Dicas sobre Visual Merchandising e Iluminação
Aqui uma série de orientações sobre Visual Merchandising e Iluminação, colhidas de profissionais renomados do setor, em eventos das quais a Abiesv promove ou participa:
- o primeiro passo para os interessados em implantar ou melhorar o Visual Merchandising é a criação de plano diretor integrado – marketing/comunicação, produto, operações/capital humano
- no trabalho de Visual Merchandising é importante treinar toda a equipe para que esteja engajada em planos e metas da empresa, a loja além de bonita deverá ser comercial.
- fundamental a instrução do profissional que interage com o cliente sobre as técnicas de Visual Merchandising básicas para mais fácil evoluir o VM na empresa
- a comunicação da loja deve ter elementos que façam a identificação do consumidor com o Ponto de Venda. Cada loja deve desenvolver um estilo, uma arte, mantendo a integridade do produto e da sua marca
- Os produtos devem ser os protagonistas e destacar sobretudo os que tiverem boas oportunidades de preço, tendência e qualidade.
- se propor, às vezes, a arriscar o diferente, romper paradigmas, com o objetivo de atrair mais clientes e atingir maior taxa de retorno de produtos
- Investir em uma iluminação correta é muito importante – item que deve fazer parte desde o início do projeto
- mas cuidado: a iluminação depende do tipo de produto que se comercializará na loja e da proposta do projeto de Visual Merchandising
- a iluminação deve valorizar os produtos expostos e manter a fidelidade de reprodução de cor de cada um deles
- uso dos LEDs permite fornecer alta qualidade de luz, oferece mudanças de cor e variações de sua tonalidade e pode se destacar um objeto ou outro na vitrine, além de ter vida útil elevada e menos constância na manutenção
- atualmente, dependendo da marca e do público, a loja ter um diferencial tecnológico no PDV é muito importante, é uma forma de se oxigenar a marca, deixa-la mais jovem
- e é imprescindível se atualizar sobre os avanços do VM e da Iluminação