% no faturamento do varejo paulista em relação a 2019. De acordo com as projeções da FecomercioSP, o valor chegará a R$ 240 bilhões. Em relação especificamente ao Carnaval são esperados 865 blocos de rua em São Paulo, 37% a mais do que no ano passado, o que deve elevar o movimento de R$ 725 milhões conquistado neste período em 2019.

Outras regiões do País também aguardam incremento nas vendas, como os varejistas gaúchos. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul – FCDL/RS prevê um crescimento em torno de 6% na comercialização de produtos se comparado a 2019. Segundo a FCDL-RS, as lojas especializadas em produtos de Carnaval costumam dobrar suas vendas.

O comércio do Rio de Janeiro espera crescer 1,5 % nas vendas em lojas especializadas em carnaval em comparação ao ano anterior, segundo pesquisa do Centro de Estudos do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, baseado em dados de 400 lojistas da cidade.  Já em Brasília, os bloquinhos também atingem bastante a economia. Para este ano espera se manter a mesma geração de empregos conquistada no ano passado, cerca de dois mil, conforme expectativa do Sindicato do Comércio Varejista – Sindivarejista, que estima aumento de 4% nas vendas de produtos para o carnaval, como fantasias e adereços, contra 3% do carnaval de 2019.

“Estamos todos muito otimistas com relação ao varejo para 2020, baseados nas expectativas de várias instituições de pesquisa e entidades de classe. E sempre valem as dicas para se sair bem ao máximo nas datas comemorativas do ano. O Carnaval exige estoque voltado para as comemorações e criatividade para atrair clientes. Se o lojista ficar atento e souber trabalhar, com certeza, aproveitará a oportunidade e conquistará bons resultados em vendas.”, afirma Thais Moro, diretora de Marketing da Abiesv.

Curiosidade — A cidade de São Paulo é o destino mais procurado pelos turistas no carnaval de 2020, segundo dados da Decolar, baseada em sua própria plataforma, que mostra as vendas de produtos de turismo com 80 dias de antecedência. Acredita-se que este primeiro lugar se deve ao fato de existirem na cidade vários blocos, boas opções de gastronomia e compras. Em segundo lugar no destino dos turistas está Rio de Janeiro, que também foi vice em 2019, quando Salvador ocupou a liderança.

Foto: Freepik