ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABIESV realiza evento: “Os ambientes de marca: físico e digital”

ABIESV realiza evento: “Os ambientes de marca: físico e digital”

29 Maio 2021

Entre os palestrantes a premiada publicitária Eliane El Badouy Cecchettini, conhecida no mercado como Badu; Marcel Morgado, designer gráfico da Novarejo; e a arquiteta e urbanista Carla Lupinacci. A mediação é de Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV

Dia 16 de junho (quarta-feira), das 8h30 às 12h30, será realizado o 34º Backstage do Varejo, pela primeira vez digital, em função da pandemia. Gratuito e com o tema ‘Varejo e os Ambientes da Marca: Físico e Digital’, o evento tradicional da ABIESV reúne varejista e fornecedores dos mais variados segmentos. Será transmitido pelas redes sociais: Youtube e Facebook. O evento tem o patrocínio da LedWave e apoio da CDL Câmara de Dirigentes de Juazeiro do Norte.

O presidente da ABIESV, Marcos Andrade, explica o conteúdo principal que o evento quer transmitir: “Nesse momento, é importante mostrar os caminhos novos principalmente aos pequenos varejistas. A integração dos mundos online e offline era uma movimentação que já vinha acontecendo.  E uma forma que fica mais fácil de todos entenderem é que temos que considerar para a marca, como estamos vivendo nosso dia a dia. Estamos tendo que nos comunicar de outras formas, não dá para ser só no presencial e a marca também tem que caminhar nesse sentido. Nos falamos pelo WhatsApp, pelo Facebook, pelo telefone e o varejista tem que levar isso para a sua marca. Só que é importante que esse relacionamento tenha consistência e que seja usada a mesma linguagem nos meios. Isso tem que ser administrado e tem que fluir. A tecnologia permite que sejam mapeados os vários pontos de contato com os clientes para dar continuidade ao processo, que seja integrada a comunicação dentro da loja, e que tudo tenha fluidez. São os desafios dos dias atuais”.

As experiências no ponto-de-venda e a integração do online e o offline serão abordados no encontro, da mesma forma que os conceitos de varejo na loja, do ponto de vista da arquitetura, do visual merchandising, da comunicação e do trade, entre outros. “Tendo em vista que o digital e o físico, definitivamente, se tornaram inseparáveis, ou mais do que isso, se tornaram únicos”, afirma a curadora do evento Ana Costa, diretora de Acadêmico e Conteúdo da ABIESV, que também concederá palestra sobre “Formas, cores, texturas e sensações no PDV e como usar isso também no digital”.

“Entendemos que hoje vivemos no mundo Phygital, nossas experiências com a marca também navegam neste universo. A comunicação pode ter início no online e terminar do offline, do mesmo jeito que o atendimento ao cliente passa por esses dois momentos. No Backstage do Varejo vamos abordar como esses mundos são intrínsecos e inseparáveis em diversos aspectos do varejo”, explica Ana Costa. Segundo a especialista, o tradicional visual merchandising, que sempre se fortaleceu no físico, agora tem possibilidades digitais para torná-lo mais sedutor; as redes sociais invadem as lojas e conseguem um espaço totalmente criado para seus membros se apresentarem; a arquitetura é preparada acolhendo as experiências digitais para garantir um espaço mais amigável e imersivo. “Queremos com vocês discutir cases, ter insights, e aprender o que e como grandes e pequenos varejistas estão fazendo para entregar uma experiência mais completa e diferenciada para o cliente”, completa Ana, que também ministra aulas e palestras em comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade shopper mkt, entre outros

Entre os palestrantes já confirmados estão: Eliane El Badouy Cecchettini, conhecida no mercado como Badu, publicitária premiada, professora e pesquisadora dos mecanismos de atenção e consumo de mídia contemporâneos, que falará sobre o tema “Estratégias de mídias sociais para o varejo”; Marcel Morgado, designer gráfico da Novarejo, com mais de 20 anos de mercado, já desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar e Carrefour, entre outros, cuja abordagem será sobre “Neurobranding, comunicação e comportamento do consumidor: online e offline”; e a arquiteta e urbanista Carla Lupinacci,  especialista na concepção e gestão de projetos em arquitetura comercial, com “A Neuroarquitetura no ponto físico e como o elemento digital influencia na construção da marca”.

O 34º Backstage do Varejo tem o patrocínio da LedWave, referência quando se fala em tecnologia em LED no Brasil. Pioneiros em painéis de LED, nos mais diversos formatos e especialistas em projetos para vários segmentos de mercado. Tem cobertura nacional, com a marca consolidada nas principais capitais do Brasil. Tem sede e linha de produção em Goiânia, e unidades em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Orlando. Lança a marca WEOOH, maior veículo de mídia DOOH em painéis de grandes formatos (billboard digital) no Brasil. A empresa tem sede por inovação e ama proporcionar experiências visuais memoráveis ao seu público.

Mais sobre os palestrantes

Eliane El Badouy Cecchettini, Badu como é conhecida no mercado, é publicitária, pós-graduada em Marketing pela ESPM, vencedora de duas categorias do prêmio de Mídia Estadão – Pesquisa de Mídia e Gran Prix; premiada com Profissionais do Ano Rede Globo, coautora de dois livros “Inovação em Sala de Aula” e “Métodos de Ensino para Nativos Digitais”, fruto de seus estudos sobre comportamento e consumo de mídia dos nativos digitais. Também é colunista da Revista Eletrônica BREAK, do Grupo EP – afiliada à Rede Globo -, e da coluna Ponto de Contato da Inova Business School. É coordenadora de Futuro e Tendências na Educação do IBFE – Instituto Brasileiro de Formação de Educadores, professora e coordenadora do Master de Negócios de Impacto, professora de Capitalismo Consciente no Curso de Conselheiros TrendsInnovation, professora no Master de Neurobusiness e no MBA da Inova Business School. Seus mais de 30 anos de carreira foram construídos em grandes grupos de comunicação, como Editora Abril, Folha de S. Paulo e Sony Entertainment Television e agências de propaganda. Em sua trajetória profissional atendeu contas como McDonald ‘s, Unilever, Johnson & Johnson, FIAT, Bradesco, L’oréal, Tetra Pak, 3M, CPFL, Souza Cruz e Internacional Paper, entre outras. É Diretora de Media Intelligence & Consumer Insights da Targget House, Conselheira TrendsInnovation da ACTIB, Associate Partner da Inova Consulting para Futuro, Tendências & Consumer Insights, além de pesquisadora do comportamento, mecanismos de atenção e do consumo de mídia contemporâneos.

Marcel Morgado é atualmente Designer Gráfico na Novarejo, formado em Publicidade pela UNIP, com especialização em Design e Inovação de Embalagem pela ESPM. Com mais de 20 anos de mercado, desenvolveu projetos para o Grupo Santander, Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart Brasil, Grupo Saint-Gobain, Heineken Brasil e PremieRpet, entre outros. Já foi jurado de importantes prêmios de Design e PDV, como Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira, Prêmio POPAI, Prêmio Apas Show e Festival Brasileiro de Promoção, Embalagem e Design.

Carla Lupinacci é arquiteta e urbanista, formada em São Paulo. Experiência de 24 anos na concepção e solução de projetos em arquitetura. Consultoria na área de desenvolvimento sustentável direcionado para os projetos arquitetônicos. Certificação LEED para Lojas, edifícios comerciais e residenciais. Em 1996, iniciou seus trabalhos em arquitetura comercial e corporativa, juntamente com as agências de promoção e publicidade, atuando de forma multidiciplinar e adquirindo conhecimento em visual merchandising, comunicação visual e branding. O escritório tem uma atuação diversificada: projetos comerciais, residenciais, instalações efêmeras e planejamento urbano. Atualmente                       cursa neurociência aplicada a arquitetura pela NEUROARQ®️ Academy.  Especialista em planejamento urbano, pela Poli (USP). Especialista nos cursos de Design, pelo Instituto Europeu de Design (IED) em Milão; Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais e Planejamento de eventos, ambos pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) SP, e Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) SP. Planejamento e Gestão de Cidades pela Universidade de São Paulo (USP) SP.

Ana Claudia Costa é graduada em Gestão Estratégica de Moda, MBA em branding, pós em trade mkt, pós em Neromkt, especialista em tecnologia têxtil, visual merchandising e comportamento de consumo, Master em Pool hunting. Ministra aulas e palestras em comportamento do consumidor, gestão de PDV, trade e shopper mkt, tendências de varejo e environment design e construtora em estratégia de varejo e branding.

Sobre o Backtage do Varejo – Criado em 2012, o evento consolidou-se como o ambiente ideal para varejistas e fornecedores debaterem temas que ajudam a repensar, impulsionar e atualizar as práticas de varejo. Ao todo, já reuniu mais de 7.000 pessoas, de média à alta gerência, especialistas e profissionais autônomos. São discutidos temas que compõem o dia a dia do setor, como: Gestão de Pessoas, Tecnologia, Sustentabilidade, Branding, Economia, Iluminação, Visual Merchandising, Store Design, Tendências e Novas Soluções para o Varejo, entre outros. Leva conhecimento e informações preciosas aos executivos que atuam nos mais diversos segmentos do setor e proporciona a oportunidade a todos de fazer network.

34ª edição do Backstage do Varejo – Gratuito

 ‘Varejo e os Ambientes de Marca: físico e digital’

Data de realização: 16.06.2021

Horário: Das 8h30 às 12h30

Para assistir basta acompanhar as redes sociais da ABIESV:

Facebook (https://www.facebook.com/Abiesv2/)

Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCa1tcjrK8Xel6mfxHUqdCUg)