ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Centenas de estabelecimentos em Juazeiro do Norte/CE já têm o Selo Loja + Segura, da ABIESV

Centenas de estabelecimentos em Juazeiro do Norte/CE já têm o Selo Loja + Segura, da ABIESV

14 ago 2020

A adesão cresceu 120% depois que a Prefeitura do município criou Decreto Municipal (2/8), que permite ficar mais tempo com a loja aberta os que atestam segurança aos clientes e colaboradores

A Prefeitura de Juazeiro do Norte/CE, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci), implantou oficialmente na cidade, em junho/2020, a Cartilha/Selo Loja + Segura, criada pela ABIESV, com uma série de orientações de medidas a serem tomadas de prevenção ao Covid-19, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde – OMS e as melhores práticas adotadas nos mercados nacionais e internacionais, que reabriram o seu comércio. O lojista que segue o compromisso do estabelecimento com as práticas recebe um selo para colocar na vitrine e outras áreas que desejar.

Desde 3 de agosto, na Fase 1 do Plano de Retomada Consciente do Governo do Estado, na qual todo o comércio de Juazeiro do Norte está liberado para funcionar, com capacidade de 40% dos colaboradores, a Sedeci, em parceria com a Vigilância Sanitária e a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, tem visitado os centros comerciais para conscientizar os lojistas sobre a importância do cumprimento de protocolos e medidas de saúde e segurança e orientar à adesão ao Loja + Segura.

Atualmente, 333 estabelecimentos do setor de Comércio e Serviços já tem o Selo Loja + Segura. Confira: http://www2.juazeiro.ce.gov.br/arquivos/RELACAO-DE-EMPRESAS-PARA-LINKprn.pdf. O comércio da cidade estava fechado desde meados de março. Há dois meses a Prefeitura já estava fazendo a divulgação do Projeto Loja + Segura nos mais diversos meios de comunicação (rádios, TVs, redes sociais) e a cidade tinha 151 lojas cadastradas. A adesão cresceu 120% em apenas sete dias, conta a Secretária Interina da Sedeci, Tatiane Kohlrausch, depois da criação do Decreto Municipal (2/8), que permite horário diferenciado àqueles que atestam segurança aos clientes e colaboradores. Para esses o funcionamento é de duas horas a mais por dia: de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Para aqueles que não têm o selo é das 10 às 16h.

Conforme ressalta Tatiane, há uma concentração de lojas que aderiram ao Selo no centro da cidade e nos shoppings, o que é algo positivo uma vez que estes são os locais com maior público. A cidade tem dois shoppings com 155 lojas ao todo e grande parte delas já aderiu. “Nossos shoppings se mostraram como modelos no que diz respeito ao cumprimento dos protocolos de segurança nesses dias de reabertura. Estamos trabalhando para que esse número aumente a cada dia. A conscientização de todos é fundamental nesse momento delicado que vivemos”. Segundo dados de 2019, Juazeiro do Norte tem 10.296 comércios varejistas e 400 atacadistas com registro de CNPJ ativos na Receita Federal.

A cartilha é um instrumento de orientação e de acesso à informação, explica Tatiane. “A Loja + Segura tem sido fundamental nesses primeiros dias da reabertura, nos ajudou como município a informar os negócios locais quanto aos protocolos de segurança de forma acessível a todos, sejam lojas pequenas ou grandes”.

A Sedeci trabalha para divulgar o papel fundamental da população no projeto. “A fiscalização é um desafio para Juazeiro do Norte neste momento. É humanamente impossível visitar todos os estabelecimentos. Por isso temos trabalhado na conscientização, não se deve adequar as normas por receio da fiscalização e sim pela consciência e responsabilidade com a saúde de todos. É um trabalho coletivo”, conclui.

O projeto Loja + Segura tem as parcerias da Associação Comercial e Indústria de Campinas – ACIC, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte – CDL (CE), InfoGo; e os apoios da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas – CNDL e do Instituto para Desenvolvimento do Varejo – IDV.

O passo a passo para conquista do Selo – Primeiro o lojista deve fazer as adequações necessárias no seu espaço, seguindo a cartilha disponível www.lojamaissegura.com.br. Nela, constam as devidas medidas de segurança recomendadas pela OMS. Em seguida, por meio do QR Code da cartilha deve se cadastrar no programa Loja + Segura. Cheque a validação do selo por e-mail, imprima-o e aplique-o nas suas vitrines físicas e digitais.