ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Expectativa do público e reposicionamento no PDV pós-pandemia é o assunto do Talk da ABIESV

Expectativa do público e reposicionamento no PDV pós-pandemia é o assunto do Talk da ABIESV

30 jul 2020

“Em um momento cercado de notícias tristes como o atual, se torna ainda mais necessário que o varejo traga inspiração e encantamento ao público”, afirma o arquiteto Manoel Alves Lima, diretor de estratégia da FAL Design, que será o mediador do próximo Talk da ABIESV, dia 5 de agosto, quarta-feira, às 10h00.

Farão parte da conversa sobre a expectativa do público e reposicionamento no PDV pós-pandemia, Maurício Morgado, sócio da Morgado & Vitelli Consultoria, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da Fundação Getúlio Vargas – FGV-SP, graduado, doutor e mestre em Administração de Empresas; e Ricardo Pastore, fundador e coordenador da Acadêmico do Núcleo de Varejo e do e do Retail Lab da Escola Superior em Propaganda & Marketing ESPM-SP, graduado em economia, doutor em Administração de Empresas e mestre em Gestão de Negócios.

Segundo Alves Lima, em pouco tempo as normas higiênicas serão abandonadas e o foco voltará a ser qualificar a jornada do consumidor, oferecer experiência e imersão nos valores da marca, associar serviços relevantes, e em todo processo virtuoso que se vivia antes. “Em uma sociedade de consumo como a nossa, ir ao shopping representa satisfazer desejos e não apenas necessidades. “Acredito que mindset do consumidor após a vacina vai ser muito parecido com o do pré-pandemia, ou seja, associar o consumo a celebração e prazer”.

Entre os enfoques da conversa no Talk está a integração de canais que já era tendência antes da pandemia: o processo de adaptação da loja física ao digital, agora, será acelerado, tanto em lojas de rua quanto no shopping. “A ênfase do varejo deve ser nas lojas físicas, pois afinal, mesmo depois do evento, são nelas que ocorrerão mais de 90% das vendas”, acredita o arquiteto, que também é professor de Ambientação de Varejo e Visual Merchandising do PEC-Varejo do Centro de Excelência em Varejo da FGV-SP. E o especialista dá uma dica: “Em um momento como esse, qualquer empresário deve resistir a custos para manter a cabeça fora d’agua. O tsunami vai passar e os mais fortes e adaptados sobreviverão”.

Abordagem do bate-papo no Talk — O shopping é um local de celebração, onde se vai em busca da convivência com a tribo, para ter momentos agradáveis, imagens encantadoras, além de informações a respeito de tendências de moda e tecnologia, etc. Uma ilha de prazer no meio da realidade tão árida e insípida do nosso dia a dia. É preciso uma mobilização para que as normas e medidas higiênicas, decorrentes da pandemia, não transformem esse porto seguro em um local sinistro e burocrático. É importante garantir que as mudanças, que serão incorporadas no PDV sejam focadas na contribuição para que o alto astral do programa esteja mais do que garantido. É fundamental usar a criatividade para que, além de mais digital, a experiência de compra se torne mais leve, atrativa e encantadora do que nunca.

Foto: Freepik