ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como ir além da Sociedade 5.0, com Yoko Ishikura, head da Agência Digital do Japão

Como ir além da Sociedade 5.0, com Yoko Ishikura, head da Agência Digital do Japão

19 set 2021

Na abertura do Latam Retail Show, realizado de 14 a 16 de setembro, digital, o conceito da Sociedade 5.0 no Japão foi abordado por Yoko Ishikura, professora emérita da Universidade Hitotsubashi, de Tóquio, membro do Fórum Econômico Mundial, e head da Agência Digital do Japão, órgão criado para coordenar os esforços de atualização tecnológica e digital do país. “Para ir além da sociedade 5.0 é preciso saber usar a tecnologia. Ela é um meio e não o objetivo. E, também, saber usar a criatividade das pessoas. Na transformação digital é necessário criar valor”, são algumas das palavras proferidas pela professora.

De início Yoko explica um pouco sobre a Sociedade 5.0, que começou no Japão, em 2016, e foi uma resposta ao que acontecia naquele momento, a 4ª revolução industrial. “Serve para estabelecer o capitalismo sustentável por meio da cocriação de diversos valores pela transformação digital”.

O início do conceito de Sociedade 5.0 consiste no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia com o propósito de fomentar uma sociedade mais inteligente, com as ferramentas de inovação tecnológicas a favor do bem-estar do ser humano. O conceito foi adotado por Keidanren, Federação de Negócios do Japão, que visa repensar o estratégico para o desenvolvimento sustentável. A entidade iniciou suas atividades na reconstrução do país logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e reúne as mais importantes lideranças dos setores empresariais.

Após a criação do conceito Sociedade 5.0, segundo Yoko, mudanças aconteceram e houve uma maior conscientização sobre meio ambiente. “Temos hoje condições meteorológicas que merecem muito e urgente da nossa atenção. São problemas sérios em várias partes do mundo. No Japão está havendo chuvas muito fortes. Na América do Norte, Costa Oeste, a situação climática está ruim, a qualidade do ar sofreu muito e até tem estradas fechadas”, explana a palestrante.

Conforme explica, a Sociedade 5.0 traz um novo modelo social, é preciso cocriar novos valores. “Nossa campanha está baseada em diversidade e inclusão. Foco na descentralização, abordagens mais híbridas, a sociedade tenta ser mais resiliente e adaptativa”.

Para Yoko, essa seria a transformação após a sociedade 5.0 e além dela.  “Os consumidores estão mudando, querem poupar e ter mais experiências. É uma nova era com vendas online e canais digitais.

Líder tecnológico – Quase ao final da palestra Yoko Ishikura faz o seguinte questionamento: “Quem vai liderar a tecnologia no mundo: EUA ou China? China fez muito investimento em tecnologia. Isso preocupa os EUA”.

Em seguida volta ao assunto da abertura de sua apresentação: “Mas o que significa digital? Digital é o propulsor de várias mudanças na sociedade. As pessoas têm receio de perder o que elas têm, como o emprego. Entretanto, o digital, por um lado, criará novas oportunidades. Mas, por outro lado, se nos concentrarmos muito no digital não chegaremos a lugar nenhum. Temos que ter o digital como meio para atingir metas”.

Para Yoko, temos que implantar a tecnologia, por exemplo, para a descarbonização. “É a nossa missão construir um mundo mais sustentável, com ações no setor privado e público. A Agência Digital do Japão será a principal entidade para trazer o capitalismo sustentável global”, finaliza a head.

Sociedade 5.0 — a integração de recursos tecnológicos à vida humana – foi o tema central do Latam Retail Show, promovido pela Gouvêa Ecosystem. O maior evento de varejo e consumo B2B da América Latina, teve 220 especialistas do Brasil e do mundo, que ofereceram 80 horas de conteúdo assim organizado.

Imagem: Divulgação Latam Retail Show