ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Conteúdo, negócios e network  na Convenção 2019 da Abiesv

Conteúdo, negócios e network na Convenção 2019 da Abiesv

01 dez 2019

A entidade contou sobre as ações deste ano e as iniciativas para 2020, entre elas: criação do comitê e de curso profissionalizante de VM, o novo Selo de Qualidade Startup, e a realização de eventos também no RJ e POA

A convenção 2019 da Abiesv, realizada ontem (28/11), na FAAP Business Hub (SP/SP), reuniu grande parte de seus associados em uma intensa troca de conteúdo, experiências e também relacionamento. “Foi produtivo, sobretudo porque houve muita interação, com uma intensa troca de ideias com nossos associados a respeito de assuntos relevantes do varejo atual”, diz Thais Moro, diretora de marketing da Abiesv e organizadora do evento.

A abertura da Convenção foi de Marcos Andrade, presidente da Abiesv, que fez um panorama de 2019, quando foram promovidos os já consagrados Backstage do Varejo, encontros sobre assuntos da atualidade, cuja última edição inovou com a realização, além de palestras, de oficinas práticas sobre o passo a passo da criação de uma marca. O presidente também falou sobre as participações nas maiores feiras do setor, junto com associados (Latam Retail Show e Couromoda, entre outras); e sobre a realização, pela primeira vez, da Rodada de Negócios, que teve bons resultados. “A principal contribuição da Abiesv junto a seus clientes é sem dúvida a difusão do conhecimento. Nosso papel é ajudar o varejista a ter sucesso e acho que estamos no caminho certo, pois qualquer projeto de varejo relevante no País sempre tem a participação de nossos associados”.

Andrade também falou sobre as ações e as novidades para 2020, quando acontecerão, além de quatro Backstage do Varejo, em formatos diferentes, também dois workshops, de Visual Merchandising e de Startups; e a Convenção. Serão um total de sete eventos da Abiesv, que acontecerão não só em São Paulo, mas também no Rio de Janeiro, onde a entidade abriu uma unidade, e Porto Alegre. “Os melhores momentos destes encontros são as conversas, conhecer novos empresários, trocar ideias e aumentar o network para indicações em projetos”, afirma o executivo, que também é CEO da Expor Manequins.

Entre as demais novidades está a criação do Comitê de Visual Merchandising, formado por profissionais e alunos, com o objetivo de ajudar a profissionalizar o segmento. Entre as iniciativas importantes deste comitê está a realização de workshops e a criação de um curso de VM tecnológico em parceria com uma faculdade.

A Abiesv criou, este ano, duas novas categorias de associados, a de VM e Startups. “As startups são fornecedoras do varejo e nesta área tem muita coisa que impactará nos negócios do setor”, explica Andrade. E por acreditar na importância deste segmento é que, no primeiro semestre do ano que vem, será criado o Selo de Qualidade de Startups da Abiesv, um reconhecimento a está área. “O objetivo é levar soluções aos associados indicando startups e seus projetos”.

E mais acontecimentos ainda aguardam 2020. Está na programação, a criação de cursos internos para associados, como de Pit de vendas e de como trabalhar as mídias sociais de sua empresa, entre outros. “Aceitamos sugestões de temas, gostaríamos de saber quais são as maiores necessidades dos fornecedores, além destas áreas”, completa. Por fim, o presidente deixa o seu recado: o grande ouro para uma marca é entender qual é o estilo de vida e os valores de seus clientes. Hoje, existem várias e várias tribos, por isso mais do que nunca a marca precisa achar a sua identidade”.

Outra atração da Convenção foi uma conversa entre os participantes sobre as principais tendências do varejo no próximo ano, com mediação de Sonia Paloschi, diretora de VM da Abiesv e sócia-diretora da Purchase Comunicação e Marketing. A especialista citou questões relevantes que tem impactado o varejo: a mudança no perfil do consumidor, o uso de dispositivos móveis, a integração de loja física e online, e tecnologias como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial e internet das Coisas. “Um dos objetivos é formatar meios para fazer com que o varejo entenda as necessidades atuais deste mercado. As lojas terão que se reinventar senão sumirão”, começou Sonia. E, em seguida, se referiu ao papel dos associados presentes: “essa convenção é sobre o que fizemos e o que vamos fazer e vocês devem enriquecer de ideias para que juntos possamos atingir mais o varejista. O associado só tem retorno da associação se for proativo”.

Nesta apresentação a interação dos associados foi muito intensa. Iara Jatene, sócia-diretora da A6 Arquitetura e Design, disse da plateia: ”antes o varejista se preocupava muito com custo do m2. Hoje isso ficou para trás. O que mais importa é oferecer experiências aos clientes, e faze-los se sentir bem dentro da loja”.

Já Ricardo Guinâncio, CEO & Founder de O Negócio do Varejo, afirmou que a loja, cada vez mais, será um local de ‘mídia, entretenimento e educação’. Comentário que foi completado por Rosely Kawahara, sócia-diretora do escritório de arquitetura Kawahara & Takano Retailing. “Estamos sendo muito solicitados ultimamente pelas lojas para criar projetos que tenham tecnologia, gastronomia e educação. Por exemplo, já fizemos um bar em loja de material de construção, e está sendo o maior sucesso. A loja que só vender produtos irá morrer”. Segundo a arquiteta, que recentemente entregou um projeto de grande peso, uma loja Riachuelo no Shopping Morumbi, “nem sempre o varejista está aberto e quer ousar. Na Riachuelo nós conseguimos inovar consideravelmente, porque o cliente estava aberto para receber ideias”.

A apresentação, na sequência, de Thaís Moro, mostra a grandeza do setor no Brasil, que tem mais de 4,8 milhões de negócios de comércio varejista – só na região sudeste são mais de 2,2 milhões de negócios. A diretora falou também sobre os benefícios do associado Abiesv, entre eles a participação em eventos da entidade gratuitamente, e em feiras do setor com preços diferenciados. Mas, segundo Thais, o bem mais precioso é mesmo “o forte network que existe entre associados e varejistas. Na nossa entidade estão os maiores especialistas em varejo do Brasil. Vamos unir forças para fazer prosperar o setor”.