ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

IEMI – Inteligência de Mercado traz dados sobre comportamento e mercado de calçados no Brasil

22 abr 2022

Dados do renomado instituto IEMI – Inteligência de Mercado apontam que no ano passado foram gastos cerca de R$ 56 bilhões no varejo de calçados no Brasil, apontando um crescimento de quase 20% (19,7%) em valores sobre 2020. E com 13,8% de aumento considerando o volume de pares vendidos.

Já a produção de calçados, no ano passado, também apresentou crescimento estimado, em 2,9% em relação à 2020, mas ainda não recuperou os níveis anteriores à pandemia.

Em 2019, foram produzidos 22 bilhões de calçados no mundo. Em 2020, com a pandemia e seus desdobramentos, essa produção caiu para cerca de 19 bilhões de pares de calçados.

Durante esse período, o Brasil manteve-se como o quarto maior produtor de calçados, com 800 milhões de pares produzidos, ou seja, 4,2% do montante produzido mundialmente.

No Ranking mundial de 2020, o Brasil ficou na 22ª posição como exportador de calçados, com 93 milhões de pares exportados e movimentando um total de U$ 650 milhões.

Comportamento do ConsumidorDe acordo com o novo Estudo do Comportamento de Compra do Consumidor de Calçados do IEMI, a ser publicado no final deste mês de abril, o gasto médio dos consumidores em sua última compra foi de aproximadamente R$ 264,00. A maioria dos consumidores apontam ainda que a marca foi um fator relevante na hora da compra e 71%  deles disseram que pagariam a mais pela marca de sua preferência.

Social Influencers — Quase 20% dos consumidores de calçados foram impactados por influenciadores das redes sociais. Entre eles, 70% foram impactados por influenciadores do Instagram.

SustentabilidadeEm relação à sustentabilidade, 52% dos consumidores compraram calçados sustentáveis em sua última compra e, dentro desse grupo, 88% acham que a questão da sustentabilidade teve peso relevante em sua decisão de compra.

Cerca de 45% dos consumidores buscaram por calçados sustentáveis antes de realizar a compra. Entre os consumidores que se mostraram dispostos a pagar mais pelo calçado comprovadamente sustentável, 74% deles pagariam de 10% a 20% a mais.

Canais de CompraAnalisando os canais de compra, 60% dos consumidores fizeram a sua última compra de calçados em lojas físicas e cerca de 40% compram pela internet.

Entre os que compraram pela internet, 50% deles acessaram a loja virtual utilizando a busca pelo Google, enquanto 26% acessaram a loja via Instagram.

Eles preferem comprar pela internet, principalmente, pela facilidade e pelo preço mais acessível em comparação com a loja tradicional. Veja vídeo:

Fonte: https://www.iemi.com.br/comportamento-e-mercado-de-calcados-no-brasil/