ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Descubra como engajar emocionalmente o cliente

Descubra como engajar emocionalmente o cliente

28 jun 2019

“Uma das maneiras de engajar emocionalmente o cliente com a marca é por meio dos sentidos, criar toda uma atmosfera ao redor que envelopa quem entra na loja. Esta atmosfera envolve arquitetura, visual merchandising, atendimento, marketing, além do aroma e da trilha sonora”, diz Juliana Neves, professora IED, mestre em Design pela PUC/RJ e, desde 2004, sócia-proprietária da Kube Arquitetura, escritório especializado em arquitetura comercial e sensorial, e que, recentemente, assumiu a diretoria da Abiesv, Regional Rio de Janeiro.

Juliana é responsável por uma pesquisa exclusiva em design e emoção e ênfase em design para todos os sentidos, parte dela desenvolvida na Brown University (Providence, Rhode Island). “O produto final deste estudo foi o método de se projetar para todos os sentidos e ter engajamento emocional, mas se o cliente não tiver propósito, não tiver uma marca com um bom embasamento, nem conceito e não souber quem é seu público-alvo, de nada adianta, porque o engajar emocionalmente o cliente vem depois, é a cereja do bolo”, explica a arquiteta, que também tem especialização em Branding e em Experience Design, pela escola dinamarquesa Kaospilot e é autora do livro ‘Arquitetura Sensorial – A Arte de Projetar para Todos os Sentidos’.

Segundo a especialista, um dos cases mais impressionantes neste sentido é o Starbucks Coffee Sanctuary (em Bali, na Indonésia), pensado para enaltecer, emocionar e engajar através dos nossos sistemas sensoriais. Ao entrar na loja, o consumidor é apresentado a uma plantação de café, ponto produtivo. Em um outro espaço, o berçário, tem uma produção de mudas, com estufa. “Cada detalhe foi pensado com o propósito de educar, do visual ao cheiro, tudo”, afirma Juliana.

Este tema está ganhando projeção, acredita a arquiteta, “no Brasil também já temos iniciativas sensoriais, como a própria loja do Aquário Marinho do RJ. Com nossa assinatura, o projeto usa recursos sensoriais e de visual merchandising para fazer com que as pessoas olhem tudo na loja. Até o piso foi feito pensando nisso. A loja, modular e flexível, tem até alguns ‘truques’ para aumentar a permanência do cliente”.

Entre os demais trabalhos da Kube Arquitetura está a Loja Special Adventure Bike Shop (rua General. Polidoro, 174 Bairro de Botafogo, RJ), onde foram criados os mundos de bikes, bike urbana, bike de velocidade, entre outras, incluindo os acessórios, para uma melhor organização dos produtos. “O objetivo é receber o cliente da forma mais agradável possível. Desde o banheiro, com vestuário, onde os clientes tomam banho, até cada espaço de exposição e fachada. A loja virou um ponto de encontro das turmas”, conta Juliana.

        Laundry Express –  crédito: Thalitha Soares.

Outro case de sucesso é a lavanderia Laundry Express (rua Barata Ribeiro, 529, Copacabana/RJ), cujo lema é ‘Nós amamos cuidar das suas roupas”, com design da fachada em formatos de bolhas, letreiro com desenhos de bolinhas de sabão e cabides fixados no teto. “O trabalho converteu em muitas vendas”, afirma a arquiteta.

(Foto de abertura da matéria — Loja  Special Adventure Bike Shop. Crédito: dhani_b)

Conheça mais detalhes sobre a pesquisa desenvolvida, de ênfase em design para todos os sentidos: