ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
As experiências no varejo aprimoradas pela tecnológica

As experiências no varejo aprimoradas pela tecnológica

18 fev 2022

Experiências e a tecnologia como forma de redução de atritos são algumas das tendências do varejo 2022. Porém, há algo que vai além: “é preciso tornar a loja o mais interessante possível”, afirma Juliana Neves, vice-presidente da ABIESV e sócia-diretora da Kube Arquitetura.

Segundo ela, entre as lojas mais atraentes que aliam experiência + tecnologia + diversão e que podem servir de exemplo para o mundo está a do Google, inaugurada no ano passado em Nova York.

A loja tem muita interatividade, apresenta todas as tecnologias do Google e como podem ser integradas: serviços cognitivos, reconhecimento de voz, inteligência artificial e Machine Learning Cloud. Também mostra como trazer essa tecnologia para dentro de casa e como usá-la para resolver um problema da empresa.

Já na entrada da loja, o Imagination Space permite com que os convidados interajam com os produtos e tecnologias da marca, por meio de uma série de telas suspensas entre o piso e o teto. “A loja dessa marca incrível está dando o que falar, uma das tops de NY, onde podemos encontrar todo o portfólio de produtos do Google em experimentação e em uso. Tem produtos, serviços e experiências”, afirma Juliana.

Um dos serviços interessantes da loja, conforme a especialista, é que a pessoa escaneia um QR Code e descobre quais foram os termos mais pesquisados no Google em 2021. “A loja é um ponto turístico, com produtos que só são vendidos lá. E tem o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) de sustentabilidade. Isso é legal, hoje podemos ver a sustentabilidade fazendo parte do DNA da marca, nascendo com o projeto”.

Loja Google em NY. Foto: Divulgação

 

Juliana sempre observa o que acontece em Nova York e no mundo para adaptar à realidade do varejo brasileiro e com um custo mais acessível. Neste contexto, a arquiteta conta sobre a ON NYC, de tênis de corrida suíça, localizada no Soho (NY), que também traz muita experiência e tecnologia.

Na entrada uma pedra que foi escaneada dos Alpes Suíços chama a atenção. “A marca tem como pilares: natureza e tecnologia a serviço de quem corre”, conta Juliana. Tudo começa com a “Magic Wall”. A parte frontal desta peça analisa seu estilo de corrida e scanners permitem que os clientes saibam seu tamanho recomendado. Na parte de trás, é possível navegar por todo o catálogo da ON e o rápido acesso às peças de experimentação. “Tem todos os modelos de tênis, e ao abrir um painel tem todos os tamanhos para experimentar, o vendedor não precisa ir ao estoque buscar nada”, explica a especialista.

Loja ON NYC, pedra que foi escaneada dos Alpes Suiços. Foto: divulgação

 

Os provadores estão localizados na parte de trás da loja e foram aprimorados com aromas e sons para transportar aos Alpes Suíços. Marca de produtos de alta performance que promove uma experiência imersiva.

Outra loja que tem uma variedade de recursos tecnológicos para aprimorar a experiência de compra é a Allure Magazine Store, revista americana de beleza, que abriu um ponto de venda físico para reforçar a sua presença e curadoria. “É uma plataforma de beleza, cujas vendedoras são influenciadoras e fazem live commerce de dentro da loja. A Allure nasceu para receber eventos, palestras e workshops. Claro que isso dá rentabilidade, exclusividade, confiança e educação muito maior para a revista”, comenta Juliana. A loja tem provas virtuais com realidade aumentada, QR Codes para conectar os clientes ao conteúdo e espelhos inteligentes.

Conforme diz Michelle Lee, editora-chefe da Allure: “Este espaço oferece uma oportunidade extraordinária para destacar as marcas favoritas da Allure e oferece aos compradores a chance de experimentar as escolhas de nossos editores, incluindo os vencedores do prêmio Best of Beauty, tudo em um só lugar (…) Combina a experiência confiável dos editores e colaboradores profissionais da beleza da Allure com um evento de compras interativo de 360 graus”.

“Então, o prêmio alimenta a loja que alimenta a revista que alimenta o prêmio. É um círculo sem fim e tudo em um só lugar. E é uma questão de confiança. Aqui você pode confiar e comprar o seu produto de beleza”, diz Juliana.

Outro case que anima Juliana: “uma delícia e todos babam à medida que veem o donuts sendo feito. É a Krispy Kreme, super conhecida na Time Square. Em um espaço de 400 m2 tem produtos exclusivos, serviço e experiência. São produtos customizáveis para cada cliente. Ao entrar tem um circuito na pequena fábrica, passando pela esteira, meio ‘a fantástica fábrica de chocolate’ e recebendo uma cascata de açúcar”.

As delícias da Krispy Kreme. Foto: divulgação

 

Juliana ressalta as palavras de ordem hoje no varejo: experiência e tecnologia, exclusividade, transparência, conveniência, propósito, sustentabilidade e omnicanalidade – a jornada começando no físico e terminando no online e vice-versa.

Juliana Neves fez apresentação deste conteúdo no recente seminário da Azov Consultoria e Educação (RJ), pós-NRF 2022.

Esta é a 3ª parte de reportagem com as reflexões de Juliana Neves, pós NRF – leia as duas anteriores

http://portaldovarejo.com.br/varejo-2022-o-que-vem-por-ai/

http://portaldovarejo.com.br/a-loja-se-torna-um-ponto-de-encontro-de-educacao-e-de-experiencia/

 

Foto de abertura: Freepik