ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Conceitos de visual merchandising aplicados no restaurante NB STEAK

21 jun 2016

A marca com mais de 20 anos no mercado de Porto Alegre – RS revitalizou-se desde seu logo, que estampa desde seus produtos até seu apelo comercial, que de vender rodízio em quantidades passou a vender qualidade. A implantação desse projeto tem como objetivo apresentar ao mercado um novo conceito de grelhados que reúna o melhor de dois mundos: o top do rodízio e da carne à la carte, agregando um empório com os produtos da casa. A proposta do projeto tem como referência a tendência global de comer, negociar, namorar e comprar no mesmo espaço. Esses espaços foram projetados de tal maneira que a leitura fosse randômica e não linear, isto é, em cada ponto olhado ou visitado há uma informação diferente.

A casa funciona com um único menu de degustação com preço fixo onde o cliente come a vontade. As carnes nobres e dois tipos de peixe vêm à mesa em travessas, com exceção das carnes clássicas, no lugar do buffet é servido saladas finas e sobremesas nacionais típicas reinterpretada por um chef Frances.

O Visual Merchandising foi aplicado nas laterais com o principio Croos Merchandising onde os produtos, suas embalagens e, no caso das bebidas, seus respectivos copos estão harmonizados entre si. As embalagens foram desenhadas e pensadas a partir da sua disposição nas prateleiras, de modo que as embalagens unidas formam frases e palavras.

Todos os acabamentos são sintéticos, anti-chamas e recicláveis. A madeira utilizada foi bambu, os ferros em acabamento natural e o forro mineral com propriedades acústicas. Há um aplique de madeira no teto simulando uma chama que além do aspecto decorativo induz o olhar do cliente para o fim da loja que é uma parede revestida com cortiça negra e algumas bebidas e taças, tirando a impressão de um longo salão. Toda iluminação é focal, valorizando o contraste de claros e escuros, sempre abraçando o cliente. Nas prateleiras de produtos foram utilizadas leds com temperatura morna para não contrastar com o ambiente.