Dicas preciosas de Visual Merchandising estarão em evento da ABIESV
Os participantes do 35º BACKSTAGE DO VAREJO, que acontece nessa quarta-feira, 22/6 (das 8h00 às 12h30), receberão uma série de orientações valiosas sobre Visual Merchandising. Como parte da programação, está o bloco de bate-papo “VM transforma o Atacado”, com mediação de Sonia Paloschi, Diretora de VM da ABIESV, e apresentará dois cases: o projeto da Perfect Way, que criou materiais para compartilhar informações sobre VM com seus três mil lojistas; e a Yoyo Fashion, que iniciou uma reforma com o objetivo de valorizar mais os seus produtos.
A Perfect Way, indústria de confecção feminina com três unidades em Maringá/PR, distribuiu, durante a pandemia, materiais em PDF entre seus lojistas multimarcas, além de realizar live. Neles, forneceu uma série de informações importantes sobre VM com o objetivo de aumentar as vendas. O case será contado pela dona da marca Cristiane Medeiros e por Márcia Pino, integrante do comitê de VM da ABIESV.
“Com a iniciativa, os lojistas aprenderam a melhor forma de exposição e valorização das peças dentro da loja e na vitrine. Essa ação diferenciou a Perfect Way da concorrência”, diz Márcia Pino, especialista em varejo de moda, podcaster e mentora do método loja com estratégia.
Entre as dicas do projeto de VM da Perfect Way estão:
- As peças não devem ser dispostas por categoria, ou seja, araras só com as blusas, araras só com calças, ou araras só com vestidos, nada de araras monoprodutos ….
- O ideal são araras coordenadas por look, o que aguça a percepção de valor do cliente sobre o produto
- O primeiro passo para coordenar as arraras é agrupar as peças por cores
- Pode ser montar araras com apenas uma cor (tudo branco, por exemplo) ou ir ousando um pouco mais e mesclar cores afins
- Se quiser brincar mais, experimente intercalar as cores afins para conseguir outros efeitos
- Na coordenação das peças nas araras, preto, branco e jeans são coringas para separar estampas
- Para criar um bom visual, a dica é intercalar peças mais longas e mais curtas, fazendo com que sua coordenação tenha movimento
- E, claro, roupas bem passadas no cabide
- Quando a loja é multimarcas, é necessário fazer uma curadoria dos produtos que vão para a arara, para serem coordenados
- E se aconselha toda semana uma edição de produto diferente nas araras
“O valor está por trás de uma necessidade. Ele envolve as percepções do cliente. A percepção de valor diz respeito a maneira como o produto é apresentado”, explica Márcia, e completa: “O importante é apostar em boas mercadorias, adequadas ao público, e se manter sempre criativa e com a cabeça aberta a novos testes dentro do ponto de venda”.
Produções feitas na Perfect Way e distruídas aos 3 mil lojistas
Reforma na loja para valorizar mais os produtos
Lilian Salmim, integrando do comitê de VM da ABIESV e especialista em designer de interiores, trabalha para a Yoyo Fashion há quatro anos, onde faz as trocas de cenografias na vitrine e muda a cor da fachada, a toda nova coleção. “A partir da cor que terá mais destaque na coleção, escolhemos um tom para compor a fachada da loja. Geralmente no verão as cores são mais abertas e vibrantes, no inverno os tons são mais fechados, pode até ser pink, mas será um pink mais queimado”, afirma Lilian.
Já com relação aos looks da vitrine, a especialista conta que: “O atacado trabalha com micro coleções, que chegam semanalmente. Tudo é pensado na hora de compor os looks, por exemplo é importante destacar looks na vitrine que tenham estoque, pois as compras funcionam em um sistema de pronta-entrega. Compramos calçados e acessórios para valorizar o styling”.
Porém, agora, o trabalho na Yoyo Fashion cresceu com o início de uma reforma. ”A marca tem muitos clientes fidelizados, mas a ideia é de valorizar mais os produtos e aumentar os seus preços. Para isso foi preciso melhorar as apresentações”, explica Lilian.
Para começar foi criada uma entrada de loja mais imponente. “Antes tínhamos duas vitrines, agora é uma vitrine, porém maior, com conceito mais aberto, iluminação LED, grande e de fácil agrupamento. Logo na entrada da loja, araras dos dois lados, substituindo as prateleiras. Assim o cliente consegue tocar, e ver melhor as variantes de cada produto”.
A loja é muito ampla e essa reforma se estenderá em todos os ambientes. “Fizemos pintura com cimento queimado, a iluminação também recebeu mais spots. Todo o layout da loja foi modernizado. E, agora, está sendo feito o planejamento para essa segunda etapa”, conclui. Para a proprietária da Yoyo Fashion, Diana Hyun Jung Kim, a reforma está trazendo o resultado esperado: agregar valor ao produto e captar novos clientes.
Antes e depois na loja de atacado Yoyo Fashion
O 35º BACKSTAGE DO VAREJO, também, terá palestras de Minoru Kamachi, Diretor Soneda Perfumaria – 35 lojas Estado de São Paulo, com o tema ‘Soneda a evolução da perfumaria para um ecossistema de beleza’; e de Gislaine Datorre, Gerente de Visual Merchandising da Via S/A, sobre o tema ‘Desenvolvimento da Casas Bahia Marginal Tietê e jornada de VM na loja’.
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Foto da abertura: loja Perfect Way
35º Backstage do Varejo
Visual Merchandising – Estratégia para Alavancar as Vendas
Dia 22 de junho, das 8h00 às 12h30
FAAP Business Hub (rua Alagoas, 903, entrada G2. Higienó