ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Dicas preciosas de Visual Merchandising estarão em evento da ABIESV

Dicas preciosas de Visual Merchandising estarão em evento da ABIESV

16 jun 2022

Os participantes do 35º BACKSTAGE DO VAREJO, que acontece nessa quarta-feira, 22/6 (das 8h00 às 12h30), receberão uma série de orientações valiosas sobre Visual Merchandising. Como parte da programação, está o bloco de bate-papo “VM transforma o Atacado”, com mediação de Sonia Paloschi, Diretora de VM da ABIESV, e apresentará dois cases: o projeto da Perfect Way, que criou materiais para compartilhar informações sobre VM com seus três mil lojistas; e a Yoyo Fashion, que iniciou uma reforma com o objetivo de valorizar mais os seus produtos.

A Perfect Way, indústria de confecção feminina com três unidades em Maringá/PR, distribuiu, durante a pandemia, materiais em PDF entre seus lojistas multimarcas, além de realizar live. Neles, forneceu uma série de informações importantes sobre VM com o objetivo de aumentar as vendas. O case será contado pela dona da marca Cristiane Medeiros e por Márcia Pino, integrante do comitê de VM da ABIESV.

“Com a iniciativa, os lojistas aprenderam a melhor forma de exposição e valorização das peças dentro da loja e na vitrine. Essa ação diferenciou a Perfect Way da concorrência”, diz Márcia Pino, especialista em varejo de moda, podcaster e mentora do método loja com estratégia.

Entre as dicas do projeto de VM da Perfect Way estão:

  • As peças não devem ser dispostas por categoria, ou seja, araras só com as blusas, araras só com calças, ou araras só com vestidos, nada de araras monoprodutos ….
  • O ideal são araras coordenadas por look, o que aguça a percepção de valor do cliente sobre o produto
  • O primeiro passo para coordenar as arraras é agrupar as peças por cores
  • Pode ser montar araras com apenas uma cor (tudo branco, por exemplo) ou ir ousando um pouco mais e mesclar cores afins
  • Se quiser brincar mais, experimente intercalar as cores afins para conseguir outros efeitos
  • Na coordenação das peças nas araras, preto, branco e jeans são coringas para separar estampas
  • Para criar um bom visual, a dica é intercalar peças mais longas e mais curtas, fazendo com que sua coordenação tenha movimento
  • E, claro, roupas bem passadas no cabide
  • Quando a loja é multimarcas, é necessário fazer uma curadoria dos produtos que vão para a arara, para serem coordenados
  • E se aconselha toda semana uma edição de produto diferente nas araras

“O valor está por trás de uma necessidade. Ele envolve as percepções do cliente. A percepção de valor diz respeito a maneira como o produto é apresentado”, explica Márcia, e completa: “O importante é apostar em boas mercadorias, adequadas ao público, e se manter sempre criativa e com a cabeça aberta a novos testes dentro do ponto de venda”.

Produções feitas na Perfect Way e distruídas aos 3 mil lojistas

 

Reforma na loja para valorizar mais os produtos

Lilian Salmim, integrando do comitê de VM da ABIESV e especialista em designer de interiores, trabalha para a Yoyo Fashion há quatro anos, onde faz as trocas de cenografias na vitrine e muda a cor da fachada, a toda nova coleção. “A partir da cor que terá mais destaque na coleção, escolhemos um tom para compor a fachada da loja. Geralmente no verão as cores são mais abertas e vibrantes, no inverno os tons são mais fechados, pode até ser pink, mas será um pink mais queimado”, afirma Lilian.

Já com relação aos looks da vitrine, a especialista conta que: “O atacado trabalha com micro coleções, que chegam semanalmente. Tudo é pensado na hora de compor os looks, por exemplo é importante destacar looks na vitrine que tenham estoque, pois as compras funcionam em um sistema de pronta-entrega. Compramos calçados e acessórios para valorizar o styling”.

Porém, agora, o trabalho na Yoyo Fashion cresceu com o início de uma reforma. ”A marca tem muitos clientes fidelizados, mas a ideia é de valorizar mais os produtos e aumentar os seus preços. Para isso foi preciso melhorar as apresentações”, explica Lilian.

Para começar foi criada uma entrada de loja mais imponente. “Antes tínhamos duas vitrines, agora é uma vitrine, porém maior, com conceito mais aberto, iluminação LED, grande e de fácil agrupamento. Logo na entrada da loja, araras dos dois lados, substituindo as prateleiras. Assim o cliente consegue tocar, e ver melhor as variantes de cada produto”.

A loja é muito ampla e essa reforma se estenderá em todos os ambientes. “Fizemos pintura com cimento queimado, a iluminação também recebeu mais spots. Todo o layout da loja foi modernizado. E, agora, está sendo feito o planejamento para essa segunda etapa”, conclui. Para a proprietária da Yoyo Fashion, Diana Hyun Jung Kim, a reforma está trazendo o resultado esperado: agregar valor ao produto e captar novos clientes.

Antes e depois na loja de atacado Yoyo Fashion

 

O 35º BACKSTAGE DO VAREJO, também, terá palestras de Minoru Kamachi, Diretor Soneda Perfumaria – 35 lojas Estado de São Paulo, com o tema ‘Soneda a evolução da perfumaria para um ecossistema de beleza’; e de Gislaine Datorre, Gerente de Visual Merchandising da Via S/A, sobre o tema ‘Desenvolvimento da Casas Bahia Marginal Tietê e jornada de VM na loja’.

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Foto da abertura: loja Perfect Way

35º Backstage do Varejo

Visual Merchandising – Estratégia para Alavancar as Vendas

Dia 22 de junho, das 8h00 às 12h30

FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienó