ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
Apoio ABIESV: Data System e Couromoda criam loja modelo Varejo Tech Store

Apoio ABIESV: Data System e Couromoda criam loja modelo Varejo Tech Store

05 jan 2022

Com uma série de soluções tecnológicas inovadoras, a loja estará em janeiro na 48ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda

Na Couromoda 2022, que acontece de 17 a 19 de janeiro, no Expo Center Norte (SP/SP), um dos grandes destaques será a Varejo Tech Store, loja modelo, criada pela Data System Software em parceria com a feira, e que apresentará uma série de soluções tecnológicas cujo objetivo é melhorar os resultados de pequenas a grandes lojas. A iniciativa tem o apoio da ABIESV.

A Varejo Tech Store — que terá 82 m² e estará localizada na esquina da Rua G com a Av.3 — apresentará uma operação do varejo de moda, representando a experiência do consumidor dentro de uma loja, desde a entrada até a conclusão da compra.

A experiência Omnichannel é o principal conceito deste projeto, entre as experiências positivas estão: o crescimento e a transformação do negócio. “Os lojistas poderão conhecer novas formas de vender e entregar com ajuda de tecnologias especializadas no varejo de calçados e roupas. A Varejo Tech Store reunirá esse ano 16 empresas, com expertise e cases de sucesso, de tecnologia, móveis, consultoria, produtos e visual merchandising, que apresentarão soluções capazes de trazer praticidade, digitalização e conforto para os clientes ao realizarem uma compra, em lojas de calçados e roupas”, afirma Alex Marques, diretor comercial da Data System.  O principal foco, segundo o executivo, é atender as dores dos empreendedores de moda, por isso tem em um único espaço diferentes soluções que são especializadas na gestão de varejo.

Entre as novidades em ferramentas e soluções da Varejo Tech Store, que serão lançadas no Couromoda 2022, está o PDV 4.0 – Sistema de Gestão ERP, que permite a gestão com controle multilojas integrado em vendas, metas, estoque, financeiro e compras, e painel omnichannel para gestão de vendas online e físicas. A ferramenta possui PDV Pagamento PIX e Carteiras Digitais (recebimento via QR Code: estratégia cashback e fidelização); PDV Pagamento Link (praticidade, gestão unificada, informação instantânea e seu cliente pagando de onde quiser); e PDV Pagamento TEF — Transação Eletrônica de Fundos (recebimento de cartões de crédito, débito, private label, carteiras digitais e pix).

Outras novidades da loja modelo na feira são os Aplicativos Móveis, diversos aplicativos integrados ao PDV, que possibilitam o pré-pedido de compras via APP, o acompanhamento do resultado de vendas, metas e performance. Assim o lojista pode oferecer a experiência de compra via checkout mobile e o vendedor acompanha as metas da semana, do mês e ranking.

Entre os demais lançamentos 2022 da loja modelo estão o crediário Digital, sistema de análise e concessão de crédito que reduz a inadimplência e vende mais com a ajuda da tecnologia; e o Business Intelligence, desenvolvido exclusivamente para lojas de calçados e roupas, que coleta do PDV, analisa e apresenta, de forma simples e fácil de interpretar, informações do desempenho da loja.

Soluções tecnológicas apresentadas na Couromoda 2020, quando a Varejo Tech Store foi lançada (e mais de 600 lojistas se conectaram), também serão mostradas esse ano com novidades: Lista da Vez Digital, plataforma inteligente que visa ajudar vendedores a baterem metas com mais facilidade, focada na produtividade e no aumento da performance em operações do varejo físico de moda; a Plataforma de e-commerce para criação da loja online, integração de pedidos de todos os canais e expansão de oferta de produtos adicionando sellers externos, para que o lojista possa combinar sua loja virtual e marketplaces em uma única plataforma online com estoque e gerenciamento de pedidos integrado ao PDV; e o Espelho Virtual Interativo, que permite que o consumidor navegue nos produtos da loja, envie itens para o carrinho e finalize a compra. “Nessa solução, caso o cliente entre fisicamente no provador poderá visualizar looks, usando tecnologia RFID (método de identificação por meio de sinais de rádio que captam e armazenam os dados à distância), descobrindo como combinar peças, e solicitar tamanhos diferentes para provar”, conta Marques.

Segundo o executivo, na Varejo Tech Store, além das tecnologias, será aplicada uma estratégia de visual merchandising que envolverá exposição de móveis, manequins e produtos, simulando um real ambiente de loja. O projeto de Visual Merchandising está sob a responsabilidade de uma das profissionais mais conhecidas do Brasil na área, Sonia Paloschi, diretora de VM da ABIESV e diretora da Purchase Comunicação e Marketing. “Participei do projeto em seu lançamento em 2020 e foi um excelente negócio com uma esplendida visibilidade para todos os envolvidos”, afirma Sonia. “O projeto de VM está pautado em cima de calçados e confecção. Vamos montar mesa e araras, com produtos, e dar uma ambientada como se fosse uma miniloja. Quem for visitar poderá se sentir em uma loja do futuro e experimentar as mais variadas e inovadoras tecnologias”, conclui ela.

A 48ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, a Couromoda 2022 reúne lojistas de todo o Brasil e compradores globais, vindos dos principais centros consumidores do mundo. Este ano já conformaram presença mais de 80 importadores, que fazem parte do Projeto de Compradores Internacionais Couromoda.

Os parceiros oficiais do projeto são VTEX e Meu Crediário; os parceiros tecnológicos Principia, Skytef, Elgin, Shipay, ICX Labs, Indeva e Original; e os demais apoiadores Purchase Comunicação e Marketing, Falando de Loja, Fibrasil e Immergut.

 

Foto de abertura: a Varejo Tech Store de 2020 (Crédito: Divulgação Data System)