ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Iluminação – fator decisivo na arquitetura de lojas

Iluminação – fator decisivo na arquitetura de lojas

28 jun 2019

O lighting designer Antonio Carlos Mingrone, diretor da Mingrone Iluminação, escritório de arquitetura especializado em consultoria e projetos de Luminotécnica, diz que a luz é um fator que pesa mais de 60% como motivação para a venda ao consumidor, segundo pesquisas americanas. “A iluminação é um poderoso instrumento para a criação de um ambiente mais agradável e sustentável. A luz é a protagonista que encerra de forma a efetivar a melhor visibilidade e maior atratividade para a vitrine, fachada e interior da loja”, explica o especialista.

Segundo Mingrone, a iluminação depende do tipo de produto que se comercializa na loja e da proposta de visual merchandising. Deve valorizar os produtos expostos e manter a fidelidade de reprodução de cor de cada um deles. O escritório que o especialista lidera já desenvolveu mais de 4 mil projetos de luminotécnica, em seus 26 anos de mercado. Entre os trabalhos estão: Mosteiro de São Bento, Catedral da Sé, Estação Alto do Ipiranga e Iguatemi JK.

“Investir em uma iluminação correta é muito importante e deve fazer parte desde o início do projeto”. Mingrone fala também sobre o uso dos LEDs, que permitem fornecer alta qualidade de luz, oferece mudanças de cor e variações de sua tonalidade e pode destacar um objeto ou outro na vitrine, além de ter vida útil elevada e menos constância na manutenção.

Iluminação no PDV será tema, juntamente com Store Design, do 31º Backstage do Varejo, evento promovido pela Abiesv desde 2012, que será realizado dia 20 de agosto. O evento é reconhecido por permitir grande troca de experiências e a oportunidade de fazer network de maneira muito intensa.

Foto de abertura  Shoestock Moema – Concept Store e Iluminação: Cast Arquitetura. Foto: Douglas Daniel.