ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Encontro da Abiesv reúne especialistas para falar sobre Economia e Startups no varejo

Encontro da Abiesv reúne especialistas para falar sobre Economia e Startups no varejo

22 mar 2019

O Backstage do Varejo chega a sua 29ª edição, dia 28 de março (quinta-feira), na FAAP, e terá palestras e debates com especialistas para discutir assuntos da atualidade: “Projeção da Economia em 2019 e a Influência das Startups no Crescimento do Varejo”. Entre os renomados profissionais palestrantes estão Marcel Domingos Solimeo, superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, que falará sobre a economia nos próximos anos; e Fernando Seabra, líder do GRI – Grupo de Relacionamento com Investidores do Departamento da Micro, Pequena, Média Indústria e Acelera FIESP — maior projeto de integração do ecossistema de Empreendedorismo Brasileiro e de incentivo ao investimento anjo em Startups da América Latina. O executivo falará sobre a influência das Startups no crescimento do varejo.

Na manhã em que ocorrerá intensa troca de experiências haverá, também, o debate Big 4, com apresentações de cases de sucesso de quatro Startups que fizeram a diferença no varejo.

            Projeção da Economia — “O Brasil ainda vive um cenário de incertezas, uma vez que decisões importantes para o desenvolvimento da economia, como a Reforma da Previdência e medidas de redução dos gastos, dependem do Congresso. No caso do varejo, algumas variáveis são muito importantes e devem ser observadas como o emprego, a massa salarial, o crédito e a confiança do consumidor”, diz o economista Solimeo, que também é diretor do Instituto de Economia “Gastão Vidigal” da ACSP, além de coeditor dos Livros “O Plano Real Para ou Continua?” e “O Plano Real Acabou?”, da Editora Makron Books. É bacharel em economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP; com pós-graduação em Economia Pública pela FEA/USP.

Segundo o economista, o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente, pois dispõe de muita informação e a possibilidade de comparações dos produtos, preços e condições de pagamento praticamente instantâneas, o que obriga ao varejo ser transparente e procurar diferenciais.

Marcel Domingos Solimeo, Superintendente Institucional da Associação Comercial de São Paulo – ACSP

            Papel das startups — Fernando Seabra falará sobre a influência das startups no crescimento do varejo. “Vou começar explicando o que são startups. Seguirei apresentando investimentos de startups aplicadas no varejo. E depois mostrarei porque o varejo deve se atentar a implantar no seu DNA Startup Way (modelo de operação Lean ‘enxuta’ Startup nas organizações para alcançar a transformação digital de forma rápida e sustentável)”, diz Seabra, que participa de diversos processos de avaliação de Startups, entre eles o programa Finep Startup; líder da equipe de analistas do programa Shark Tank Brasil (exibido pelo canal Sony e TV Bandeirantes); mentor do Founder Institute e professor convidado na FIA – Fundação Instituto de Administração e da BeAcademy – EdTech. Foi semifinalista do prêmio Startup Awards 2018 na Categoria – Herói do Ano, maior premiação do ecossistema de startups brasileiro.

Seabra é advogado formado pela PUC-SP, Wharton Business School – Entrepreneurship and Acceleration Program, com especialização em Marketing pela UC-Berkeley e MBA pela Peter F. Drucker School of Business, onde foi professor assistente de eCommerce e consultor da Lexus/Toyota. Formação de membro de CA pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Morou nos USA, França, Suíça, Panamá e Brasil.

(Leia entrevista com Fernando Seabra: http://portaldovarejo.com.br/portal-do-varejo-entrevista-fernando-seabra-lider-do-maior-projeto-de-incentivo-ao-investimento-anjo-em-startups-da-america-latina/)

            Cases Startups – BIG 4 – O debate Big 4, que abre o evento, reunirá algumas das maiores startups do varejo no Brasil. Entre os participantes está Fabio Avellar, executive partner da ICX Labs, que inaugurou o Fitting You – espelho interativo –, na Hering Experience, loja conceito da marca no Shopping Morumbi (SP). O espelho permite navegar por catálogos de produtos escolhendo modelos e variações de cores disponíveis, além de trazer o conceito de omnichannel, que integra o e-commerce com a loja física. A tecnologia permite ao cliente finalizar a compra no e-commerce pelo seu smartphone, com o uso do QR Code, disponível no espelho.

A ICX Labs é uma startup de criação de produtos que trazem inovação para o varejo, por meio de soluções de IoT, inteligência artificial, analytics e omnichannel. “As startups permitem ao varejo implementar soluções de tecnologia com maior agilidade, efetividade e com resultados concretos”, diz Avellar, graduado em Engenharia Elétrica e MBA pela FGV-SP, com extensão pela University of California Irvine. Tem experiências em mercados de alta tecnologia, incluindo empresas como Philips, Eaton e Hubbell.

Já José Jarbas Pereira, CEO da Consume, em sua apresentação no Big 4 falará sobre ‘A importância da gestão da reputação online no sucesso do varejo 4.0”. A Consume criou o único monitor de reputação online global para o varejo e de satisfação do consumidor, o Reptmonitor – www.reptmonitor.com; e foi selecionada pela Oracle, gigante da tecnologia, para integrar seu programa Global de aceleração de startups, Oracle Global Startup Ecosystem.

“Através de dados exclusivos extraídos de nossas ferramentas e apps de Big Data, demonstro como a opinião de seu consumidor na Internet afeta diretamente o sucesso de um negócio. Introduzo também a nova estratégia de ORM (Online Reputation Management), utilizada com sucesso por grandes empresas globais na gestão da reputação online”, diz Pereira, que há mais de 20 anos se dedica ao marketing digital e soluções de customer services.

Outro integrante da mesa debatedora, Ricardo Infantozzi, sócio-fundador da Centésimo, desenvolvedora de projetos de tecnologias como games, realidade aumentada e realidade virtual, contará sobre o trabalho junto ao Boticário e Sayerlack, onde foi implantada uma tecnologia de propagação de conhecimento com uso de games e da rede de franquias Carmen Steffens.

“A implementação de ferramentas combinadas de aplicativo mobile, vídeos e games, com alta interatividade, estabeleceu um grande impacto na receptividade da informação pela rede”, diz Infantozzi, que no desenvolvimento do mestrado em Gestão do Conhecimento pela USP- IPEN aplicou os primeiros conceitos de games e ambientes virtuais no aprendizado corporativo. É pós-graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela FIAP e graduado em Administração de Empresas e Análise de Sistemas pela FASP. Professor Universitário nas cadeiras de Empreendedorismo, Gestão de Projetos e Gestão de Pessoas.  Para o executivo, startups ou empresas especialistas em novas tecnologias podem oferecer diferenciais e ferramentas ao varejo para ampliar o leque de serviços e bom atendimento aos consumidores.

           No debate também Jefferson Sperandéo Fernandes, sócio-diretor da Smart Points, inteligência de vendas que identifica e fideliza clientes. A Startup criou um programa de pontos direto no pdv, na qual o cliente gera pontos em todas a suas visitas ao estabelecimento, podendo resgatar brindes ou descontos. Formado em design na FAAP com MBAs no IBMEC e Getúlio Vargas, Fernandes atuou por mais de 25 anos em varejo nas áreas de marketing e inovação. Participou como vice-presidente do POPAI, Membro do conselho de comercio eletrônico da Fecomercio e Presidente do Conselho de mkt/clientes da NetPoints.

O mediador do debate será Bruno Ghizone, sócio-fundador da Arsenall Venture Builder,  membro da equipe do maior fundo de Corporate Venture Capital do Brasil, professor de intraempreendedorismo da FIA, profissional com maior histórico de programas de aceleração no Brasil; e ganhador do Prêmio Distinguished Innovator da BSA (Business Software Alliance – maior organização de empresas de software do mundo).

Backstage do Varejo — Evento criado em 2012, já reuniu mais de 5000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. Discute temas que compõem o dia a dia do setor. Atualmente, tem o patrocínio das empresas Lemca Iluminação e Omega Light. E o apoio da Associação Brasileira de Franchising -ABF, Associação Brasileira de Shopping Centers- Abrasce, Associação Comercial de Campinas – ACIC, Espaço APAS, e da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – SBVC.

Serviço:

29º Backstage do Varejo – Projeção da Economia para 2019 e Influências das Startups no Crescimento do Varejo

Data: 28 de março, das 8h00 às 13h00

Local: Auditório FAAPP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Inscrições gratuitas — com Janaina Botelho pelo 5548-7124 ou pelo e-mail: secretaria@abiesv.org.br ou com Lourival Santos 99353-8828 comercial@abiesv.org.br

Informações à imprensa – Credenciamento

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira – cel.: 11 972522360 | dferreira02@terra.com.br