ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Como criar a atmosfera da sua marca

Como criar a atmosfera da sua marca

25 out 2019

A criação de uma marca representa uma escolha pessoal, íntima e de como o seu criador quer ser visto. É com essa frase que o arquiteto Leonardo Koboldt, sócio e diretor de criação da Gad’, consultoria com foco na construção e gestão de marcas, inicia a sua explicação sobre um conceito que defende: a criação da atmosfera das marcas. “Quando a gente pensa em atmosfera, vem a mente o ar que respiramos, o clima que vivemos e o lugar que gostamos de estar. Quer dizer, as marcas criam seus próprios ecossistemas”, explica o especialista que coordenou importantes e premiados projetos nacionais e internacionais em variados segmentos corporativos e de varejo.

Para se criar uma atmosfera da marca, o primeiro passo, segundo Koboldt, é a clareza de propósito. “Isso é que traz a adesão dos consumidores, que compartilham dessas mesmas ideias”. O especialista diz que o consumidor é o protagonista e ponto de partida e chegada deste processo. “Cuide e entenda dos seus clientes e seja proativo a suas demandas, pense sempre na construção de relacionamentos e experiências relevantes com eles”.

O palestrante ressalta, também, que nos dias de hoje as ações da empresa se tornam públicas. “Vivemos uma transformação acelerada provocada pela tecnologia. O varejo deve saber conduzir este momento”. Para Koboldt, um exemplo prático do que as empresas devem levar em consideração, atualmente, é a sustentabilidade: “a empresa que não é sustentável está fora”, conclui, dando exemplo da Harley-Davidson, que há muitos anos já soube criar o propósito da realização de sonhos.

Foto: Vivo Morumbi Shopping / novembro2018 / Crédito: Mikio Okamoto

Veja entrevista que Leonardo Koboldt concedeu no 32º Backstage do Varejo (8/10), evento promovido pela Abiesv: