Especialistas dão boas dicas de VM para aumentar as vendas no Dia das Crianças
Investir no lúdico, em espaços instagramaveis, em vitrines chamativas e pontos de atração no interior da loja são algumas sugestões, mas, acima de tudo, é necessário fazer um planejamento e ter profissionais capacitados
“O lúdico sempre. Crianças e adultos são atraídos pelo lúdico nesta época. Para tal, cenários e movimentos de manequins que apostem no tom da “brincadeira”, além de espaços instagramáveis, uma boa maneira de atrair consumidores para o espaço físico, e chamar a atenção nas divulgação nas redes sociais”, diz Ará Candio, especialista em Visual Merchandising há mais de 20 anos, e fundador da VIU – Visual Identidade Única.
Já Endrigo Pontes, cofundador da Vitrail, ressalta que o fundamental é, antes de tudo, fazer um planejamento. Definir com antecedência quais produtos a loja terá para a data, quantidade, quando estarão disponíveis na loja e se atendem o que o público procura. “Independentemente do tamanho da empresa o planejamento deve existir. É possível fazer vitrines lindas com criatividade e investimento comedido em materiais. Um profissional da área de VM pode ajudar muito neste ponto”.
Pontes também destaca que o varejista não pode limitar o trabalho de VM apenas a vitrine, é importante que esteja em toda a loja. “O que se faz na vitrine tem que ter uma continuidade e sinergia com o interior da loja. É importante criar pontos de atração, seja em mesas ou expositores de parede, que deem ênfase aos produtos novos e também aos que tem grande quantidade em estoque. É o momento de vender. Além disso, é também fundamental criar sugestões de uso do produto e indicar os acessórios que combinam. Isso contribui muito para o aumento nas vendas e gera segurança em quem compra”.
Candio concorda: “Planejar sempre. A antecipação do planejamento a ser implantado em datas comemorativas como o Dia das Crianças é necessária por questões financeiras e criativas. Caso contrário, acaba-se apenas com um possível adesivo de ‘feliz dia das crianças’ nas vitrines e consumidor nenhum é mais atraído apenas por isso”. Conforme o especialista, as datas sazonais bem trabalhadas informam e relembram aos consumidores do que se está por vir. “E diferenciam, quando bem trabalhadas em seus VMs, de uma loja concorrente a outra. De um tipo de público a outro”.
A importância do VM
Conforme Candio, o VM é ferramenta essencial para vendas. “Loja e VM caminham juntos há décadas. Apenas valores e bons serviços não fazem a venda, tem que estar junto com uma boa exposição de produtos, que atraiam e fidelizem consumidores de cada marca”.
Pontes completa ao dizer que essas sugestões de VM não se restringem apenas as datas sazonais, mas a qualquer campanha que o varejista venha a implantar no PDV. “O VM é importante o ano todo. As sazonalidades são temas que podem ser explorados e aproveita o aumento no fluxo das pessoas nos shoppings e locais de compras para vender mais. O VM é um vendedor invisível, ele faz a mágica acontecer dentro do espaço físico, faz despertar o desejo por um determinado produto, conta histórias através da exposição dos itens, traduz o que a marca quer transmitir ao público; e o que pouca gente sabe é que o VM se baseia muito em métricas e busca de resultados para a loja, não se restringe apenas ao estético. O VM é muito mais estratégico”.
VIU – Visual Identidade Única — é um núcleo criativo, que utiliza a expertise na Consultoria em Visual Merchandising para passar o conhecimento que faltava no mercado em relação a tudo que está acontecendo no mundo, através de uma vitrine e de um ponto de venda diferenciado. O seu objetivo tem como base materializar conceitos, traduzir sentimentos do consumidor e refletir inspirações no ponto de venda. A VIU é um manifesto sobre a importância do Visual Merchandising, sua força, seus conceitos e sua apreciação.
Vitrail — fundada em 2008 pelos diretores de criação e especialistas em Visual Merchandising, Endrigo Pontes e Natalino Nascimento. Sediada em São Paulo, capital, é uma empresa de Visual Merchandising com serviço completo, com a missão de servir com qualidade, eficiência, visão estratégica e criatividade.
Veja exemplo de pequeno varejo que investi em Visual Merchandising:
Loja @suitboys — trabalho de VM em pequeno varejo (localização: Santa Cecília/SP).
Projeto: Vitrail