ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Despertando sensações

Despertando sensações

11 mar 2021

Para falar de Brand e identidade visual, o Portal do Varejo convidou Thais Moro, arquiteta, formada pela Universidade Estadual Paulista, com pós em Marketing pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, com experiência em criação e coordenação de branding, planejamento estratégico, mapeamento de mercado e tendências e produção de eventos. É, também, diretora de Marketing da ABIESV e gerente de Marketing da Lemca Iluminação, e também foi editora de arte da revista L+D por 5 anos.

Em entrevista, Thais pontua algumas questões importantes, como:

“Elaborar um bom briefing, pesquisar os concorrentes, analisar seu público e buscar referências do seu setor no mundo são alguns passos essenciais

. Como o processo de branding pode fortalecer o negócio e gerar benefícios para o varejista?

T.M. A função do branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão essenciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

Uma marca com personalidade definida aproxima os consumidores. Isso é capaz de gerar diferenciais competitivos, além de fortalecer a preferência pelos seus produtos/serviços, pois o público se sente mais identificado com ela. Um depoimento da experiência do consumidor sobre o seu produto/serviço é valioso.

. Quais são as ações efetivas de branding? 

T.M. A relação entre a marca e o cliente tem que ser muito clara. A sua missão deve ser transparente e coerente com o teu público. Não é promessa publicitária, mas sim um relacionamento completo com o consumidor. Só sobrevive a empresa que entregar o que promete.

Definição de atributos e benefícios, posicionamento da marca, pesquisa de mercado, desenvolvimento de uma identidade visual, que englobe todas as peças e estratégia digital e de conteúdo são alguns itens para serem analisados quando se está construindo ou modernizando uma marca.

. Como branding e identidade visual funcionam em conjunto?

T.M. Branding é o processo de gestão de uma marca. A construção de uma identidade visual para o seu negócio é uma das etapas mais importantes, afinal, é ela que representa o seu produto e atribui a ele características específicas e marcantes. Isso significa criar uma identidade forte, que seja facilmente reconhecida e lembrada pelos consumidores.

. Qual o passo a passo para a criação da identidade visual? 

T.M. Elaborar um bom briefing, pesquisar os concorrentes, analisar seu público e buscar referências do seu setor no mundo (a internet facilita muito). Defina os elementos, símbolos, cores e fontes. Procure ajuda profissional. Contrate uma agência ou um designer. Lembre-se: tem muitos detalhes técnicos envolvidos em uma identidade visual. Sua marca deve ter personalidade para se destacar e qualidade para fidelizar. Ela está em todos os processos da sua empresa.

. Exemplo de uma empresa / case que tem sua marca bem fortalecida e que tem clientes fiéis?

T.M. O maior exemplo é a Apple. Pelo oitavo ano consecutivo, a Apple é considerada a melhor marca do mundo, de acordo com pesquisa anual de valor das marcas globais da consultoria Interbrand.

A estratégia de branding da Apple foi sempre baseada em inovação e design. Surpreender seu consumidor e imaginar aquilo que ele nem ainda imagina, também, faz parte da estratégia da marca. A Apple tem expertise em envolver o consumidor on e offline. Acho um excelente exemplo da integração do varejo físico e virtual.