ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Destaques da Euroshop

Destaques da Euroshop

09 mar 2020

Vários associados da Abiesv viajaram neste começo de ano para os dois maiores eventos de varejo do mundo: NRF (Nova York/EX) e Euroshop (Düsseldorf/Alemanha). Endrigo Pontes, cofundador da Vitrail, especializada em Visual Merchandising, diz que visitar a Euroshop é sempre muito bom, mas que desta vez foi especial. “Marca o início de uma década que vai transformar o varejo e o comportamento de consumo”.

Entre os destaques, Pontes conta sobre os manequins apresentados na feira, que estão mais sustentáveis e realistas, tanto no formato do corpo quanto no rosto, com perucas e maquiagens super bem acabadas; e alguns já feitos em impressora 3D.

Outro segmento que chamou a atenção, conforme o especialista em VM, foi o da tecnologia para gestão, onde é possível se conhecer as preferencias e comportamentos do cliente, com dados mais precisos, por meio de sua interação com o produto e a marca.

Os painéis digitais também encantaram Pontes: “A evolução do Led e a melhora na resolução das imagens, na possibilidade de interatividade, transparência e na ousadia com relação ao tamanho dos painéis. Tudo muito interessante”.

Já o segmento de iluminação está ficando flexível em cor, temperatura, foco, posição do spot. “Tudo no mesmo spot/led controlado por aplicativo em smartfone ou tablet. Além dos spots serem feito em impressora 3D, também de forma sustentável”, conta Pontes.

E por falar em sustentabilidade, este foi outro segmento de destaque, segundo o especialista: inúmeros materiais e revestimentos com apelo sustentável, com elementos naturais e texturas mais orgânicas.

Concorda com isso, Gustavo Carrer, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Gunnebo, “a sustentabilidade finalmente assume seu papel de protagonista do planeta, levando consigo toda a cadeia de fornecedores. “Ainda há muito o que criar, aperfeiçoar, implantar, mas é impossível pensar em sustentabilidade sem contar com a capilaridade do varejo”.

Segundo Carrer, diferente da NRF Retail’s Big Show, que apresenta anualmente uma série de ideias e tendências que nem sempre se tornam realidade no varejo, a Euroshop mostra as inovações que de fato estão disponíveis para os negócios do setor.

Neste ano, Carrer destaca, além de sustentabilidade, mais dois grandes drives, presentes em praticamente quase todos os estandes: self-is-beautiful e design first”, afirma.

O self-is-beautiful, ou seja as lojas autônomas, checkouts, lockers, carrinhos de compra, provadores, pagamento. “O varejo caminha a passos fortes na direção de oferecer a opção ‘faça você’, seja para reduzir custos, minimizar fricção ou ainda proporcionar agilidade aos clientes”, explica o executivo.

Já o design first, segundo Carrer, é a valorização da estética em sintonia com a funcionalidade finalmente foi além dos pavilhões de visual merchandising, manequins e mobiliário e chegou para valer no mundo da tecnologia. “Mais que o cuidado com a ergonomia e acessibilidade dos equipamentos, o design está vivo e presente nas telas: tabelas, gráficos e infográficos mais simples e fáceis de entender”.

Mais associados da Abiesv estiveram em um ou nos dois eventos de varejo e puderam conferir de perto as tendências para 2020 e os próximos anos: Kawahara & Takano Retailing, Expor Manequins, Studio Zeh, HMY Group, Omega Light e Lemca Iluminação, entre outros.

Realizada de 16 a 20 de fevereiro, na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, a Euroshop acontece a cada três anos, com mais de 2.000 expositores, de mais de 60 países e cerca de 115 mil visitantes.

Legenda da foto: Tecnologia de gestão de dados dos clientes da Scala