ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Especialistas dão boas dicas de VM para aumentar as vendas no Dia das Crianças

Especialistas dão boas dicas de VM para aumentar as vendas no Dia das Crianças

29 set 2019

 

Investir no lúdico, em espaços instagramaveis, em vitrines chamativas e pontos de atração no interior da loja são algumas sugestões, mas, acima de tudo, é necessário fazer um planejamento e ter profissionais capacitados

“O lúdico sempre. Crianças e adultos são atraídos pelo lúdico nesta época. Para tal, cenários e movimentos de manequins que apostem no tom da “brincadeira”, além de espaços instagramáveis, uma boa maneira de atrair consumidores para o espaço físico, e chamar a atenção nas divulgação nas redes sociais”, diz Ará Candio, especialista em Visual Merchandising há mais de 20 anos, e fundador da VIU – Visual Identidade Única.

Já Endrigo Pontes, cofundador da Vitrail, ressalta que o fundamental é, antes de tudo, fazer um planejamento. Definir com antecedência quais produtos a loja terá para a data, quantidade, quando estarão disponíveis na loja e se atendem o que o público procura. “Independentemente do tamanho da empresa o planejamento deve existir. É possível fazer vitrines lindas com criatividade e investimento comedido em materiais. Um profissional da área de VM pode ajudar muito neste ponto”.

Pontes também destaca que o varejista não pode limitar o trabalho de VM apenas a vitrine, é importante que esteja em toda a loja. “O que se faz na vitrine tem que ter uma continuidade e sinergia com o interior da loja. É importante criar pontos de atração, seja em mesas ou expositores de parede, que deem ênfase aos produtos novos e também aos que tem grande quantidade em estoque. É o momento de vender. Além disso, é também fundamental criar sugestões de uso do produto e indicar os acessórios que combinam. Isso contribui muito para o aumento nas vendas e gera segurança em quem compra”.

Candio concorda: “Planejar sempre. A antecipação do planejamento a ser implantado em datas comemorativas como o Dia das Crianças é necessária por questões financeiras e criativas. Caso contrário, acaba-se apenas com um possível adesivo de ‘feliz dia das crianças’ nas vitrines e consumidor nenhum é mais atraído apenas por isso”. Conforme o especialista, as datas sazonais bem trabalhadas informam e relembram aos consumidores do que se está por vir. “E diferenciam, quando bem trabalhadas em seus VMs, de uma loja concorrente a outra. De um tipo de público a outro”.

A importância do VM

Conforme Candio, o VM é ferramenta essencial para vendas. “Loja e VM caminham juntos há décadas. Apenas valores e bons serviços não fazem a venda, tem que estar junto com uma boa exposição de produtos, que atraiam e fidelizem consumidores de cada marca”.

Pontes completa ao dizer que essas sugestões de VM não se restringem apenas as datas sazonais, mas a qualquer campanha que o varejista venha a implantar no PDV. “O VM é importante o ano todo. As sazonalidades são temas que podem ser explorados e aproveita o aumento no fluxo das pessoas nos shoppings e locais de compras para vender mais. O VM é um vendedor invisível, ele faz a mágica acontecer dentro do espaço físico, faz despertar o desejo por um determinado produto, conta histórias através da exposição dos itens, traduz o que a marca quer transmitir ao público; e o que pouca gente sabe é que o VM se baseia muito em métricas e busca de resultados para a loja, não se restringe apenas ao estético. O VM é muito mais estratégico”.

VIU – Visual Identidade Única — é um núcleo criativo, que utiliza a expertise na Consultoria em Visual Merchandising para passar o conhecimento que faltava no mercado em relação a tudo que está acontecendo no mundo, através de uma vitrine e de um ponto de venda diferenciado. O seu objetivo tem como base materializar conceitos, traduzir sentimentos do consumidor e refletir inspirações no ponto de venda. A VIU é um manifesto sobre a importância do Visual Merchandising, sua força, seus conceitos e sua apreciação.

Vitrail — fundada em 2008 pelos diretores de criação e especialistas em Visual Merchandising, Endrigo Pontes e Natalino Nascimento. Sediada em São Paulo, capital, é uma empresa de Visual Merchandising com serviço completo, com a missão de servir com qualidade, eficiência, visão estratégica e criatividade.

Veja exemplo de pequeno varejo que investi em Visual Merchandising:

Loja @suitboys — trabalho de VM em pequeno varejo (localização: Santa Cecília/SP).

Projeto: Vitrail