ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Dia dos Namorados — Como atrair clientes para sua loja

Dia dos Namorados — Como atrair clientes para sua loja

21 Maio 2021

O comércio brasileiro, agora, aguarda mais uma data promissora de vendas: o Dia dos Namorados. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que a data deva movimentar cerca de R$ 1,65 bilhão, que representa 2,5% em volume de vendas acima se comparado a igual período do ano passado.

Segundo Marcelo Villin, diretor de pesquisa da ABIESV e sócio-diretor do instituto IEMI – Inteligência de Mercado, as vendas nessa data serão positivas e irão favorecer os produtos de uso pessoal: moda, acessórios e beleza. “Assim, será garantida a retomada de setores que perderam muito com a pandemia”, diz o especialista em estratégias de mercado.

O varejista pode aproveitar as dicas de especialistas do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV e fazer de tudo para que sua loja atraia ao máximo os clientes.

 Lilian Salmim e Endrigo Pontes

 . Aproveitando a decoração — como o Dia dos Namorados é bem próximo ao Dia das Mães, muitas vezes, pode-se pensar em uma decoração que se enquadre nas duas datas, onde haverá mudança só na sinalização, como a arte do adesivo. Se programar para os próximos anos, caso não tenha muita verba, essas datas sazonais têm conexão visual. Tenha planejamento e crie um calendário de varejo.

. A Mensagem — é preciso criatividade para se reinventar nesse momento do varejo, deixar a vitrine atrativa e sem grandes investimentos. O Adesivo é uma solução incrível, onde é possível passar uma mensagem, e sinalizar visualmente a data. Apenas tenha cuidado com a poluição visual, seja objetivo e deixe seu produto em destaque. Essa mesma mensagem pode ser usada como padrão para todos os canais da marca. E ainda: seja sensível em suas mensagens, não temos apenas casais héteros, então, melhor falar uma linguagem universal. Lembrando, também, que unificar sua linguagem nas mídias é importante, o físico e o online se complementam.

. Fidelização — lembre de fazer algo direcionado a persona ou ao público-alvo da sua marca, mantenha dessa forma o relacionamento de fidelidade com seus clientes. O Dia dos Namorados é uma data na qual as pessoas se presenteiam também com um look para um encontro, ou até algum item que seja útil e necessário para os dois. Por isso dê sugestões de presentes, e deixe isso sinalizado na vitrine e em todos os canais de visualização. Isso é bem positivo para mostrar opções acessíveis na sua marca.

Loja Lousiana Multimarcas// Jundiaí (projeto de Lilian Salmim). Suporte feito de madeira com mdf ((painel de madeira reconstituída) branco. Adesivo de coração e frase em recorte. Mão articulada de madeira, fácil de encontrar na internet. Depois que parafusar a mão na placa, pode colocar uma flor,  com a sacola da marca.

 

Loja Lousiana Multimarcas// Jundiaí (projeto de Lilian Salmim). Adesivo em recorte. Para quem tem loja com  seguimento masculino e feminino, os dois  podem interagir. Uma rosa na mão do manequim, que representa Pequenos atos de amor.
Loja Lousiana Multimarcas// Jundiaí. Adesivo em recorte. Coração em mdf fácil de encontrar em loja de artesanato. Depois pode pintar com spray da cor que preferir.

 

Ará Candio

. Reuso — da mesma forma que Lilian e Endrigo, Ará ressalta a ideia de materiais que podem ser usados para mais de um evento de cenografia de vitrine durante o ano. Para isso, o desenvolvimento de displays de vitrines, que são elementos que podem ser utilizados de diferentes formas, com área de exposição de produtos e uso de imagens gráficas em contato com estes produtos expostos.

. Impressão gráfica — os adesivos e materiais gráficos, quando criativamente bem utilizados, podem muito bem sair de um simples “Feliz Dia dos Namorados” instalado na vitrine. As criações gráficas, quando bem pensadas, têm possibilidades infinitas, portanto possuir bons fornecedores destes materiais é adequado sempre.

. Espaços — não exagerar na quantidade de manequins, dar os devidos espaçamentos entre eles. E é uma época que se deve gerar esses pontos focais e tentar criar esse clima de “casal”, não necessariamente apenas heteroafetivos, se possível.

Emerson Santos Aragão

. Organização — o cronograma do ano deve ser feito em janeiro, assim se tem um panorama de todas as datas importantes para as vendas durante o ano. Definir todos os detalhes: estratégia (campanha, promoções, etc); comunicação unificada (fotos, produtos…sorteios – em quais canais), estoque (produtos em destaque, quantidade), vitrina (vai ter adesivo, manequins).

. Entrando no clima – a Vitrina deve estar limpa, organizada e precificada. Os seus produtos, de preferência, devem ser os que foram divulgados em suas redes sociais. Assim o cliente fica com a imagem fixa na cabeça. Caso a sua marca seja engajada, manequins devem ser direcionados ao público LGBT, fica bacana para estes dias de diversidade. A decoração da loja poderá ter, por exemplo, bexigas vermelhas em forma de coração, já tradicionais, e se puder fazer happy hour com os clientes, nestas datas especificas, poderá encantar ainda mais.

. Equipe — Treinada, uniformizada, sabendo montar looks, sabendo formas de pagamento e o que está sendo divulgado nas redes sociais da empresa.

Vitrina LGBT

 

Lilian Salmim — atua na área há quase 20 anos, formada em designer de interiores, com especialização em VM, pela College Fashion Londres e docente na Belas Artes. Também especialista em cenografia e diretora criativa do seu estúdio LS Visual Merchandising.

Endrigo Pontes — sócio-fundador da Vitrail, empresa especializada em Visual Merchandising, expert em neuromarketing.

Ará Candio — especialista em Visual Merchandising há mais de 20 anos, e fundador da VIU – Visual Identidade Única.

 

Crédito foto da abertura – Pixabay