ABIESV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS PARA O VAREJO
ABIESV é curadora da primeira edição do ‘Colorindo a Gabriel’, que leva inovação e ineditismo para a famosa Alameda

ABIESV é curadora da primeira edição do ‘Colorindo a Gabriel’, que leva inovação e ineditismo para a famosa Alameda

04 mar 2022

O projeto inédito inaugura dia 10 de março, essa quinta-feira, levando charme e estilo para a famosa Alameda Gabriel Monteiro da Silva

A primeira edição do ‘Colorindo a Gabriel”, projeto inédito, acontece no dia 10 de março, em um dos endereços mais importantes de decoração do País, a Alameda Gabriel Monteiro da Silva. O projeto irá expor simultaneamente em 40 marcas da alameda o resultado de um desafio lançado a alunos dos cursos de arquitetura, design de produtos, design de interiores e design gráfico da Universidade Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie: de criar para cada marca envolvida uma vitrine ou ambiente capaz de trazer inovação e ineditismo às necessidades apresentadas por cada uma delas

O objetivo é estabelecer uma relação de proximidade entre empresas e estudantes, propondo uma experiência de vivência profissional com caráter acadêmico. Além disso, cada marca preparou uma história especial para receber o público no dia da abertura.

“Colorindo a Gabriel” nasceu da parceria entre a Associação Alameda Gabriel (Associação dos lojistas da Alameda Gabriel Monteiro da Silva), do Comitê Brasileiro de Cores, da Universidade Belas Artes e da Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O projeto tem a curadoria da ABIESV, representada pela especialista Sonia Paloschi, diretora de Visual Merchandising da entidade e também coordenadora do comitê de VM, criado pela ABIESV há um ano e meio. Sonia também está à frente da Purchase Comunicação e Marketing.

“Colorindo a Gabriel nasceu da união de duas associações para que alunos pudessem interagir com a realidade das vitrinas. Através das cores de 2021, definidas pela Cecal – Centro de Estudos de Cor para a América Latina, do Comitê Brasileiro de Cores, a Alameda está recebendo uma roupagem de moda e estilo, além de promover junto aos alunos a busca da criatividade no mundo da decoração”, conta Sonia. “Acompanhados pelos professores das duas instituições e profissionais de Visual Merchandising, as equipes entregaram seus projetos para inaugurar nessa quinta-feira. Esta ação promove, não só as lojas, mas principalmente o trabalho dos alunos”, completa a especialista.

Desafio

O desafio lançado aos alunos foi o de criar para cada marca envolvida uma vitrine ou ambiente capaz de trazer inovação e ineditismo às necessidades apresentadas por cada uma delas. Além do conceito estabelecido por cada loja, os estudantes trabalharam dentro das cores da cartela 2021 do Comitê Brasileiro de Cores, onde cada quarteirão da Alameda recebeu uma paleta, criando assim uma identidade visual e um bloco de cores para cada área. As lojas participantes deixarão suas vitrines expostas até o dia 10 de abril.

Estamos orgulhosos deste projeto, era um sonho unir as grifes de nossa Alameda às universidades para estabelecer um elo entre as empresas e os estudantes, incentivando e valorizando os futuros profissionais da área.  O projeto Colorindo a Gabriel conseguiu ir além das expectativas e o resultado vem sendo bastante surpreendente”, diz Tatiana Gabriel, empresária da Alameda, que atua como uma das diretoras do Projeto.

O projeto contou com mais de 300 pessoas, entre coordenadores, professores, alunos e uma renomada equipe de Visual Merchandising. Com a coordenação de Sylvia Demetresco, expert em Visual Merchandising, e outros 14 profissionais de prestígio do segmento, colaboraram com a supervisão dos trabalhos, para compor as vitrines, levando seu know how de mercado para ajustar algumas necessidades de execução e montagem. Foram mais de 10 meses de planejamento e reuniões multidisciplinares.

Adesão dos alunos

As inscrições para o projeto nas universidades parceiras foram abertas em 2021, a princípio apenas como uma atividade extracurricular. No entanto, a adesão foi tão grande (só na Belas Artes foram mais de 200 alunos inscritos), o que elevou o projeto a outro nível. A Belas Artes levou o projeto para ser validado no MEC – Ministério da Educação como parte da grade curricular e, também, ficou estabelecido como trabalho com relevância de nota. Devido ao grande número de alunos inscritos, formaram-se grupos, onde cada célula cuidou do projeto de uma loja. Já os professores e profissionais de Visual Merchandising supervisionaram em torno de quatro lojas cada. Como se trata de duas universidades, os alunos foram misturados, incentivados assim a trabalharem juntos. Na Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a atividade conta como extracurricular.

Marcas participantes: Art des Caves, Bontempo, Bucalo, Botteh, By Kamy, Companhia das Fibras, Celdom, Celina Dias, Claridge, Collectania, ColormixStore, Dunelli, EcoSimple, Empório Beraldin, Érea, Fabrilis, Fahrer, FastFrame, Florense Gabriel, JRJ Tecidos, L´Arum Blanc, L’oeil, Mac Design, Marché Art de Vie, Marel, Moldura Minuto, Mosarte&Co, NPK Mármores, Ornare, Portobello, Positano, Quacker Decor, Regatta, Saccaro, Spicy, Staccato, Todeschini Gabriel, Tutto a Bordo, Uniflex e Vallvé.

Loja Empório Beraldin

 

Loja Bucalo

Sobre a AAGMS – A Associação Alameda Gabriel Monteiro da Silva tem por finalidade cuidar de assuntos gerais do endereço mais importante de decoração do país, localizado em São Paulo. Garantir a comunicação e ações estratégicas entre os lojistas e o público, principalmente arquitetos e consumidores finais, são os principais pilares do comitê.

Ao todo, são mais de 100 estabelecimentos voltados para design, decoração, arte, gastronomia, saúde e bem-estar, com marcas nacionais e internacionais reconhecidas pela qualidade e design de seus produtos. A Associação é formada pelos empresários João Paulo Sanches, à frente da loja Dunelli; Lili Tuneu Tzirulnik, à frente da loja Collectania; Tatiana Gabriel, à frente da JRJ Tecidos; Fábio Berbari, à frente da loja Érea; e Jander dos Anjos, à frente da loja Celdom.

Site https://www.alamedagabriel.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/decoralamedagabriel/

 

 

Legenda da foto de abertura: Collectania