ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como ter foco nos produtos que o cliente deseja — é um dos assuntos do 31º Backstage do Varejo

Como ter foco nos produtos que o cliente deseja — é um dos assuntos do 31º Backstage do Varejo

18 ago 2019

Nesta terça-feira, 20/8, no Centro de Convenções da FAAP

Em uma manhã de intensa troca de experiências, com palestras e apresentações de cases, o Backstage do Varejo, que chega a sua trigésima primeira edição, nesta terça-feira, dia 20/8, terá no palco experts em iluminação e store design, como Yuri Salomoni, diretor de novos projetos da Mobly, que estará ao lado de Julio Takano, arquiteto especialista em projetos para varejo, CEO da Kawahara Takano Retailing. Juntos darão orientações de ‘Estratégias de canais para transformação de negócios — Os  modernos modelos que contribuem para o sucesso de empresas como a gigante Mobly”. Também são palestrantes no evento o lighting designer Guinter Parschalk, titular da studioix, que falará sobre ‘Iluminação – Fator Surpresa’; e Carla Lupinacci, CEO da Lupinacci Arquitetura, que abordará ‘A Importância do Projeto para a Experiência do Consumidor na Loja’.

“Na palestra vamos abordar modelos de empresas DTC (Direct To Consumer) e DNVB (Digitally Native Vertical Brand), que têm em comum o objetivo de facilitar o acesso do consumidor ao que ele deseja ter, conhecer e entender. Têm o foco no acesso rápido e eficiente às informações e produtos que o cliente deseja”, explica Salomoni. “E tem a outra via, da facilidade de fabricantes, indústrias e vendedores mostrarem seu produto a mais pessoas/empresas. Buscando uma escala exponencial de crescimento de vendas, por exemplo”.

O executivo, que foi head do projeto de aplicação de tecnologia para o varejo físico de móveis (com o objetivo de unir a tecnologia à operação), em sua palestra destacará o uso da tecnologia para otimizar experiência do cliente; a importância da análise de dados no varejo, para tomadas de decisões mais assertivas; como ter rapidez na execução e testes de projetos; e como obter processos estruturados e bem montados, para reduzir retrabalho e gastos desnecessários.

O case apresentado, a Mobly, é uma empresa líder no varejo online de móveis e artigos de decoração, que acaba de inaugurar sua primeira loja física, com o conceito omnichannel. “Foi um trabalho focado na experiência do cliente, em otimizar cada m2 de loja e cada venda por m2, e expor o máximo de produtos por m2, que é uma força da marca Mobly (muitos SKUs ativos). A loja encanta e inspira o cliente”, conta Salomoni, que foi o idealizador do projeto de omnichannel da Mobly.

Segundo o especialista, em função de um planejamento bem feito, as vendas da loja física estão um sucesso. “Estamos em busca de melhorias, e alinhados com a estratégia de manter o crescimento agressivo, que no ano passado foi cerca de 50% em relação ao ano retrasado”, conclui.

Takano, que assina a arquitetura, equipamentos, comunicação visual e visual merchandising da Mobly, conta: “A nova loja tem 17 ambientes decorados e espaços especiais, como os de coworking. Ocupa uma área de 4,5 mil m2, que já é bem grande, porém o consumidor tem a impressão de que é maior ainda, em função de termos criado uma jornada do cliente pela loja que passa por muitos ambientes e sempre com informações relevantes e muitos sortimentos”.

Segundo o especialista, a loja foi criada pela necessidade de prover experiência com a marca. “A Mobly se enquadra na estratégia DNVB, pois é nascida na era digital, com foco digital, para clientes digitais. Sem intermediários, sem canais de distribuição, falando e vendendo diretamente para o cliente final. Já o modelo de negócio DTC, que funciona sem intermediários na rede de distribuição, tem como exemplo  a Tramontina”, completa o arquiteto, cujo  escritório que está à frente, a KT Retailing, de arquitetura de negócios e conceitos de store design, tem uma história de sucesso internacional. Takano foi fundador e hoje é conselheiro da Abiesv.

Iluminação – O palestrante lighting designer Guinter Parschalk atua nas áreas de design de produto, iluminação e percepção visual desde 1984, com projetos realizados em vários países, muitos com certificação LEED e AQUA. “A iluminação é fundamental na concepção de um projeto arquitetônico, principalmente quando se lida com um público totalmente diverso, produtos de várias naturezas, funções e valores diferentes entre si”. Segundo o especialista, iluminação é o meio de se apropriar da arquitetura e de como o produto comercializado se insere dentro dela. “Não podemos nos esquecer que LUZ é a primeira e principal impressão que temos de nosso mundo, naturalmente considerando pessoas com visão saudável”.

Parschalk explica como abordará o tema em sua palestra: “O fator surpresa (naturalmente quando positivo) é um dos principais meios de observação, apreensão e motivação humana. Grande parte do público se sente atraído por formas lúdicas ou diferenciadas de se ver e, desta forma, a luz como a matéria prima mais virtual da arquitetura, nos permite, de forma ‘tri’ e ‘quadridimensional’, criar e explorar efeitos condizentes com o espaço e a tipologia do produto em questão”.

A arquiteta e urbanista Carla Lupinacci, CEO da Lupinacci Arquitetura, é mais uma palestrante do Backstage do Varejo e falará sobre todo o processo do trabalho de store design em uma rede de loja ou um PDV, desde o planejamento, arquitetura até a comunicação visual e no que isso reflete na experiência do consumidor na loja. “Hoje a tecnologia deixa o processo na loja muito mais rápido e moderno. Porém, mais importante ainda é a experiência que o cliente tem na loja, é isso que faz a diferença. As novas tecnologias integram todos os processos, mas significa muito saber como o cliente se sente naquele ambiente”, diz Carla, que tem experiência na concepção e solução em projetos de arquitetura promocional e varejo há mais de 20 anos, e já recebeu vários prêmios (entre eles o Prêmio Design 2016 – Estande Ambev Feira ABF). “Outra questão é a integração da loja física com e-commerce que veio para ficar. Hoje, o acesso é globalizado, então, quanto mais integrado tiver todos esses processos de contato com o cliente, com certeza o resultado será melhor”.

Associados e varejistas devem contatar pelos e-mails e assim conseguir seu convite VIP: comerical@abiesv.org.br ou secretaria@abiesv.com.br. Não associados terão um investimento de R$ 100,00.

Inscrições:https://www.eventbrite.com.br/e/31o-backstage-do-varejo-store-design-e-iluminacao-tickets-65728342241

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Serviço:

Backstage do Varejo – ‘Store Design e Iluminação’

Data: 20/8, das 8h00 às 12h30

Local: Auditório FAAP – rua Alagoas, 903 – portaria G1 (SP/SP)

Informações à imprensa

EBC – Escritório Brasileiro de Comunicação

Deborah Ferreira / cel.: 11 972522360//e-mail: dferreira02@terra.com.br