ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
‘Design no Varejo — Desafios da Loja Física em Busca da Experiência’ é o tema do Talk da ABIESV

‘Design no Varejo — Desafios da Loja Física em Busca da Experiência’ é o tema do Talk da ABIESV

18 set 2020

Arquitetos premiados, especialistas em projetos de varejo, promovem Talk nessa quarta-feira, dia 23/9, às 8h00, sobre “Design no Varejo – Desafios da loja física em busca da experiência”. Rafael Leão, que atua na área de lighting design há mais de 20 anos, já tendo desenvolvido mais de 800 projetos no Brasil e nos Estados Unidos, dos quais 18 foram premiados (Brasil, EUA e México), compartilhará seus conhecimentos ao lado de José Antônio Henrique, titular do Escritório Studio Zeh, com forte atuação em projetos de bares e restaurantes, já tendo seu trabalho reconhecido em diversos prêmios, entre eles: Idea, Best New Store e RDI. A mediação ficará sob a responsabilidade de Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, especialista em trade marketing, comportamento de consumo e gestão de PDV.

O desafio da loja física para buscar o propósito é o grande dilema que temos para o varejo hoje. Tangibilizar o que é proposito dentro de uma loja é trabalho nosso. O propósito pode ser uma ação, um objeto, uma luz. Então, se a loja for amigável, se o desenho da loja for bem legal, se consegue no olhar já perceber que existe um propósito, que existe uma experiência a ser vivida naquela loja”, explica Henrique. Segundo conta o especialista, normalmente a luz é o último toque que se dá no ambiente, mas é um aspecto bem importante. “Com a luz podemos dar a ideia de aconchego e calma, ou de algo dinâmico e que tem por objetivo deixar os clientes mais ativos”. Com relação ao design de varejo pós-coronavírus, Henrique diz que a tendência é a de limpar a loja, fazer uma coisa minimalista e ter uma luz mais tranquila: “Porque a pandemia já foi um impacto tão grande para as pessoas, que hoje todos procuram pela paz, harmonia e uma certa limpeza, inclusive nas formas”, completa o arquiteto.

José Antônio Henrique – especialista em áreas de projetos para varejo, incluindo design estratégico, design gráfico. Palestrante do Brasil Promotion, Associação Paulista de Supermercados – APAS e Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, entre outros. Membro do Retail Design e diretor da área de eventos. Atua no varejo desde 1989, com alguns trends, atendendo Hugo Boss, Vivo, The North Face, Fogo de Chão, Billabong, Star Point, NB Steak, 348 General Prime, Assador, Spicy e Handbook, entre outros.

Rafael Leão – formado em arquitetura e urbanismo. É membro profissional das mais reconhecidas associações de iluminação, como o International Association of Lighting Designers — IALD, o Instituto de Ensino Superior – IES e a Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação – AsBAI, onde atuou como presidente de 2012 a 2015. Já ministrou palestras e workshops em convenções internacionais de iluminação.

Para acompanhar os Talks da ABIESV basta entrar nas suas redes sociais:

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCa1tcjrK8Xel6mfxHUqdCUg/

Facebook: https://www.facebook.com/Abiesv2

Foto: restaurante 348 Corrientes (bairro do Jardins/SP)

Crédito: Sérgio Israel