ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Dia das Mães: expectativas de vendas do varejo são boas

Dia das Mães: expectativas de vendas do varejo são boas

29 abr 2022

Os varejistas estão otimistas com as vendas para o Dia das Mães (8/5). É o que acredita Sonia Paloschi, diretora de Visual Merchandising da ABIESV. “Todos os lojistas que converso acreditam em um bom resultado este ano, ao menos, melhor do que os dois últimos anos de pandemia, 2020 e 2021”, afirma Sonia, que também está à frente da Purchase Comunicação e Marketing. Porém, acrescenta ela, “não acho que será muito melhor do que 2019, em função da situação econômica atual: a guerra e a inflação alta”.

Mas, de qualquer forma, dados de estudo apontam para um resultado otimista: 71% dos entrevistados pelo centro de pesquisa Behup afirmaram que pretendem celebrar a data, contra 65% do ano passado, e 60%, em 2020. Desses, 54% dos consumidores vão manter os gastos, 28% pretendem aumentá-los e 18% devem diminuí-los.

Ainda segundo dados da pesquisa, esse é exatamente o período mais intenso das compras, entre 15 dias antes da data e a própria semana do Dia das Mães, quando 59% dos consumidores devem ir à busca de presentes. Outros grupos já começaram a busca com um mês de antecedência (15%) e, ainda, há os que farão a compra na véspera da data (21%).

As roupas e os perfumes estão entre os presentes mais procurados esse ano, com respectivamente 26% e 24% do interesse. Em seguida, vem as flores e os chocolates/doces (ambos com 15% cada), calçados e cremes hidratantes (ambos com 14% cada), acessórios (13%) e eletrodomésticos, cesta com quitutes e utensílios domésticos (cada com 9%).

O varejo precisa compensar a crise provocada pela pandemia. Mas a competição é sempre bem acirrada, sai na frente quem investe em técnicas, como o Visual Merchandising, para vender mais. Conforme alega Sonia, tem aumentado o número de varejistas que usam o VM para ser bem-sucedido em suas vendas. “Porém, ainda não alcançamos o real reconhecimento. Muitos fazem vitrine, cenografia, mas ter aquele trabalho estratégico do VM em relação ao desenvolvimento de um projeto, a implantação de uma nova coleção, trabalhar a quantidade de produtos adequados dentro da loja, tudo isso ainda está em falta. Temos um grande caminho a percorrer para que este trabalho tenha o valor merecido”, afirma a especialista.

Novos tempos

Para Endrigo Pontes, membro do comitê de VM da ABIESV e sócio da Vitrail, todos os anos há a expectativa do resultado em vendas, do abastecimento, planejamento, cronograma, material on-line, off-line e as vitrines. “Porém, em 2022, até mesmo por conta do que vivemos nos últimos dois anos, precisamos pensar diferente, em especial no que se refere ao tom adotado na comunicação entre marca e consumidor e, claro, as vitrines”.

Ele questiona: “Que tipo de presente as mães querem ganhar? O quer realmente emociona uma mãe e simboliza o amor? Tenho certeza de que não são corações e flores na vitrine”. Pontes diz que as mães mudaram, têm diferentes estilos de vida “e parece que ainda estamos usando símbolos e frases para mães do passado. É necessário criar campanhas com mais conexão ao estilo de vida das diferentes mães que fazem parte do público-alvo da loja, aliás é fundamental conhecer bem seu público-alvo”. Para o especialista é importante pensar mais em serviços, aventuras, momentos únicos, produtos personalizados, clube de assinatura exclusivo para elas. “Pense em todo tipo de mães, idades, ocupações, hábitos e interesses variados. Acredito que isso tem mais sinergia com o momento atual do que a frase: feliz dia das mães com coração e flores na vitrine”.

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