ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABIESV é parceira do Sebrae e FIA no projeto de geração de negócios: Comércio Brasil

ABIESV é parceira do Sebrae e FIA no projeto de geração de negócios: Comércio Brasil

10 dez 2020

A iniciativa aproxima compradores e fornecedores de micros e pequenas empresas (MPEs), abrindo um leque de novas oportunidades

Com o intuito de dar a seus associados acesso à inteligência comercial, permitindo que participem de uma grande rede de relacionamento empresarial com foco na valorização e no desenvolvimento do pequeno negócio, é que a ABIESV se torna parceria do Sebrae SP e FIA – Fundação Instituto de Administração, no projeto Comércio Brasil. A iniciativa conecta micros e pequenas empresas (MPEs) com um universo de oportunidades comerciais, por meio de redes e da atuação de agentes especializados. “Um dos grandes desafios de uma empresa é ter inteligência comercial para aquisição de insumos ou até de bens e serviços, ou seja, selecionar fornecedores, e o Comércio Brasil é uma solução”, afirma Batista Gigliotti, coordenador executivo da FIA.

No projeto, os agentes especializados identificam novas oportunidades de negócios e disponibilizam mecanismos para a abertura e a expansão das empresas participantes. “O objetivo é aproximar comprador e fornecedor (atacado, varejo, representante comercial e outros), pequenos negócios de canais de comercialização para o fortalecimento dos encadeamentos produtivos do Brasil. O projeto estabelece alianças e parcerias e, como consequência, contribui para o incremento do faturamento das empresas”, explica o professor e consultor Diego Coelho, um dos coordenadores do projeto, pela FIA.

Segundo Coelho, as MPEs são as principais geradoras de riqueza do Brasil. “A participação das micro e pequenas empresas no Produto Interno Bruto – PIB da indústria já se aproxima das empresas de médio porte. No setor de serviços, mais de um terço da produção nacional tem origem nos pequenos negócios”.

Como participar do Comércio BR – No momento atual as empresas se cadastram para serem compradoras e selecionar fornecedores. No ano que vem acontecerá o segundo ciclo, quando essas mesmas empresas podem se candidatar a fornecedoras. “Vale ressaltar que o Comércio BR prospecta negócios no Brasil e no mundo”, explica Coelho. O primeiro passo é cadastrar a empresa na plataforma comerciobrasil.net.br e registrar a demanda. Em seguida, receberá o contato do agente de mercado que identificará se a empresa está apta a participar do projeto (envolve conhecimento do mercado, política de preços e logística etc). Depois, tem início a aproximação de fornecedores.

O projeto tem cadastrado, hoje, mais de dois mil fornecedores, dos mais variados segmentos: transporte, consultoria, propaganda, recrutamento e seleção, telefonia, construção, arquitetura, alimentos e bebidas, vestuário, cosméticos, metalurgia, máquinas e equipamentos, informática,  moda e embalagens, entre outros. E se der ‘match’, como se costuma dizer entre os integrantes do projeto, já se coloca comprador e fornecedor em contato, garantindo, segundo Coelho, fornecedores qualificados, com produtos e serviços de qualidade, são aproximações otimizadas e relações sustentáveis.

“Hoje estamos aproximando entidades para trazer como parceiras. Além da ABIESV outras já começam a se unir a essa iniciativa da rede”, conta Coelho. Para dúvidas, entrar em contato pelo e-mail: bsgigliotti@fia.com.br, com  Batista Gigliotti.

Veja vídeo com Batista Gigliotti a respeito do projeto Comércio Brasil: