ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Estudos apontam que as vendas online na Black Friday, este ano, serão 77% acima de 2019

Estudos apontam que as vendas online na Black Friday, este ano, serão 77% acima de 2019

06 nov 2020

O faturamento das vendas na Black Friday neste ano será superior ao ano passado (quando teve recorde de vendas online). As estimativas são baseadas em dados de pesquisas: conforme a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o crescimento de vendas online deve ser 77% acima de 2019, movimentando R$ 6,9 bilhões. Isso considerando o período da quinta-feira anterior a campanha, dia 25/11, até a segunda pós-campanha, dia 30/11.

Já a Ebit/Nielsen estima que as vendas pela internet cresçam 27%, contando dois dias, quinta e sexta-feira, 26/11, quando acontece a promoção. De acordo com a consultoria este crescimento é devido, sobretudo, ao aumento do hábito de se comprar pela internet, impulsionado pela pandemia. Porém, são considerados outros fatores, como redução da taxa de juros, a criação de contas digitais para o pagamento do auxílio emergencial e o aumento de confiança nas promoções da data.

Ainda outro estudo de mercado, da grande empresa GfK aponta que 91% dos consumidores querem fazer ao menos uma compra na Black Friday. Porém, 44% diz ter menor poder aquisitivo do que em 2019 e 71% esperam poder comprar pagando um valor menor.

Criada nos Estados Unidos na década de 60, a Black Friday ganhou popularidade durante a década de 90, sobretudo com o surgimento do e-commerce. No Brasil, a campanha chegou em 2011, com foco nas promoções pela Internet, por meio do site Busca Descontos, e, desde então, só vem crescendo. Na data, várias marcas oferecem grandes descontos para os consumidores, iniciando a temporada de compras do Natal.

Foto da abertura: Freepik