ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Especialista conta como o VM informa, orienta e engaja no mundo das drogarias

Especialista conta como o VM informa, orienta e engaja no mundo das drogarias

09 jul 2019

A publicitária Luciane Righetti, em entrevista ao Portal do Varejo, conta sobre seu trabalho, atualmente, como gerente de Design de Lojas das Drogarias São Paulo e Drogarias Pacheco, um dos maiores players do varejo farmacêutico brasileiro. “O Visual Merchandising tem como uma das missões receber os clientes e orientá-los para a melhor experiência de compra dentro da nossa loja. Por isso começamos desde os mini totens nos estacionamentos, passando pelas vitrines, seguindo para as divisões de mundos e todos conteúdos que temos dentro de nossos espaços”.

Segundo Luciane, as farmácias têm que ter leveza e objetividade para engajar seus clientes e fazê-los se sentir bem para que possam fazer as compras da melhor forma. E como a especialista trabalha com duas redes de farmácia, explica como conduz o trabalho de design neste caso: “Seguimos o mesmo layout para as nossas duas redes, guardando as devidas particularidades das marcas e das cores, por exemplo. Mas a comunicação, o conteúdo e a forma como interagimos com nosso cliente tem um mesmo padrão”.

Em início de 2018 foi implantado um novo conceito de loja nas Drogarias São Paulo e Drogarias Pacheco, com uma proposta de valor, ‘Saúde e bem-estar para todos os brasileiros’.  “Assim reunimos as necessidades de todas as áreas do Grupo — Operações, Comercial, Marketing, RH e Segurança do Trabalho – e, junto com um dos maiores escritórios de arquitetura do varejo, a KT Retailing,  criamos o novo conceito de loja para as bandeiras do Grupo, alteramos formato de loja,  iluminação, piso, mobiliário e, consequentemente, o VM”. Na sequência, Luciane conta que foi realizada uma pesquisa com os clientes, que avaliaram a fachada e como se sentiam dentro da loja. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados. Disseram que a loja está mais confortável, mais iluminada, mais fácil de navegar e que consegue concluir com sucesso e satisfação a missão de compra dentro do espaço da drogaria”.

Também como forma de engajar seus clientes, em 2016, foi lançado  o programa de relacionamento “Viva Saúde” das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, que oferece aos clientes, além de ofertas personalizadas, conteúdos para prevenção e cuidados com a saúde e também experiências para promoção de bem-estar (colesterol, diabetes, entre outros). O programa tem parceria com o Dr. Drauzio Varella, médico especialista amplamente conhecido por abordar de maneira acessível temas diversos do universo da saúde.

A evolução do programa faz parte de uma série de ações realizadas pelas marcas com o objetivo de proporcionar uma interação cada vez mais personalizada e orientadora a seus clientes. Para disseminar conteúdos relevantes de saúde, a companhia iniciou este ano uma “Com essa parceria, unimos a força das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo para disseminar um conteúdo especializado e de qualidade para os mais de 20 milhões de clientes cadastrados no nosso programa de relacionamento”, fala Thaís Lima, Gerente Executiva de Marketing do Grupo DPSP – companhia que administra as marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.

Foto: primeira loja da Drogarias Pacheco, inaugurada em 1892 e revitalizada recentemente. Na Avenida dos Andradas, 43 – Centro – Rio de Janeiro.