ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Comitê de VM estimula profissionalização da área e ajuda lojista a contratar o melhor serviço

Comitê de VM estimula profissionalização da área e ajuda lojista a contratar o melhor serviço

13 jan 2021

Criado há seis meses, o grupo de visual merchandising da ABIESV, formado por especialistas renomados, já movimentou o segmento com ações de incentivo e propagação deste trabalho, que está em constante expansão no mercado de varejo

Alguns dos maiores especialistas em VM fazem parte do Comitê da ABIESV, criado em junho de 2020, com os objetivos principais de profissionalizar a área e ajudar o varejista a obter um serviço de qualidade. “Já demos os primeiros passos, entendendo mais sobre como trabalhar com as necessidades da área, fazendo muitas divulgações de conteúdo sobre o segmento e trazendo visuais merchandisers associados para se unirem a nós na ABIESV. Mas ainda há um longo caminho a se percorrer. Acredito que em 2021 poderemos ter eventos presenciais, também vamos promover ações que colaborem com a criação de um curso de VM para que o MEC (Ministério da Educação) aprove e assegure a profissionalização, além da criação do Consultório de VM, que dará consultoria gratuita ao lojista”, conta Sonia Paloschi, coordenadora do Comitê de VM, diretora de VM da ABIESV e que está há mais de 30 anos na área, sendo uma das principais responsáveis pela sua evolução.

Segundo a especialista, o planejamento estratégico do comitê de VM este ano ainda está sendo definido. Porém já adianta que entre as mais importantes ações estão as que aproximarão o varejista deste segmento, mostrando o quanto o VM é importante para que seu negócio obtenha sucesso. “2020 foi um ano atípico, mas 2021 será um ano de ajustes, quando pretendemos fortalecer os laços com o varejista e com os VMs, principalmente seguindo a nossa meta de ter uma rede de profissionais competentes, e deixar de lado os que estão fazendo uso do nome VM sem nem saber trabalhar”, diz Sonia.

Aos interessados em se unir ao Comitê de VM, basta se associar a ABIESV, pelo valor simbólico de R$ 200,00 anualmente.  “Esse ano vamos chamar os associados para fazer atividades, para participar de trabalhos do comitê e a ideia é que, pelo menos uma vez por mês, um deles participe do processo”, completa a executiva, que também está à frente do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising.

O VM tem uma participação muito importante, também, neste período de pandemia, na contribuição com a loja que está preocupada em seguir os protocolos de segurança e saúde. Para Sonia, na reabertura do comércio, era grande a responsabilidade dos lojistas em seguir este protocolo e a ABIESV para ajudá-los lançou a Cartilha/Selo Loja+Segura, que dava segurança aos clientes ao entrar e permanecer naquele determinado ponto de venda. “Mas hoje essa preocupação do varejista acabou se perdendo. Temos percebido poucos que ainda seguem o protocolo todo. Com muitas lojas cheias de gente, provadores sem a higienização necessária, por exemplo. De qualquer forma, o VM deve acompanhar a loja neste trabalho, deixando-a mais clean, seus provadores com mais espaço, etc”.

A executiva participou de muitas mudanças em grandes redes de varejo, ao longo dos anos de profissão, como a da rede Marisa. “Fui contratada em 2000 para implantar um novo conceito da Marisa, com parcerias, e fizemos isso em três anos, quando essa rede começou a se estabelecer em shopping center, ganhando clientes mais exigentes e, consequentemente, a própria empresa começou a ter a necessidade de fazer um trabalho mais efetivo”. Sonia também implantou, junto com o escritório de arquitetura Kawahara & Takano Retailing e a Gouveia de Souza, as lojas da Tramontina, marca que antigamente não tinha seu próprio PDV, pois vendia como indústria no Brasil e internacionalmente. “Este é um case emblemático. Hoje a empresa já tem várias lojas, com produtos para todos os bolsos, gostos e necessidades. E apesar de ter seus próprios PDVs, continua vendendo para os outros pontos, enquanto indústria”, explica.

Sonia também fez um trabalho para a Mix K, em Boituva/SP, rede de lojas de moda feminina, masculina, calçados e acessórios, para os públicos C e D, que resolveu abrir uma loja destinada ao público jovem, entre 15 e 25 anos, com produtos mais estilosos. “Fizemos desde a logomarca, montagem de equipamentos, arquitetura, VM, a partir de um intenso estudo da marca. “Deu muito certo, varejista e seus clientes satisfeitos. Nos últimos anos, o varejo vem se profissionalizando e dando oportunidades para que arquitetos e VMs façam trabalhos com retorno bem positivo”, conclui.

Mix K, em Boituva/SP, projeto do Grupo Purchase Marketing & Visual Merchandising.

 

Faz parte do Comitê de Visual Merchandising da ABIESV os profissionais:

. Ará Candio, especialista em VM há mais de 20 anos e sócio-fundador da VIU – Visual Identidade Única;

. Ayrton Carvalho Mello Junior, que tem mais de 25 anos de experiência em VM e vitrinismo, foi docente do Senac por 10 anos, tendo entre seus clientes a Original Hering  (Marau/RS);

. Emerson Santos Aragão, professor de VM no Senac, especializado em vitrinismo, personal stylist e produção de moda;

. Endrigo Pontes Lima, cofundador da Vitrail VM e especialista também em neuromarketing;

. Lilian Salmim, professora de VM, que tem seu estúdio onde desenvolve projetos de designer store e técnicas de VM exclusivas;

. Márcia Dias Pino, especialista em Varejo de Moda e que tem seu studio Mah Pino;

. Sarah Barbosa, designer de interiores, especialista em VM, que atua na área de Retail Design, já tendo participado do trabalho de grandes marcas do varejo, como Arezzo;

. Sylvia Demestresco, leciona VM na FAAP e Belas Artes e é autora de dezenas de livros sobre vitrine;

. Suyanne Martins Delfino, estudante de VM e concluinte de design de interiores, administradora com MBA Marketing e Branding, com escritório comercial para o varejo.