ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
EASi por uma prevenção ainda mais eficiente no Princesa Supermercados

EASi por uma prevenção ainda mais eficiente no Princesa Supermercados

05 nov 2020

Tecnologia da Gunnebo potencializa o uso dos já tradicionais sensores antifurtos ao oferecer coleta de dados e métricas para o varejista

Desde 2010, o Princesa Supermercados — rede carioca, fundada em 1983, e hoje com 26 lojas na região dos Lagos, Niterói e Rio de Janeiro, mais o Centro de Distribuição no bairro da Penha — tem feito investimentos significativos em tecnologia para combater as perdas. Em decorrência disso, os resultados são cada vez melhores. “Quando criamos todos os processos e passamos a investir nas ferramentas preventivas no Princesa, saímos de 3,46% de perdas para 2,56%. De lá para cá, conseguimos, gradualmente, diminuir esses índices. Estamos com o calendário de inventários aberto e hoje estamos com perdas de 1,76%, tendo como meta 1,50%”, argumenta André William Lodrão, gerente de prevenção de perdas do Princesa.

William lembra que para chegar ao atual índice implementou com sucesso o EASi, EAS inteligente integrado com câmeras (monitoramento online) e o Gatecash, soluções da Gunnebo, que contribuem para que a rede melhore os resultados operacionais. A tecnologia EASi, que potencializa o uso dos já tradicionais sensores antifurtos ao contar com os sistemas em rede, coleta de dados e métricas, trouxe impactos extremamente positivos para o Princesa.

Os equipamentos, como as antenas antifurtos e desativadores, conectados à internet possibilitam a coleta e geração de dados organizados a partir do funcionamento diário dos sistemas. “Com essa inteligência, atuamos nas lojas críticas e nelas criamos metodologias preventivas com base nas análises de furtos e no acionamento das antenas. Assim, nossas abordagens são muito mais assertivas”, diz William. “O sistema oferece uma facilidade muito grande, em razão dos indicadores. Conseguimos identificar lojas em que as antenas não acionam e produtos que estão sem etiqueta”, completa.

Entre as principais vantagens do EASi estão o controle para a correta utilização dos equipamentos ao monitorar horários em que as antenas são ligadas ou desligadas, minimizando o tempo de inatividade, o registro da quantidade de desativações de produtos, que possibilita um melhor planejamento de compra de etiquetas antifurtos, assertividade sobre a quantidade de alarmes por antena, com possíveis alertas conforme parametrização definida pelo cliente, além do acompanhamento dos disparos das antenas nas lojas em tempo real. “Essa tecnologia, que nos oferece todos esses indicadores, é fundamental para mensurarmos e promovermos as nossas ações”, diz. A redução de custos e maior agilidade também são fatores importantes para a rotina da rede.  “Com o monitoramento online não preciso ficar abrindo chamados, os reparos são efetuados remotamente. Ganhamos em tempo, produtividade e reduzimos custos”, afirma.

Monitoramento online e Gatecash – Além do EASi, com monitoramento online, o Princesa também tem o EAS integrado com câmeras e o Gatecash. “Com a tecnologia nos auxiliando, não preciso de 10 funcionários na loja, bastam três que façam o trabalho bem feito. Se eles fazem isso com as ferramentas, economizamos na mão de obra e temos os melhores resultados”, completa William.

Com o Gatecash, em especial, fornecido pela Gunnebo desde 2017, William comenta que a companhia conseguiu minimizar as perdas e passou a qualificar melhor seus operadores e fiscais de caixa, que buscam resultados por meio de indicadores e informações de desempenho e controle com os vídeos analíticos. “Através deles podemos atuar diretamente na vida de um profissional. Se existem erros, eles são corrigidos”, diz. “A pandemia também fez com que pudéssemos avaliar com um novo olhar as ferramentas tecnológicas, de modo a extrair delas toda sua eficácia”, avalia.

Durante o período da pandemia, mesmo com o fluxo menor de pessoas nas unidades físicas, os furtos no Princesa continuaram ocorrendo. Pior, começaram a surgir registros de pequenos delitos que não eram tão focados pela segurança. “Os furtantes mudaram o modus operandi, mas isso não alterou a nossa operacionalidade. As etiquetas antifurtos, aliadas às antenas, são muito eficientes. E o Gatecash nos deu uma gama de oportunidades, que vai da redução das perdas à gestão dos operadores”, comemora.

Legenda da Foto: Princesa Supermercados

_______________________________________________________

SOBRE A GUNNEBO (www.gunnebo.com.br)

Com sede na Suécia, e presente em 28 países, a Gunnebo destaca-se no Brasil como fornecedora de equipamentos de proteção eletrônica para o varejo (antenas, etiquetas, cadeados, CFTV e acessórios), além de ser uma referência em soluções de tecnologia para performance de loja (contadores de fluxo, cofres inteligentes, monitoramento de PDV e transferência de mercadorias) que contribuem para melhorar a gestão e os resultados das companhias da indústria e do varejo. A empresa, certificada com a ISO 9001 na categoria Produtos e Serviços, atende redes varejistas em todo o país, como Carrefour, GPA, Sonda,  Nordestão, Super Nosso, Koch, Coop, C&A, Riachuelo, Marisa, Centauro, RaiaDrogasil, DPSP, Farmácias Pague Menos, Lojas Americanas, Magazine Luiza, etc.

_______________________________________________________

ASSESSORIA DE IMPRENSA DA GUNNEBO BRASIL

Core Group (www.coregroup.com.br)

Sandra Takata (sandra@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5507

Helder Horikawa (helder@coregroup.com.br) – Tel. (11) 2832-5511