ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO

Associados da Abiesv fazem balanço positivo da participação na Euroshop 2014

21 jun 2016

Visibilidade internacional e perspectivas de novos negócios foram os principais objetivos dos associados da Abiesv que fizeram parte do estande na Euroshop 2014, Think Brazil – Retail Solution, em parceria com a APEX/Brasil, de 16 a 20 de fevereiro em Dusseldorf, na Alemanha.

Márcia Gomide, da Apex/Brasil, destacou que é muito importante para o varejo brasileiro marcar posição no mercado internacional, onde os principais players estão presentes. “O resultado desse relacionamento é imensurável”. Para ela, abrir as portas do mercado internacional para empresas brasileiras prestadoras de serviços é muito interessante, pois as grandes marcas querem e precisam de provedores de serviços e produtos locais. “Saio daqui bem feliz com a imagem que o Brasil deixou”.

Márcia Gomide, da APEX

O sócio da KT – Soluções para o Varejo – e presidente da Abiesv, Julio Takano, considerou excelente a participação da entidade na Euroshop. “Temos oportunidades de desenvolver projetos na Alemanha e no Canadá que querem ter representantes no Brasil”. Para ele, a internacionalização das empresas é fundamental. “Tudo que tenho, aprendi na Inglaterra, China, Nigéria, Canadá e Japão”, salientou o arquiteto, o único palestrante brasileiro na Feira.

Julio Takano durante palestra na Euroshop

Para a sócia da A6-Arquitetura + Design, Solange Villanueva Renault, a iniciativa de montar um estande na maior feira mundial do varejo mundial foi uma grande realização. “Muitas pessoas acharam o mais lindo do evento, o que proporcionou muita visibilidade para a entidade”, relatou. “Não viemos esperando vendas. Não é um retorno imediato. A participação na feira é mais institucional, abre muitas portas, compartilhando informações com profissionais de diferentes países”.

Solange, da A6

Segundo Akira Nagata, sócio da Omega Light, a presença da empresa na Euroshop representou uma grande oportunidade de apresentar os produtos para o mercado internacional. “Reafirmamos nosso posicionamento internacional e estar na maior feira do mundo nos coloca em outro patamar perante os concorrentes”, aponta. “Entramos em contato com potenciais clientes da Espanha e da Turquia. Volto com reuniões agendadas. Vai dar negócio, com certeza”.

Equipe da Omega Light oferecendo soluções na Feira

Para Lana Caram, da General Eletric (GE), a presença no evento trouxe uma grande visibilidade global para a GE do Brasil e da forma como fazemos negócios cruzados, que não existe em lugar nenhum do mundo. “Em algumas situações, o interlocutor é meu fornecedor, em outro, meu cliente”. Ela lembra que para Abiesv, ter uma empresa internacional como a GE dentro de um pavilhão brasileiro também atraiu o olhar do público. “Os europeus não tinham percebido o tamanho do varejo brasileiro”.

Lana Caram, da GE

A arquiteta Priscila Vilela, gerente de Marketing da Itaim Iluminação, aponta a experiência como a principal ganho e diferencial para empresa da presença na Euroshop. “Hoje, já exportamos para o Panamá, Peru e Colômbia, mas o nosso foco era o público brasileiro e, com certeza, atingimos o objetivo”, destaca. “O happy hour foi fantástico, fizemos muitos contatos porque o estande do Brasil virou um ponto de apoio e chamou muita atenção”.

Para Jose D’Amaro, da Olver do Brasil, foi uma grata surpresa receber tantas visitas de empresas brasileiras e grupos que não eram clientes e vieram fazer contatos. “Várias empresas européias, sobretudo do leste europeu, buscam parceiros no nosso segmento de equipamentos e montagens de lojas para atender clientes deles que estão indo para o Brasil”, conta. “Recebemos visitas de muitos espanhóis, portugueses, alemães, uruguaios, mexicanos, panamenhos, russos, irlandeses, ingleses e muitos turcos, valeu muito a pena”. Ele lembra que muitos empresários vão viajar para o Brasil por causa da Copa do Mundo e farão visitas técnicas na fábrica.

Equipe da Olver do Brasil

Outros depoimentos:

Diretor de Canal de vendas e Franchising de O Boticário, Osvaldo Moscon:

“A presença do Brasil foi muito forte. Nunca vi tantos brasileiros. O projeto Think Brazil é importantíssimo. A gente fala que os fornecedores não estarão preparados para atender à demanda, se não se derem conta da importância do varejo brasileiro. Hoje, temos porte para atrair metade dessa feira. Trazer visibilidade, atrair toda cadeia do varejo interno, levando soluções criativas para os nossos fornecedores. Temos que internacionalizar o know how, pois atender o mercado internacional significa internacionalizar os fornecedores”.

Manoel Alves Lima, presidente da Fal Design Estratégico para o Varejo:

“Valeu a pena ter vindo. Louvo a iniciativa. Foi uma excelente experiência para aprendermos e fazer cada vez melhor”.