ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Cinco Associados da Abiesv conquistam ao todo 19 Prêmios de Design de Varejo 2019

Cinco Associados da Abiesv conquistam ao todo 19 Prêmios de Design de Varejo 2019

12 dez 2019

Studio Zeh, Kawahara & Takano Retailing, A6 Arquitetura + Design, Design Novarejo e Fal Design Estratégico — esses associados da Abiesv ganharam destaque na noite de cerimônia do sétimo Prêmio de Design de Varejo 2019 (28/11), promovido pela RDI – Retail Design Institute, e que tem, entre os objetivos, difundir e promover a modalidade de design.

No total, os associados ganharam 19 prêmios, com seus projetos em segmentos variados, desde lojas de moda, supermercados e restaurantes até distribuidora de materiais para marcenaria.

Com o projeto do restaurante 348 (unidades em SP, RJ e EUA), o Studio Zeh abocanhou três prêmios: Loja do Ano, Especial de Iluminação e categoria Cafés, Bares e Restaurantes. E com o projeto da Tânia Bulhões Higienópolis (mesa, perfumaria e listas de casamento) venceu na categoria Quiosques.

“Essa é a terceira vez em sete edições que ganhamos prêmio de melhor loja. Fico feliz e honrado porque o RDI é uma boa referência no varejo”, diz José Antônio Henrique, titular do Studio Zeh. “Em restaurante não adianta só ter comida e preço bons, a experiência do cliente é fundamental. A ambientação, luz, até detalhes como os pratos e talheres, o atendimento, tudo é importante”. Segundo o arquiteto, todos os seus projetos de varejo hoje têm lugar instagramável. “São espaços onde as pessoas têm vontade de se fotografar, se colocar naquele ambiente acolhedor”.

Já referente ao Prêmio com a Tania Bulhões, o arquiteto conta que conseguiu “fazer um luxo democrático em um quiosque, um grande desafio, sucesso de público e de vendas”. O escritório tem motivos para comemorar o ano foi bom. Em agosto, com seu projeto no restaurante Assador (RJ/RJ) conquistou dois prêmios Inovação em Design no Varejo (Prêmio UAU e de Ambientação e Experiência do Consumidor), no Latam Retail Show, promovido pelo GS&MD Gouvêa de Souza, com coordenação da Abiesv e do RDI.

Outro associado Abiesv, o Design Novarejo levou seis troféus. Com o projeto da academia Smart Fit ganhou Prêmio Especial de Comunicação Visual e venceu na categoria Lojas Diversas Médios Formatos. Com a Tienda Inglesa Deli ganhou em Lojas de Alimentação, Minimercados e Conveniência. Com o projeto do Supermercado Mambo ficou em 2º lugar na categoria Supermercados e Hipermercados.  E conseguiu 3º lugar em mais dois projetos: Óticas Diniz, em Lojas de Moda e Acessórios Pequenos Formatos, e Léo Madeiras, como Lojas Diversas Grandes Formatos.

A Tienda Inglesa fica no Shopping Montevideo, no Uruguai. “O espaço tem muita alegria e cores claras. A região tem interferência europeia, então, estudamos bastante os consumidores antes de fazer o projeto. Já estamos até em um segundo projeto com o cliente e desta vez com uma loja maior, um supermercado”, conta Marcos Morrone, sócio-diretor da Design Novarejo.

O projeto Smart Fit, conforme o especialista, está em sua segunda geração. “Na primeira, criamos a marca, o conceito da academia. Nesta segunda edição mudamos a fachada, o visual interno, o conceito gráfico e a iluminação”. Morrone conta que como são várias lojas em três países, aos poucos o novo projeto está chegando a todas elas. “Acredito termos levado o prêmio pela harmonia entre layout, iluminação, comunicação visual, além da sintonia e conexão com o consumidor”.

Outro projeto que o executivo também fala com muito orgulho é o Léo Madeira. “Introduzimos uma série de aspectos novos, tem área de tecnologia, ampliação de produtos, showroom para que arquitetos atendam clientes e ainda transformamos a distribuidora em Multicanal”. Já para a Óticas Diniz foi criado um novo conceito de arquitetura, comunicação e brand. A Design Novarejo está fazendo 30 anos e tem mais de 30 prêmios nacionais e internacionais. Tem lojas no Chile, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, Paris e África do Sul. “Fomos premiados em quase todas as categorias que nos inscrevemos no Design de Varejo. E foi uma pena não termos tido tempo de inscrever mais três projetos”.

A A6 Arquitetura + Design também arrebatou muitos aplausos na cerimônia da RDI. Com o projeto da rede de supermercados Angeloni (voltada para os públicos A e B de Santa Catarina e Paraná), conquistou os prêmios das categorias Supermercados e Hipermercados e 2º lugar em Lojas Diversas Médios Formatos. Já com o projeto da Dasa Panamy, ganhou o 2º lugar na categoria Lojas diversas Pop-up, Ambientações e Shop-in-Shop.

“O objetivo do projeto da Angeloni foi trazer uma nova proposta de área de vendas, acolhedora e moderna, com foco na exposição e experiência dos produtos, rejuvenescendo a marca e atraindo novos consumidores”, conta Iara Jatene, que comanda há mais de 30 anos o escritório, com Solange Renault.

A loja, recém-inaugurada em Curitiba/PR, ocupa o espaço onde existia um Shopping Center desativado, abaixo de três edifícios residenciais, trazendo maior complexidade as definições e decisões do projeto. Fica próxima a uma pequena praça e com grande área de recuo ajardinada. “O conceito do projeto foi integrar estas áreas ao supermercado, através de aberturas na entrada da loja, no bazar e na área de alimentação da padaria. A Angeloni assumiu o paisagismo destas áreas. A fachada incorpora a integração e valorização da paisagem do entorno, por meio de revestimentos transparentes em vidro e uma parede verde de grande impacto e proporções”, explica a arquiteta.

“Logo que o cliente chega à loja, pela rua ou pelo estacionamento, a área de recepção, em frente aos checkouts, tem um ar cool e receptivo, com bancos e plantas, acoplada aos pilares. É uma área de convivência, espera, encontro entre as pessoas, bem diferente das áreas frias de entrada e saídas dos supermercados”, afirma. Segundo a arquiteta, assim começa a experiência desta loja diferenciada, que não tem forro, as estruturas de ar condicionado, iluminação e tubulação são aparentes, e a iluminação integra a ambientação. “Ao entrar na loja, percebe-se a integração dos ambientes e a praticidade das compras. O layout tem como objetivo conduzir o cliente, de forma natural, a percorrer os setores e se encantar com a loja”, diz a arquiteta e ressalta que todos os setores foram analisados de forma a evidenciar a exposição de produtos. “Para cada seção foi estudado e desenvolvido projeto e mobiliário especiais, com o melhor conceito de layout, exposição e ambientação”, finaliza.

A Kawahara Takano Retailing, conceituado escritório especializado em Arquitetura de Negócios, com uma história de sucesso internacional, com o projeto da loja Riachuelo (Shopping Morumbi, SP/SP) ganhou dois prêmios Design de Varejo: de Loja de Moda e Acessórios – Grandes Formatos e Especial de Visual Merchandising.

Com 2.300 m2, a loja é um projeto inovador e disruptivo, uma experiência imersiva de marca. “Fomos responsáveis pelo conceito criativo de store design e visual merchandising. O prêmio reflete o reconhecimento do mercado na estratégia de cristalização do novo posicionamento da Riachuelo e Casa Riachuelo”, afirma Rosely Kawahara, sócia-diretora do escritório premiado.

Rosely conta, ainda, que o grande desafio foi criar um conceito criativo e fio condutor para integração das equipes de Marketing, TI, Operações, Produtos, Engenharia, Arquitetura e Visual Merchandising, “incrivelmente engajadas em cristalizar um conceito de varejo que entrega uma experiência única e inesquecível”.

Segundo Julio Takano, CEO da KT Retailing, que faz projetos há mais de 23 anos, para o departamento de varejo do Grupo Guararapes Confecções, dona da Riachuelo, foi criado algo nunca visto antes em uma loja de departamento. É um novo ponto de partida para a Riachuelo e Casa Riachuelo e um novo conceito que será um marco também para o Shopping Morumbi. Trabalhamos profundamente o conceito de Arquitetura de Negócios, onde o mantra, ser o maior e melhor canal de distribuição de produtos e soluções de moda e estilo de vida para o consumidor moderno, em um templo de edutaiment (educação e entretenimento)”.

A começar pela fachada, a loja chama muito a atenção dos milhares de clientes que passam, pois foram instalados, no piso da entrada e nos pórticos laterais, painéis de LED, que refletem no teto de alumínio composto preto polido, dando a sensação de duplicação do pé-direito da loja. Ao entrar, o consumidor fica encantado com o trabalho produzido em parceria com o arquiteto cenógrafo Pedro Alcântara. Elementos cenográficos, nas áreas das modas feminino, masculino e infantil, contam as histórias das produções das peças: etapas de corte, tecido, tingimento, processo de fabricação e de costura.

A área ‘Riachuelo Pop’, conhecida como mundo GEEK, exclusiva para licenciamentos de moda adulta, feminina e masculina, é um espetáculo à parte. Réplicas de Batman, Mulher Maravilha, Super Man e Coringa criam um espaço extremamente instagramável, e se destacam ao lado de produtos dos Simpsons, Mickey, Rei Leão e Friends, etc. Em outro espaço de moda, Croquis no alto da parede, com desenhos artísticos de roupas, contam um pouco da história das coleções próprias da marca ao longo dos anos. E, ao lado, também no alto da parede, rolos de fios nas cores amarelo e laranja, remetem a um quadro de pintura viva da marca.

No ‘Moda Casa’, agora chamado de “Casa Riachuelo”, o ambiente é aprazível, contemporâneo, minimalista e inspirado em uma atmosfera mediterrânea, com cores suaves em tons de cinza, e utilização de muita madeira no mobiliário. Tem uma vitrine aberta, sem os tradicionais vidros, onde o cliente pode acessá-la pelos quatro lados, ver, tocar e interagir mais de perto, e a loja é percebida como uma enorme vitrine. O piso é de porcelanato com textura de bambu instalado na forma de espinha de peixe e o teto técnico sem forro de gesso, deixa tudo aparente, dando a sensação de low cost (baixo custo) e contribuindo para a percepção de luxo acessível. E o teto da área dos caixas é decorado com 62 cestos de bambu transformados em luminárias.

Outro escritório de destaque na noite de cerimônia foi a Fal Design Estratégico, que conquistou quatro Prêmios: com o projeto da Live Morumbi Shopping venceu em Lojas de Moda e Acessórios – Pequenos Formatos; com Just Fit Itaquera ficou com o 2º lugar em Lojas Diversas – Grandes Formatos; com o projeto da rede de lojas Avenida Estação Cuiabá,  conquistou o 3º lugar na categoria Lojas de Moda e Acessórios – Grandes Formato; e com Tânia Bulhões (Shopping Cidade Jardim), ganhou o 3º lugar em Lojas Diversas – Pequenos Formatos.

Manoel Falsone, sócio-proprietário da Fal Design Estratégico, destaca o projeto da Avenida, rede de lojas de departamento fundada em Cuiabá, e atualmente com mais de 130 lojas espalhadas pelo Brasil. “O objetivo do projeto era o de introduzir uma nova imagem, que a colocasse em condições de igualdade com os nossos magazines de ponta”, conta. Para atender esse desafio, além da arquitetura, interiores e visual merchandising, a FAL realizou um trabalho completo de branding, revisando marca, logotipo, programa de cartazeamento & precificação, transformando a loja em uma plataforma de comunicação com o cliente dos valores da marca e seus diferenciais.

“Na fachada aplicamos o logo com a nova cor proprietária sobre um painel branco, e criamos um portal na cor complementar, para trazer a vibração necessária e fazer a loja brilhar na paisagem do shopping. Abrimos bem as portas e com uma serie de manequins exibindo a melhor proposta de coordenação de produtos de moda, associados aos itens para consumo, criando interesse e promovendo vendas”, conta o especialista. O projeto de luminotécnica, segundo Falsone, foi pensado especialmente para destacar os pontos focais e trazer o impacto necessário no piso e parede.  “Áreas específicas como jeans, infantil, cama & banho, também mereceram um tratamento especial, justificado pela sua importância comercial”. O projeto representa a base para o arrojado plano de expansão da rede e atualização das suas unidades.

“O prêmio do Retail Design Institute é um reconhecimento importante da comunidade de profissionais especializados em projetos para varejo, representando para a equipe da FAL o coroamento de muito trabalho, esforço e dedicação. Inscrevemos projetos desde a primeira edição, e somos muito gratos ao Instituto pela oportunidade de podermos ser avaliados e comparados por um júri tão qualificado como o que tem sido montado pelo RDI”, conclui.