ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Iluminação – fator decisivo na arquitetura de lojas

Iluminação – fator decisivo na arquitetura de lojas

28 jun 2019

O lighting designer Antonio Carlos Mingrone, diretor da Mingrone Iluminação, escritório de arquitetura especializado em consultoria e projetos de Luminotécnica, diz que a luz é um fator que pesa mais de 60% como motivação para a venda ao consumidor, segundo pesquisas americanas. “A iluminação é um poderoso instrumento para a criação de um ambiente mais agradável e sustentável. A luz é a protagonista que encerra de forma a efetivar a melhor visibilidade e maior atratividade para a vitrine, fachada e interior da loja”, explica o especialista.

Segundo Mingrone, a iluminação depende do tipo de produto que se comercializa na loja e da proposta de visual merchandising. Deve valorizar os produtos expostos e manter a fidelidade de reprodução de cor de cada um deles. O escritório que o especialista lidera já desenvolveu mais de 4 mil projetos de luminotécnica, em seus 26 anos de mercado. Entre os trabalhos estão: Mosteiro de São Bento, Catedral da Sé, Estação Alto do Ipiranga e Iguatemi JK.

“Investir em uma iluminação correta é muito importante e deve fazer parte desde o início do projeto”. Mingrone fala também sobre o uso dos LEDs, que permitem fornecer alta qualidade de luz, oferece mudanças de cor e variações de sua tonalidade e pode destacar um objeto ou outro na vitrine, além de ter vida útil elevada e menos constância na manutenção.

Iluminação no PDV será tema, juntamente com Store Design, do 34º Backstage do Varejo, evento promovido pela Abiesv desde 2012, que será realizado dia 8 de agosto. O evento é reconhecido por permitir grande troca de experiências e a oportunidade de fazer network de maneira muito intensa.

Foto de abertura  Shoestock Moema – Concept Store e Iluminação: Cast Arquitetura. Foto: Douglas Daniel.