ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como manter o cliente mais tempo na loja e vender mais

Como manter o cliente mais tempo na loja e vender mais

09 jul 2019

Ana Costa, especialista em Neuromarketing e Environmental Design, fala sobre a importância do investimento em Store Design

“Hoje, a loja é o melhor investimento institucional que uma marca pode realizar, existem milhares de pesquisas que confirmam o prazer do consumidor em fazer compras em espaços físicos”, afirma a especialista em Neuromarketing e Environmental Design, Ana Costa, nova diretora de Educação da Abiesv. Segundo a especialista, ferramentas estratégicas, como Store Design, ampliam a visibilidade da marca, geram resultados sustentáveis a médio e longo prazos e proporcionam uma relação de empatia com o cliente.

E para levar este conhecimento aos executivos, que atuam nos mais diversos segmentos do varejo, a Abiesv realiza o 31º Backstage do Varejo, sobre o tema ‘Store Design e Iluminação’, dia 20 de agosto, na FAAP. “Este tema é muito importante, ainda mais nos dias de hoje quando o consumidor busca marcas que traduzam seu propósito em produtos e serviços. O projeto arquitetônico ou store design tem como principal função materializar o conceito de marca, traduzir e transmitir ao público sua essência”.

Conforme a especialista, é fundamental se divulgar novas técnicas e tornar o varejo cada vez mais profissional, “não cabe mais ações pontuais e desconectadas. Nós, profissionais do setor, devemos estimular os varejistas a novos desafios, quebrar antigas barreiras e se tornar mais sedutores aos olhos dos consumidores”. Para Ana, o Store Design e o VM são ferramentas poderosas de diferenciação e criação do conceito de unicidade em um mercado com tanta concorrência, mantêm o cliente por mais tempo dentro da loja, gerando um aumento de vendas. “A forma de exposição de produtos tem como principal função valorizá-los, pois podiam estar passando desapercebidos pelos clientes”.

Segundo Ana Costa, mesmo o pequeno varejista deve descobrir uma linguagem própria, que o diferencie de seu concorrente e que demonstre para o cliente seu cuidado e respeito. “Se não é possível fazer uma reforma na loja, a mantenha limpa, clara, bem pintada, mude constantemente sua proposta de arrumação, fazendo com que pareça sempre diferente e nova. O importante é não permitir que o cliente pense que você não prepara seu espaço de venda para rece