ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Brasileiros vão gastar em média R$ 146,00  no presente do Dia dos Pais

Brasileiros vão gastar em média R$ 146,00 no presente do Dia dos Pais

29 jul 2019

Segundo pesquisa nacional do IEMI – Inteligência de Mercado, 63% dos consumidores brasileiros vão comprar um presente no Dia dos Pais (11 de agosto); e o valor médio gasto será de R$ 146,29. Destes, 81% informaram que o presente será um vestuário.

“Para o Dia dos Pais deste ano, estamos mais otimistas, esperamos que as vendas cresçam em torno de 5%, com relação ao ano passado”, afirma Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI.

Segundo o executivo, a pesquisa é importante para que as empresas percebam que devem aguardar antes de queimar estoque de sua coleção outono/inverno; e se preparar para a próxima importante data do Dia dos Pais, que pode ser uma boa oportunidade de ganho. Os investimentos na compra do presente na data informados na pesquisa mostram boas compras: mais de 36% dos consumidores pretendem gastar até R$ 200,00; 42,5%, até R$ 100,00; 11,7%, até R$ 300,00; 6,6%, até R$ 500,00; e 3,0% acima de R$ 500,00.

O Dia dos Pais é a terceira melhor data de vendas do ano, disputando a colocação com o Dia dos Namorados. O Natal está em primeiro e Dia das Mães, em segundo.

A pesquisa teve foco no comportamento de compra do consumidor de vestuário, e foi realizada, nos últimos dois meses (junho e julho/2019), com 1.250 consumidores deste segmento. Mostrou que há uma preferência pelas lojas monomarcas de shoppings entre os consumidores da classe A, tendo sido a opção de 37,7% deles. Já as lojas de rua se mostraram mais do agrado dos consumidores das classes D e E (por 34,6%). E o e-commerce despertou mais interesse junto aos consumidores da região Sudeste (20,4%) e da classe A (32,1%).

Villin Prado explica que uma das questões que mais influência nesta compra é a estação do ano. “É preciso fazer frio, estarmos realmente no inverno, para estimular o consumidor a comprar roupas. Este ano o Dia dos Namorados não foi bom para o vestuário, pois não fez frio”.

Conforme a pesquisa, com relação a qual vestuário pretendem presentear seus pais, os consumidores das classes C, D e E mostraram mais interesse nas camisetas, tendo 46,8% deles indicado este artigo. A classe B se destacou com a preferência pelas calças jeans, 19,9%. Já 17% dos consumidores da classe A querem comprar calças jeans e camisetas polo, nas mesmas proporções.

Em 2018, o consumo no varejo brasileiro de vestuário masculino adulto foi de R$ 75, 2 bilhões, representando cerca de 33% do varejo de vestuário em geral (R$ 225,7 bilhões). E o consumo no varejo foi de 2,1 bilhões de peças de vestuário masculino adulto, representando cerca de 34% do varejo de vestuário em geral (6,2 bilhões de peças).

Necessário ter estratégia de vendas

“O varejista tem que estar preparado para aproveitar uma data como a do Dia dos Pais, que tem motivação de compra pelo consumidor. É importante que explorem datas tradicionais de forma estratégica. Primeiro, devem rever o que tem no sortimento e, depois, se preparar escolhendo melhor os produtos que irá expor, apresentando produtos adequados para a data”, explica Marcos Andrade, presidente da Abiesv e CEO da Expor Manequins.

Segundo Andrade, o importante é o lojista aproveitar para usufruir deste momento que o consumidor está predisposto a gastar. “E, claro, focar no público certo, seja qual for o produto: perfume, roupa e eletrônicos, entre outros. Também é importante ter uma equipe bem treinada, que dê sugestões de compras. E é sempre bom o lojista se perguntar: o que está fazendo para que seu cliente entre na sua loja e não na do vizinho”, conclui.

Crédito foto de abertura: Freepik