ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Dia dos Pais chegando e como está seu planejamento de vendas?

Dia dos Pais chegando e como está seu planejamento de vendas?

16 jul 2021

Nos últimos dias tem sido noticiado que o varejo se recupera, desde o último mês de abril, e a tendência é melhorar a cada mês, normalizando as vendas conforme antes da pandemia. A notícia é muito boa e será ainda melhor se o varejista souber aproveitar a data comemorativa que se aproxima, o Dia dos Pais (segundo domingo de agosto, dia 8).

Por isso seguem dicas de como encantar seu público e vender mais nessa data:

Primeiro passo — planejar todas as ações para atrair clientes, cronologicamente – o preparo de tudo com antecedência pode ser a chave do sucesso.

Criar uma campanha atrativa — é o ponto principal. Uma campanha que tenha uma história (exemplo: sobre quanto é importante pai e filho conversarem sempre), que irá permear todo o processo: postagens nas redes sociais, mensagens no WhatsApp e e-mails marketing, além de faixas e cartazes na decoração da loja física, entre outras. A comunicação deve ser única, planejada e sincronizada. E, claro, usar e abusar de imagens com cores vivas e que emocionem o público.

–  Ofereça:

. descontos na compra de dois ou mais produtos combinados (como calça e cinto), e nas compras em dupla, quando o filho compra para presentear seu pai e, também, leva para ele;

. kits de produtos que se complementam (por exemplo: creme de barbear e, também, de corpo), mostrando que assim compensa pois o cliente economiza;

. descontos progressivos, a cada valor de compra atingido; e crie programa de fidelização;

. melhores condições de pagamento, facilitando o parcelamento das compras a partir de determinado valor, estimulando o cliente a adquirir mais produtos;

. brindes, como cartões com mensagem, e café com biscoito, que incentiva o cliente a ficar mais tempo na loja. Quanto mais engajamento, melhor.

Faça parcerias – com o comércio local, para colocar panfletos no balcão e, também, oferecer descontos conjuntos para o consumidor que adquirir nas duas lojas;

Ofereça opções de compras como o vale-presente aos que não sabem o que dar e diversas alternativas de itens e tamanhos (no caso de roupas e calçados).

–  Loja atraente — preparar bem a vitrine, montar uma vitrine virtual para mostrar nas redes sociais e, também, enviar por WhattsApp aos clientes cadastrados. Interior da loja deve estar com exposições organizadas de produtos e de modo que chamem a atenção. Lojas não tão cheias e destacando os produtos para os pais.

Outro segredo está no envio do produto — deve surpreender pela beleza e cuidado. Laços, papéis e cartões personalizados para enfeitar as embalagens. Caso o negócio seja virtual, criar cartões virtuais com mensagem para o Dia dos Pais, libere a criatividade. Caso seu produto seja físico e sua loja seja um e-commerce, esse momento se torna muito importante entre você e o cliente, e é uma poderosa ferramenta de marketing. De acordo com estudos, embalagens atraentes estimulam partes do cérebro relacionadas à busca por recompensa, o que pode influenciar diretamente o seu futuro cliente a comprar mais vezes com você.

Equipe bem treinada – após todos esses cuidados, se sua equipe não estiver treinada de nada valerá. Todos devem estar prontos para um atendimento atento e conhecedor dos produtos e serviços da loja.

Entrega delivery – Entrega com bom prazo é fundamental, ainda mais em datas comemorativas. Hoje, as grandes marcas e redes brigam pela entrega mais rápida, com produtos chegando na casa do cliente em um tempo recorde de 15 minutos.

Importante e obvio – não deixe faltar mercadorias. Abasteça bem seu estoque.

Negociações — faça boas negociações com fornecedores com prazos favoráveis aos pagamentos.

Anote tudo que deu certo em 2021 e se prepare para repetir e aperfeiçoar em 2022.

Curiosidade — O Dia dos Pais no Brasil data de agosto de 1953, quando Sylvio Bhering, diretor do jornal O Globo, teve a ideia de comemorar a data para fins comerciais, conforme já vinha acontecendo com o Dia das Mães. A data inicial era 16 de agosto, dia de São Joaquim. No entanto, mudou para o segundo domingo de agosto, para facilitar a comemoração entre famílias em um dia de folga.

 

Foto: Freepik