Como ir além da Sociedade 5.0, com Yoko Ishikura, head da Agência Digital do Japão
Na abertura do Latam Retail Show, realizado de 14 a 16 de setembro, digital, o conceito da Sociedade 5.0 no Japão foi abordado por Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi, de Tóquio, membro do Fórum Econômico Mundial, e head da Agência Digital do Japão, órgão criado para coordenar os esforços de atualização tecnológica e digital do país. “Para ir além da sociedade 5.0 é preciso saber usar a tecnologia. Ela é um meio e não o objetivo. E, também, saber usar a criatividade das pessoas. Na transformação digital é necessário criar valor”, são algumas das palavras proferidas pela professora.
De início Yoko explica um pouco sobre a Sociedade 5.0, que começou no Japão, em 2016, e foi uma resposta ao que acontecia naquele momento, a 4ª revolução industrial. “Serve para estabelecer o capitalismo sustentável por meio da cocriação de diversos valores pela transformação digital”.
O início do conceito de Sociedade 5.0 consiste no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia com o propósito de fomentar uma sociedade mais inteligente, com as ferramentas de inovação tecnológicas a favor do bem-estar do ser humano. O conceito foi adotado por Keidanren, Federação de Negócios do Japão, que visa repensar o estratégico para o desenvolvimento sustentável. A entidade iniciou suas atividades na reconstrução do país logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e reúne as mais importantes lideranças dos setores empresariais.
Após a criação do conceito Sociedade 5.0, segundo Yoko, mudanças aconteceram e houve uma maior conscientização sobre meio ambiente. “Temos hoje condições meteorológicas que merecem muito e urgente da nossa atenção. São problemas sérios em várias partes do mundo. No Japão está havendo chuvas muito fortes. Na América do Norte, Costa Oeste, a situação climática está ruim, a qualidade do ar sofreu muito e até tem estradas fechadas”, explana a palestrante.
Conforme explica, a Sociedade 5.0 traz um novo modelo social, é preciso cocriar novos valores. “Nossa campanha está baseada em diversidade e inclusão. Foco na descentralização, abordagens mais híbridas, a sociedade tenta ser mais resiliente e adaptativa”.
Para Yoko, essa seria a transformação após a sociedade 5.0 e além dela. “Os consumidores estão mudando, querem poupar e ter mais experiências. É uma nova era com vendas online e canais digitais.
Líder tecnológico – Quase ao final da palestra Yoko Ishikura faz o seguinte questionamento: “Quem vai liderar a tecnologia no mundo: EUA ou China? China fez muito investimento em tecnologia. Isso preocupa os EUA”.
Em seguida volta ao assunto da abertura de sua apresentação: “Mas o que significa digital? Digital é o propulsor de várias mudanças na sociedade. As pessoas têm receio de perder o que elas têm, como o emprego. Entretanto, o digital, por um lado, criará novas oportunidades. Mas, por outro lado, se nos concentrarmos muito no digital não chegaremos a lugar nenhum. Temos que ter o digital como meio para atingir metas”.
Para Yoko, temos que implantar a tecnologia, por exemplo, para a descarbonização. “É a nossa missão construir um mundo mais sustentável, com ações no setor privado e público. A Agência Digital do Japão será a principal entidade para trazer o capitalismo sustentável global”, finaliza a head.
Sociedade 5.0 — a integração de recursos tecnológicos à vida humana – foi o tema central do Latam Retail Show, promovido pela Gouvêa Ecosystem. O maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina, teve 220 especialistas do Brasil e do mundo, que ofereceram 80 horas de conteúdo assim organizado.
Imagem: Divulgação Latam Retail Show