ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como promover experiências online e offline — um dos assuntos no 34º Backstage do Varejo

Como promover experiências online e offline — um dos assuntos no 34º Backstage do Varejo

07 jun 2021

Dia 16/6, das 8h30 às 12h30, será realizado o 34º Backstage do Varejo, com o tema: ‘Varejo e os ambientes de marca: físico e digital’. Gratuito, o evento já tradicional da ABIESV, pela primeira vez será virtual e transmitido ao vivo pelas redes sociais Facebook e Youtube. “A jornada do cliente, sua experiência de compra e os impactos em tempos de pandemia, além de como fortalecer a marca e gerar percepções positivas para o shopper estarão na minha fala”, diz Marcel Morgado, designer gráfico da Novarejo, um dos palestrantes do evento, que reunirá especialistas nas áreas de arquitetura, publicidade, mídia social e gestão de PDV, entre outras.

Com palestra intitulada “Neurobranding, comunicação e comportamento do consumidor: online e offline”, Morgado explica que uma experiência é algo que gera atenção, interesse, desejo, ação e satisfação. “E como isso é traduzido em uma experiência de compra? Um exemplo: se uma lata de Coca-Cola custa hoje R$ 2,49 no Carrefour, o consumidor não se importa em pagar R$ 10,00 em um restaurante como o Paris 6, pelo ambiente e conforto proporcionados. É o mesmo produto e duas formas de consumo”, afirma o especialista, que tem mais de 20 anos de mercado e já desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, entre outros.

Segundo ele, uma experiência de compra envolve dois tipos de benefícios, o emocional, que é mais agradável, na qual o consumidor não tem percepção do tempo, e o benefício racional, cujo processo de compra é mais objetivo, e o cliente calcula preço. “80% das compras hoje são supérfluas, e apenas 20% são de uso essencial”. Morgado continua dizendo que é imprescindível o bom serviço, “porque se o cliente pega uma fila muito grande no caixa da loja, e perde tempo, a sua compra passa a ser racional e logo começa a desistir de levar alguns produtos, preocupado com a conta que ficará alta”.

O designer gráfico, também, fala sobre a importância das experiencias tanto online como offline serem equilibradas. “Têm que atender desde o cliente que quer fazer uma compra rápida, como aquele que quer navegar e saber mais sobre o produto. Esse equilíbrio é muito importante e, claro, entender o seu público”.

Fortalecer relacionamentos — O evento terá palestra também da publicitária premiada Eliane El Badouy Cecchettini, conhecida no mercado como Badu. “Com as medidas de distanciamento social impostas pela pandemia, consumidores descobriram quanta coisa é possível fazer no ambiente digital, usando do computador ao smartphone”, afirma Badu. “Os mundos online e offline eram vistos como ambientes distintos, agora o mundo é phygital. Esse cenário contribuiu significativamente para mudar a jornada de compra do consumidor, obrigando o varejo a se reinventar”, completa a especialista, que também é professora e pesquisadora dos mecanismos de atenção e consumo de mídia contemporâneos.

Segundo ela, a utilização de redes sociais para fortalecer o relacionamento com o público e vender já faz parte da rotina de muitos varejistas e pode ajudá-lo a melhorar os resultados da sua loja. “Formatos que mesclam o virtual e o físico ganharão cada vez mais espaço. Termos como omnicanalidade, social commerce, social selling, dropshipping serão incorporados às estratégias das empresas, independentemente do tamanho que tenham”, conta.

No Backstage do Varejo, Badu falará sobre o tema “Estratégias de mídias sociais para o varejo”. Para ela, buscando soluções para um contexto tão desafiador, varejistas firmaram parcerias e criaram soluções para, ao mesmo tempo, ampliar as funções de seus colaboradores e ganhar mais alcance e conversão de vendas pelo comércio eletrônico. “É fato que a transformação veio para ficar e os empreendedores precisarão se adaptar para não perder espaço. É muito provável que, passada a crise, seja necessário oferecer uma experiência híbrida entre a compra online e a física, a fim de proporcionar uma experiência memorável e única a seu consumidor”.

Também palestrarão a arquiteta e urbanista Carla Lupinacci, especialista na concepção e gestão de projetos em arquitetura comercial, com o tema “A Neuroarquitetura no ponto físico e como o elemento digital influencia na construção da marca”. A responsável pela mediação é Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, que também ministrará palestra sobre “Formas, cores, texturas e sensações no PDV e como usar isso também no digital”.

O 34º Backstage do Varejo tem o patrocínio da LedWave, referência quando se fala em tecnologia em LED no Brasil. Pioneiros em painéis de LED, nos mais diversos formatos e especialistas em projetos para vários segmentos de mercado. Tem cobertura nacional, com a marca consolidada nas principais capitais do Brasil. Tem sede e linha de produção em Goiânia, e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Orlando. Lança a marca WEOOH, maior veículo de mídia DOOH em painéis de grandes formatos (billboard digital) no Brasil. A empresa tem sede por inovação e ama proporcionar experiências visuais memoráveis ao seu público. Para aproveitar a ampla experiência que a empresa tem nesse setor, é que o evento terá mais um conteúdo “Tendências e Cases de Inspiração no Mundo”, título da palestra de Tiago Brito, CEO da LedWave.

O evento tem o apoio da CDL Câmara de Dirigentes de Juazeiro do Norte.

34ª edição do Backstage do Varejo – Gratuito

 ‘Varejo e os Ambientes de Marca: físico e digital’

Data de realização: 16.06.2021

Horário: Das 8h30 às 12h30

Para assistir basta acompanhar as redes sociais da ABIESV:

Facebook (https://www.facebook.com/Abiesv2/)

Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCa1tcjrK8Xel6mfxHUqdCUg)

Mais sobre os palestrantes

Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM, vencedora de duas categorias do prêmio de Mídia Estadão – Pesquisa de Mídia e Gran Prix; premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, coautora de dois livros “Inovação em Sala de Aula” e “Métodos de Ensino para Nativos Digitais”, fruto de seus estudos sobre comportamento e consumo de mídia dos nativos digitais. Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK, do Grupo EP – afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora de Futuro e Tendências na Educação do IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, professora e coordenadora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation, professora no Master de Neurobusiness e no MBA da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação, como Editora Abril, Folha de S. Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald ‘s, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L’oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz e Internacional Paper, entre outras. É Diretora de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation da ACTIB, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Marcel Morgado é atualmente Designer Gráfico na Novarejo, formado em Publicidade pela UNIP, com especialização em Design e Inovação de Embalagem pela ESPM. Com mais de 20 anos de mercado, desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart Brasil, Grupo Saint-Gobain, Heineken Brasil e PremieRpet, entre outros. Já foi jurado de importantes prêmios de Design e PDV, como Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio POPAI, Prêmio Apas Show e Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design.

Carla Lupinacci é arquiteta e urbanista, formada em São Paulo. Experiência de 24 anos na concepção e solução de projetos em arquitetura. Consultoria na área de desenvolvimento sustentável direcionado para os projetos arquitetônicos. Certificação LEED para Lojas, edifícios comerciais e residenciais. Em 1996, iniciou seus trabalhos em arquitetura comercial e corporativa, juntamente com as agências de promoção e publicidade, atuando de forma multidiciplinar e adquirindo conhecimento em visual merchandising, comunicação visual e branding. O escritório tem uma atuação diversificada: projetos comerciais, residenciais, instalações efêmeras e planejamento urbano. Atualmente  cursa neurociência aplicada a arquitetura pela NEUROARQ®️ Academy.  Especialista em planejamento urbano, pela Poli (USP). Especialista nos cursos de Design, pelo Instituto Europeu de Design (IED) em Milão; Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais e Planejamento de eventos, ambos pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) SP, e Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) SP. Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade de São Paulo (USP) SP.

Ana Claudia Costa é graduada em Gestão Estratégica de Moda, MBA em branding, pós em trade mkt, pós em Neromkt, especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo, Master em Pool hunting. Ministra aulas e palestras em comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper mkt, tendências de varejo e environment design e construtora em estratégia de varejo e branding.

Sobre o Backtage do Varejo – Criado em 2012, o evento consolidou-se como o ambiente ideal para varejistas e fornecedores debaterem temas que ajudam a repensar, impulsionar e atualizar as práticas de varejo. Ao todo, já reuniu mais de 7.000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. São discutidos temas que compõem o dia a dia do setor, como: Gestão de Pessoas, Tecnologia, Sustentabilidade, Branding, Economia, Iluminação, Visual Merchandising, Store Design, Tendências e Novas Soluções para o Varejo, entre outros. Leva conhecimento e informações preciosas aos executivos que atuam nos mais diversos segmentos do setor e proporciona a oportunidade a todos de fazer network.