ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Branding agora ainda mais fundamental

Branding agora ainda mais fundamental

16 out 2020

Em entrevista pingue-pongue, Manoel Alves Lima, CEO e diretor de estratégia da FAL Design Estratégico, fala sobre branding, sua importância e seu futuro. Fundada 1986 pela vitrinista e designer de interiores Laura Falzoni e pelo arquiteto Manoel Alves Lima, a FAL, associada da ABIESV, é hoje referência nos segmentos de Arquitetura & Interiores, Branding & Design Gráfico, Visual Merchandising e Inteligência. Entre seus clientes estão Lojas Marisa, Havaianas, Morana, e Ponto Frio.

Hoje o consumidor compra de uma marca ou de outra por uma questão de identificação. Concorda? Por isso inclusive a criação do branding é muito importante? Fale sobre o branding e seus benefícios?

M.A. — Branding tem a ver com a promessa de valor da marca. Porque ela é relevante, o que diferencia seus produtos e serviços, quais bandeiras ela defende… Em uma era de super oferta de produtos parecidos entre si, é natural que essas questões ganhem relevância.

Quais as dicas de como fazer gestão de marca de forma eficaz?

M.A. – Gestão de marca tem a ver com a consistência e coerência aplicada a forma de comunicação do seu DNA. No caso da loja física, desde a aplicação do logo na fachada até a o menor detalhe do projeto. Tudo deve convergir para materializar no ponto de venda da forma mais clara possível a sua identidade e personalidade.

Marcas precisam de um propósito e de valores que vão guiar todas suas ações. Certo? Hoje os empresários têm dificuldades em achar esses valores e propósitos?

M. A. – A questão do propósito é questionável. Até hoje, a maioria dos consultores acreditam que o propósito das empresas é trazer lucro para os seus acionistas. Para mim esse é o verdadeiro propósito da Amazon, Walmart, Lojas Americanas, e da imensa maioria dos varejistas, principalmente os grandes, voltados para preço. Os fatores de diferenciação têm mais a ver com os objetivos, sonhos, e estilo de vida do segmento de público que atendem do que a forma como pretendem melhorar o mundo em que vivemos.

Poderia citar alguns exemplos de marcas recentes, que em função de terem feito muito bem este trabalho, conquistaram sucesso? Inclusive projetos da FAL?

M.A. – Realizamos recentemente um trabalho profundo para a MARISA, reforçando o seu vínculo com a mulher brasileira, mas tratando de modernizar a marca e a sua forma de comunicação no PDV, do high ao low tech. Integramos uma plataforma digital e criamos uma nova forma de diálogo via cartazes e precificadores, além de uma mudança total nos equipamentos, pontos focais e greeters.

Como as empresas devem se posicionar no pós-pandemia? Alguma mudança? Qual o futuro do branding?

M. A. – Depois do Covid, o público vai preferir uma jornada com mais alternativas, podendo ser via rápida, tipo grab and go, ou numa jornada mais imersiva e exploratória.  As empresas terão que se comunicar mais e melhor, de forma integrada e multicanal. O branding será ainda mais fundamental no processo de conquista e fidelização do consumidor.

Foto: Lojas Marisa// Projeto FAL Design Estratégico// Fotos: Vitor Reis